imagemEvento
Tipo do Evento: CONGRESSO
Período do Evento: 04/10/2022 a 13/10/2022 (Evento encerrado)
Sobre:
O mundo cumulativo da cultura, no sentido cosmopolita do termo, é concretamente o objeto das ciências da cultura: elas possuem como tarefa objetivá-las, sem considerar os prejuízos de pertencimentos. Entretanto muitas questões permanecem abertas. Relativamente a uma antropologia filosófica, o que seria uma antropologia semiótica? Como reconciliar a linguagem e o pensamento, o conteúdo e a expressão, a universidade postulada do espírito humano e a diversidade das culturas? Como descrever o entorno humano, maciçamente semiotizado? É necessário ultrapassar as teorias sobre a origem da linguagem para melhor compreender a emergência da semiótica, apoiando-se, notadamente, sobre as conquistas recentes da linguística e da antropologia. Como as línguas são obras humanas, muito mais que produtos providenciais da evolução, as oposições sumárias entre inerente e adquirido, natureza e cultura devem ser realizadas. Esta tarefa é responsabilidade da semiótica das culturas. 

A federação das ciências da cultura é a mais recente de todas, pois ela tem apenas dois séculos. É o próprio projeto das luzes, ou seja, o de compreender o mundo humano através dele próprio, na sua unidade, como na sua diversidade correlativa, sem levar em conta determinações extrínsecas. Para uma semiótica das culturas, é impossível projetar, aprioristicamente, categorias sobre seus objetos. Para conhecer as especificidades sempre locais e evolutivas de uma cultura, é necessário compará-la com outras, até mesmo com todas as outras. Uma cultura não pode ser compreendida a não ser em meio a um corpus constituído pelas outras culturas, às quais ela esta ligada por um conjunto de similaridades e de diferenças, de empréstimos e de inovações próprias.

Toda história das ciências da cultura foi e vem sendo marcada pela constituição progressiva de seu domínio de objetividade, aquele da diversidade humana. Elas devem encontrar um equilíbrio entre a unidade do gênero humano, descoberta e afirma- da politicamente, no tempo das luzes, pelo próprio conceito de Direitos do homem e a diversidade dos homens no tempo e no espaço. Não existe um universalismo pretendidamente abstrato e eurocêntrico, mas um cosmopolitismo bem compreendido que recusa os preconceitos locais, as superioridades pretendidas.

EIXOS TEMÁTICOS

EIXO 1 - Renovação da linguística, neo-saussurianismo e semântica interpretativa
EIXO 2 - Corpus: dos textos às obras
EIXO 3 - Artes e obras: literatura, teatro, música...
EIXO 4 - Semiótica das culturas e ciências das culturas
EIXO 5 - Antropologia e culturas semióticas
EIXO 6 - A Reconstrução: perspectivas epistemológicas


PARA BAIXAR A PROGRAMAÇÃO COMPLETA DO EVENTO CLIQUE AQUI

PERÍODO DE INSCRIÇÕES PARA OUVINTES: DE 19 A 30 DE SETEMBRO (CLIQUE AQUI PARA BAIXAR O TUTORIAL DAS INSCRIÇÕES)

Eventos Associados:
Período do Evento
COMUNICAÇÃO ORAL - EIXO 1 - Renovação da linguística, neo-saussurianismo e semântica interpretativa 04/10/2022 a 04/10/2022 (Evento encerrado)
COMUNICAÇÃO ORAL - EIXO 2 - Corpus: dos textos às obras 05/10/2022 a 05/10/2022 (Evento encerrado)
COMUNICAÇÃO ORAL - EIXO 3 - Artes e obras: literatura, teatro, música... 06/10/2022 a 06/10/2022 (Evento encerrado)
COMUNICAÇÃO ORAL - EIXO 4 - Semiótica das culturas e ciências das culturas 11/10/2022 a 11/10/2022 (Evento encerrado)
COMUNICAÇÃO ORAL - EIXO 5 - Antropologia e culturas semióticas 12/10/2022 a 12/10/2022 (Evento encerrado)
COMUNICAÇÃO ORAL - EIXO 6 - A Reconstrução: perspectivas epistemológicas 13/10/2022 a 13/10/2022 (Evento encerrado)

SIGEventos | STI - Superintendência de Tecnologia da Informação - 32167000 | Copyright © 2006-2024 - UFPB - producao_sigeventos-2.sigeventos-2 v24.2.0