Tipo do Evento: | CURSO |
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Período do Evento: | 27/06/2022 a 21/08/2022 (Evento encerrado) |
Sobre: | |
O curso de extensão, na modalidade a distância, Visualidades de si para um ensino de Artes Visuais Antirracista se propõe a promover o diálogo sobre os fundamentos da Educação Antirracista com estratégias para um ensino de Artes Visuais antirracista, junto aos estudantes das Licenciaturas da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), professores da Educação Básica e comunidade em geral. A partir do conceito de escrevivência, da escritora brasileira Conceição Evaristo, convida a leituras sobre a produção de artistas mulheres negras, como: Aline Motta, Janaina Barros, Marcela Bonfim, Natália Araújo, Pri Witch, Priscila Rezende, Renata Felinto, Rosana Paulino e Safira Moreira. Incentiva a produção de textos e imagens a partir das experiências de participantes, para identificar como elementos visuais podem intencionalmente construir modos outros de ver a si, o outro, o planeta e seus devires.
Objetivo Geral Sensibilizar para a problemática da Educação Antirracista. Objetivos Específicos: Promover estratégias para um ensino de Artes Visuais Antirracista. Divulgar a produção de artistas mulheres negras como: Aline Motta, Janaina Barros, Marcela Bonfim, Natália Araújo, Pri Witch, Priscila Rezende, Renata Felinto, Rosana Paulino e Safira Moreira. Incentivar a produção de imagens que fomentem modos outros de ver a si, o outro, o planeta e seus devires. |
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O curso de extensão,
na modalidade a distância, Visualidades de si para um ensino de Artes Visuais
Antirracista, é uma iniciativa do Grupo de Pesquisa em Ensino das Artes Visuais (GPEAV), da UFPB. |
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Ementa: Fundamentos da Educação Antirracista e estratégias para um ensino das Artes Visuais Antirracista. Visualidades e contravisualidades para o ensino das Artes Visuais. A produção de artistas mulheres negras contemporâneas no Brasil do século XXI. Programação: 1° Módulo (De 27/6/2022 a 03/07/2022): Educação antirracista e formação de professores. Videoconferência /Encontro Síncrono - Dia 29/6/2022 das 19:00 às 20:00 horas. 2° Módulo (De 04/07/2022 a 10/07/2022): Escrevivências nas grafias-desenhos das ancestrais. Videoconferência /Encontro Síncrono - Dia 06/07/2022 das 19:00 às 20:00 horas. 3° Módulo (De 11/07/2022 a 17/07/2022): Ancestralidade e corporeidade em processos de criação. Videoconferência /Encontro Síncrono - Dia 13/07/2022 das
19:00 às 20:00 horas. 4º Módulo (De 18/07/2022 a 24/7/2022): Memórias e arquivos em poéticas visuais. Videoconferência /Encontro Síncrono - Dia 20/07/2022 das 19:00 às 20:00 horas. 5º Módulo (De 25/7/2022 a 31/7/2022): Visualidades e contravisualidades na produção de artistas mulheres negras. Videoconferência /Encontro Síncrono - Dia 27/07/2022 das 19:00 às 20:00 horas. 6º Módulo (De 01/08/2022 a 07/08/2022): Visualidades antirracistas na produção de artistas mulheres negras. Videoconferência /Encontro Síncrono - Dia 03/08/2022 das 19:00 às 20:00 horas. 7º Módulo (De 08/8/2022 a 14/08/2022): Visualidades de si para um ensino de Artes Visuais Antirracista. Videoconferência /Encontro Síncrono - Dia 10/08/2022 das 19:00 às 20:00 horas. 8º Módulo (De 15/08/2022 a 21/08/2022): Apresentação dos trabalhos realizados e avaliação do percurso. Videoconferência /Encontro Síncrono - Dia 17/08/2022 das 19:00 às 20:00 horas.
