Encontro de Lançamento do Laboratório Misto Internacional de Sustentabilidade IDEAL
Tipo do Evento: ENCONTRO
Período do Evento: 12/06/2023 a 12/06/2023 (Evento encerrado)
PARTICIPE DO ENCONTRO DE LANÇAMENTO PÚBLICO DO LABORATÓRIO MISTO INTERNACIONAL SOBRE SUSTENTABILIDADE IDEAL - AUDITÓRIO DO CAMPUS IV DA UFPB EM MAMANGUAPE - 12 DE JUNHO DE 2023

A programação do evento aberto ao público (somente dia 12 de junho, manhã e tarde) está disponível na aba "Programação"

Mais informações no site do LMI IDEAL: http://ideal.ufpb.br

O IDEAL é uma rede de pesquisa franco-brasileira formada por 11 instituições envolve cerca de 50 pesquisadores trabalhando com comunidades locais para enfrentar o desafio comum de transformar territórios socialmente vulneráveis e ambientalmente degradados em bioeconomias sustentáveis e inclusivas. Combinamos ferramentas de ponta em Ciência de Dados e Inteligência Artificial com métodos participativos de pesquisa para promover caminhos de transformação adaptativa nos territórios do Nordeste brasileiro (Paraíba, Ceará, Rio Grande do Norte e Pernambuco). Ao fazer isso, adotamos uma perspectiva agroecológica como base de projetos que enfrentam o desafio comum de moldar estratégias integradoras para a restauração da biodiversidade, inclusão social e desenvolvimento bioeconômico. Além dos projetos locais de transformação adaptativa em nossos quatro estudos de caso, o LMI IDEAL está desenvolvendo ferramentas de síntese de dados que apoiam a governança em múltiplas escalas, incluindo painéis e mapas interativos. Também temos um foco na educação ambiental, que vemos como uma das ações mais estruturantes para a resiliência socioecológica no longo prazo.

IDEAL is a Franco-Brazilian research network formed by 11 institutions and about 50 researchers working with local communities to face the common challenge of transforming socially vulnerable and environmentally degraded territories into sustainable and inclusive bioencomies. We combine cutting-edge tools in Data Science and Artificial Intelligence with participatory reserach methods to foster adaptive transformation patwhays in territories of the Brazilian Northeast (Paraíba, Ceará, Rio Grande do Norte e Pernambuco). In doing so, we adopt an agroecological perspective as the cornerstone of projects facing the common challenge of shaping integrative strategies for biodiversity restoration, social inclusion and bioeconomic development. Besides local projects of adaptive transformation in our four study cases, the IDEAL IJL is developing data synthesis tools supporting governance at multiple scales, inclusing dashboard and interactive maps. We also have a focus on environmental education, which we see as one of the most structuring actions towards socio-ecological resilience, in the long-term.

Coordenação do evento: Prof. Dr. Rafael L. G. Raimundo
Departamento de Engenharia e Meio Ambiente
Centro de Ciências Aplicadas e Educação
Universidade Federal da Paraíba.