Tipo do Evento: | ENCONTRO | |||||||||||||||||||||||||||||||||
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Período do Evento: | 04/12/2024 a 06/12/2024 | |||||||||||||||||||||||||||||||||
Sobre: | ||||||||||||||||||||||||||||||||||
O III Encontro Paraibano de Biologia Celular e Molecular (EPBCM) será realizado de 4 a 6 de dezembro de 2024, das 8h às 17h, na UFPB Campus I, em João Pessoa/PB. O tema do encontro será a evolução da Biologia Celular e Molecular e os impactos na sociedade. O evento visa promover a integração entre discentes, docentes, pesquisadores, profissionais e interessados na área de Ciências Biológicas I e correlatas, favorecendo a troca de experiências e proporcionando um ambiente seguro para discusões, debates, abertura para novas parcerias e possíveis orientações. Essa edição de 2024 conta com a organização de discentes, docentes e técnicos-administrativos. Num empenho conjunto para oferecer um encontro de acolhimento, envolvimento e troca de experiência enriquecedoras para todos os participantes. Mais informações: (83) 3216-7987 (whatsapp) ACOMPANHE O INSTAGRAM @pgbcm.epbcm (clique aqui) Histórico: I Encontro - de 18 a 21 de junho de 2018; |
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Eventos Associados: | ||||||||||||||||||||||||||||||||||
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A Comissão está montanto a programação, convidando os palestrantes e organizando um belíssimo evento na àrea de Ciências Biológicas (CBI) e correlatas. ACOMPANHE O INSTAGRAM @pgbcm.epbcm (clique aqui) VERIFIQUE NOVIDADES EM DATAS IMPORTANTES! |
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Visualize a Programação Prévia - atualizada em 24/10/2024 |
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NORMAS PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS - SUBMISSÕES ENCERRADAS A Comissão Organizadora do III Encontro Paraibano de Biologia Celular e Molecular (EPBCM) divulga as orientações para a submissão de resumos a serem selecionados para apresentação em formato de pôster, a realizar-se dias 4 e 6 de dezembro de 2024, conforme as normas e condições abaixo estabelecidas: 1.
DAS
DISPOSIÇÕES PRELIMINARES 1.1.
A submissão de resumo está condicionada a
inscrição do autor principal como participante/apresentador no III EPBCM. 1.2.
Os
resumos aceitos serão apresentados no III EPBCM na forma de pôster. 1.3.
A apresentação do pôster poderá
ser realizada pelos coautores (com exceção dos Monitores Voluntários), mediante
justificativa da ausência do autor principal e desde que também esteja inscrito
no evento. 1.4.
O pagamento da inscrição e a
submissão do trabalho não garante o aceite do resumo. 1.5.
Não haverá devolução da taxa de
inscrição, caso o trabalho não seja classificado. 2.
DO FORMATO DO
RESUMO 2.1.
Serão aceitos apenas resumos simples de
trabalhos originais, redigidos em português. 2.2.
O título deve ser claro e objetivo. 2.3. O corpo do resumo
deve conter as seguintes informações: introdução, objetivos, materiais e
métodos, resultados e conclusão. No entanto, as sessões não devem ser
sinalizadas ao longo do texto. 2.4. O resumo não
poderá conter referências, gráficos, tabelas, quadros ou figuras. 2.5.
O resumo deverá conter no máximo 400 palavras,
não incluindo título, autores e filiação. 2.6.
É obrigatório o uso de três palavras-chave, em
ordem alfabética, separadas por ponto e vírgula. 2.7.
O nome
do arquivo deve seguir a seguinte especificação: EPBCM área de concentração (em
algarismo romano de acordo com a área de concentração – item 4) – nome do
apresentador. Ex.: EPBCM XI – Maria Aparecida da Silva. 2.8. Os trabalhos submetidos devem estar de acordo
com as Diretrizes e Normas Regulamentadoras de Pesquisa Envolvendo Animais e
Seres Humanos. Deve constar no resumo o número do registro de aprovação do
Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) ou Comissão de Ética em Uso de Animais (CEUA)
no corpo do resumo. 3.