Bibliografia Básica EVARISTO, Conceição. Da grafia-desenho de minha mãe, um dos lugares de nascimento de minha escrita. In: ALEXANDRE, Marcos Antônio (org.). Representações Performáticas Brasileiras: teorias, práticas e suas interfaces. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2007. p 16-21. FERREIRA, Aparecida de Jesus. Educação antirracista e práticas em sala de aula: uma questão de formação de professores. Revista de Educação Pública, v. 1, p. 275- 288, 2012. GOMES, Nilma Lino. Por uma indignação antirracista e diaspórica: negritude e afrobrasilidade em tempos de incertezas. Revista da ABPN, v. 10, n. 26, p.111-124, jul. - out., 2018. GONZALEZ. Lélia. Racismo e sexismo na cultura brasileira. Revista Ciências Sociais Hoje, Anpocs, p. 223-244,1984. LECCI, Alice Lino. Arte e a Educação Antirracista. III COLÓQUIO LUSO-AFRO-BRASILEIRO DE QUESTÕES CURRICULARES EDUCAÇÃO, FORMAÇÃO E CRIOULIDADE. Cabo Verde, julho de 2017. PAULINO, Rosana. A respeito dos trabalhos expostos. Catálogo Panorama 97. São Paulo: Museu de Arte Moderna, 1997. SANTOS, Renata Aparecida Felinto dos. A pálida História das Artes Visuais no Brasil: onde estamos negras e negros? Revista Gearte, 6, (2), p. 341-368, mai.-ago.,2019. VIANA, Janaina Barros Silva. Psicanalise do Cafuné: terreiros de minha avó. Esferas, n. 18, p. 194 ? 201, nov. 2020. Bibliografia Complementar ALMEIDA, Silvio L. de. Racismo estrutural. São Paulo: Sueli Carneiro/Pólen, 2019. hooks, bell. Olhares negros: raça e representação. São Paulo: Editora Elefante, 2019. KILOMBA, Grada. Memórias da plantação: episódios de racismo cotidiano. Rio de Janeiro: Cobogó 2019. RIBEIRO, Djamila. Pequeno Manual Antirracista. São Paulo: Companhia das Letras, 2019. SARDELICH, Maria Emilia. Visualidades e Contravisualidades na formação docente. In: BASQUEROTE Adilson Tadeu; BIHRINGER, Katiúscia Raika Brandt (orgs.) Práticas pedagógicas e docentes na contemporaneidade: um (re)pensar dos processos de ensinar e aprender numa perspectiva emancipatória. Foz do Iguaçu: CLAEC e-Books, 2022. p. 66-81. SARDELICH, Maria Emilia. Performanceras brasileñas y sus narrativas insurgentes. Revista Estudios Artísticos, v. 6, p. 196-211, 2020. SARDELICH, Maria Emilia. Leitura de imagens, cultura visual e prática educativa. Cadernos de Pesquisa, v. 36, n. 128, p. 451-172, mai. 2006. SARDELICH, Maria Emilia; CAO, Marian López Fernández. Memorias americoafricanas en el trabajo de artistas brasileñas contemporáneas. Cuadernos de Musica, Artes Visuales y Artes Escenicas, v. 16, p. 60-83, 2021.
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Dinâmica do curso: O curso na modalidade a distância conta com videoconferências semanais, sempre às quartas-feiras, que promoverão exposições, debates e exercícios criativos por meio de metodologias ativas. Os debates terão continuidade no Ambiente Virtual Moodle da UFPB, no qual participantes poderão realizar atividades que exploram as temáticas programadas para cada módulo, com bibliografia e vídeos, ampliando a reflexão e olhares críticos. Os participantes devem dispor de um computador ou celular com acesso à internet e à câmara. Videoconferências: quartas-feiras das 19:00 às 20:00 h. |
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Período de Inscrição: 10/06/2022 a 23/06/2022. Início do curso: 27/06/2022.
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natalia.araujo3@academico.ufpb.br emisardelich@gmail.com
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