Tipo do Evento: CONGRESSO
Período do Evento: 04/12/2023 a 06/12/2023 (Evento encerrado)

Cartografias do Contemporâneo VI acontecerá entre 4 e 6 de dezembro de 2023, presencialmente, na Universidade Federal da Paraíba, em João Pessoa. Trata-se da 6ª edição do evento, resultado de um projeto que congrega grupos de pesquisa de diversas instituições brasileiras, mais particularmente grupos que se dedicam aos Estudos Discursivos Foucaultianos. Organizado, neste ano de 2023, pelo Observatório do Discurso (UFPB) e pelo Grupo Interinstitucional de Estudos de Discursos e Resistências – GEDIR (UFPB, UFU, UFSCar e UFS), o evento tem apoio do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA – UFPB) e do Programa de Pós-Graduação em Linguística (PROLING – UFPB).

O tema desta sexta edição é: Cartografar as desigualdades: visibilizar e resistir. As desigualdades, como sabemos – e aqui falamos de desigualdades sociais, econômicas, mas também identitárias etc. –, fazem parte da estrutura social brasileira e são intrínsecas à própria formação do país. Neste ínterim, o evento chama a atenção para aquilo que seria uma das especificidades brasileiras nesse cenário: as formas de silenciamento que aqui operam em uma naturalização das desigualdades ou em seu apagamento, ancoradas em discursos que tentam ocultar aquilo que há de mais determinante em nossa sociedade. Trata-se de um empreendimento que se estende pela história do país, mas que foi, sem dúvida, largamente encampado e aprofundado pelos governos autoritários a que assistimos nos últimos anos. Assim, parece-nos urgente um trabalho que cartografe o funcionamento contemporâneo dessas desigualdades, suas formas de silenciamento, e que as visibilize, para que assim se possa agenciar lugares efetivos de resistência. A proposta que se apresenta, portanto, é a de uma cartografia com vistas à desnaturalização dos discursos que sustentam as desigualdades e à desconstrução de suas operações por meio das resistências.

Para compor as mesas-redondas, o evento contará com a presença dos seguintes professores e pesquisadores:

Profa. Dra. Amanda Braga (Universidade Federal da Paraíba)

Prof. Dr. Antônio Fernandes Júnior (Universidade Federal de Catalão)

Prof. Dr. Atilio Butturi Júnior (Universidade Federal de Santa Catarina)

Prof. Dr. Bruno Franceschini (Universidade Federal de Catalão)

Prof. Dr. Carlos Piovezani (Universidade Federal de São Carlos)

Prof. Dr. Cleudemar Alves Fernandes (Universidade Federal de Uberlândia)

Profa. Dra. Cristina Batista de Araújo (Universidade Federal de Goiás)

Profa. Dra. Denise Witzel (Universidade Estadual do Centro Oeste)

Prof. Dr. Jocenilson Ribeiro (Universidade Federal de Sergipe)

Prof. Dr. Israel de Sá (Universidade Federal de Uberlândia)

Profa. Dra. Kátia Menezes (Universidade Federal de Goiás)

Profa. Dra. Luzmara Curcino (Universidade Federal de São Carlos)

Prof. Dr. Pedro Navarro (Universidade Estadual de Maringá)

Prof. Dr. Pedro Varoni (Universidade Federal de São Carlos)

Prof. Dr. Sandro Braga (Universidade Federal de Santa Catarina)

Profa. Dra. Vanice Sargentini (Universidade Federal de São Carlos)

Prof. Dr. Vinícius Dorne (Universidade Federal de Uberlândia)

As inscrições para o evento são gratuitas e há duas modalidades: ouvinte e com apresentação de comunicação oral em Simpósios Temáticos (consultar a aba Inscrições para mais informações).

Histórico do evento

Cartografias do Contemporâneo é um evento itinerante, de caráter interinstitucional e destinado a apresentações dos resultados de pesquisas e estudos desenvolvidos pelos integrantes dos grupos de pesquisa que compõem o projeto de mesmo nome, a saber:

Prof. Dr. Cleudemar Alves Fernandes – Prof. Dr. Vinícius Durval Dorne (Laboratório de Estudos Discursivos Foucaultianos – LEDIF/ Universidade Federal de Uberlândia)

Profa. Dra. Amanda Braga – Prof. Dr. Israel de Sá (Grupo Interinstitucional de Estudos de Discursos e Resistências – GEDIR/ Universidade Federal da Paraíba)

Prof. Dr. Antônio Fernandes Júnior – Prof. Dr. Bruno Franceschini (Laboratório de Estudos Foucaultianos de Goiás – LEFGO/ Universidade Federal de Catalão)

Prof. Dr. Atilio Butturi Junior – Prof. Dr. Sandro Braga (Grupo de Estudos no Campo Discursivo/ Universidade Federal de Santa Catarina)

Profa. Dra. Kátia Menezes de Sousa (Grupo de Estudos do Discurso – TRAMA/ Universidade Federal de Goiás)

Profa. Dra. Vanice Maria de Oliveira Sargentini (Laboratório de Estudos do Discurso – LABOR/ Universidade Federal de São Carlos)

Tanto o projeto quanto o evento têm como ponto fulcral o fomento do debate em torno do pensamento de Michel Foucault, principalmente sua produtividade no interior dos estudos do discurso.

A primeira edição do Cartografias, realizada na Universidade Federal de Goiás, em Goiânia, em dezembro de 2016, teve como tema A (re)configuração da biopolítica no Brasil de hoje. A segunda edição foi realizada na Universidade Federal de Goiás – Regional Catalão, em Catalão, em novembro de 2017, cuja temática foi Dispositivo, verdade e processos de subjetivação. A terceira edição se deu em dezembro de 2018, na Universidade Federal de Uberlândia, com o subtema Sujeito, violência e representações. O quarto Colóquio Cartografias do Contemporâneo: práticas de liberdade: do enunciado à estética de si, foi realizado durante o período de 12 a 14 de novembro de 2019, novamente na Universidade Federal de Goiás, em Goiânia. A quinta edição, enfim, ocorreu na Universidade Federal de Santa Catarina, em 2022, com o seguinte tema: Crises de governamentalidade?