OBJETIVO: Revisar/aprofundar as teorias e abordagens metodológicas relacionadas aos aspectos linguístico-cognitivos envolvidos na aprendizagem da leitura e escrita. Ampliar o conhecimento sobre os conceitos de alfabetização, literacia e letramento, enfatizando o papel de cada um na aprendizagem da leitura e da escrita, desde a Educação Infantil até as séries iniciais do Ensino Fundamental.
EMENTA: Desenvolvimento cognitivo. Aquisição da linguagem. Aprendizagem da leitura e da escrita. Desenvolvimento da literacia emergente. Práticas de literacia e letramento na educação infantil e nas séries iniciais do Ensino Fundamental.
Modalidade: presencial e online (híbrido)
Carga horária: 15 horas (9 horas presenciais/ 6 horas assíncronas)
Período: 08 a 12 agosto/2022
Encontros Presenciais: 08 a 10 de agosto - 14:00-17:00h - Auditório 412 CCHLA
Aulas assíncronas: 11 e 12 de agosto - Plataforma Moodle (endereço a ser divulgado)
Público-alvo: estudantes dos programas de pós-graduação (mestrado e doutorado) e demais profissionais interessados no tema.
Proponentes: Profa. Dra. Aline E. Pereira (pós-doutoranda FAPESQ-UFPB) e Prof. Dr. Jan Edson Leite
Vagas: 50 (estudantes UFPB) e 50 (Público Externo)