DA SUBMISÃO 3.1. A submissão do resumo deve ser de trabalhos inéditos (não
publicados). Não serão aceitas descrições de projetos, revisões bibliográficas,
intenção de trabalho ou trabalhos já publicados. 3.2.
A submissão dos resumos será realizada através
do SigEventos e, após submetido, não poderá mais ser alterado. 3.3.
Cada participante poderá submeter apenas um
resumo como autor principal, podendo ser coautor de até cinco resumos. 3.4.
Aos coautores não é permitido enviar o mesmo
resumo já submetido pelo autor principal. 3.5.
Serão aceitos, no máximo, sete autores por
resumo. 3.6.
Os arquivos anexados devem estar no formato
DOC e DOCX, para posterior editoração dos anais. 3.7.
É de responsabilidade do autor
principal/apresentador do resumo cadastrar corretamente os autores, bem como a
ordem de autoria: 3.7.1.
Alunos: discentes da
graduação ou pós-graduação envolvidos na execução do trabalho. 3.7.2.
Colaboradores: pesquisadores que contribuíram para a execução do trabalho
sem a responsabilidade de orientação ou coorientação. 3.7.3.
Orientador: coorientadores responsáveis pelo acompanhamento da
execução do trabalho 3.7.4.
Coordenador: orientador e responsável principal pela execução do
trabalho. 4.
DAS ÁREAS DE
CONCENTRAÇÃO I.
Bases Moleculares das Doenças II.
Bioinformática, Biologia Computacional e Ômicas III.
Biologia Celular, do Desenvolvimento e de Células-Tronco IV.
Biologia Estrutural V.
Biotecnologia e Biologia sintética VI.
Educação em Biologia Celular e Molecular VII.
Fisiologia Molecular VIII.
Genômica, Regulação Genética e Epigenética IX.
Imunologia e função das células imune X.
Mecanismos de ação dos medicamentos XI.
Microrganismos e Patógenos XII.
Neurobiologia e Neurociência Celular XIII.
Sinalização Celular e Metabolismo OBS.: A área de concentração do resumo, selecionada durante a submissão,
poderá ser modificada pela Comissão Científica, de forma a melhor adequá-lo às
sessões de apresentação. 5.
DA AVALIAÇÃO
DOS RESUMOS 5.1. Os resumos serão analisados pela Comissão
Científica e abrangerá os seguintes aspectos: o
conteúdo científico do resumo; originalidade; relevância; objetivos claramente
definidos; metodologia adequada; resultados apresentados com clareza e
conclusões pertinentes. 5.2. A qualidade da
redação (gramática, ortografia e digitação) é de responsabilidade do autor e também
será considerada como critério de avaliação pela Comissão Científica. 5.3.
O autor principal deverá
acompanhar o status na área restrita de inscrição: 5.3.1.
Submetido: o trabalho foi submetido e aguarda o resultado da avaliação. 5.3.2.
Aprovado para correções: o trabalho foi aprovado para o evento, porém é
necessário realizar as correções e enviar a versão final corrigida. 5.3.3.
Aprovado: o trabalho foi aprovado para o evento. 5.3.4.
Não classificado: o trabalho não foi classificado para o evento. 6.
DO CRONOGRAMA
7.
DO
CERTIFICADO 7.1.
A Comissão Científica do III
Encontro Paraibano de Biologia Celular e Molecular emitirá um certificado por
trabalho aprovado e apresentado. 7.2.
No certificado constará o título
do trabalho, o nome do autor principal e de todos os coautores de acordo com a
ordem cadastrada no sistema. 7.3.
Os trabalhos aceitos e
apresentados serão publicados nos anais do evento com ISBN. 8.
DAS DISPOSIÇÕES
FINAIS 8.1. Informações adicionais poderão ser obtidas através do
whatsapp (83) 3216-7987, exclusivamente por mensagens de texto (não sendo
permitido o envio de imagens ou áudios), nem ligações via o aplicativo. 8.2. É de inteira
responsabilidade do(a) autor(a) principal/apresentador acompanhar a divulgação das
informações sobre a submissão do resumo e apresentação do pôster no site do
evento. João
Pessoa/PB, 08 de outubro de 2024. COMISSÃO ORGANIZADORA |
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INSCRIÇÕES
ENCERRADAS! Sejam
bem-vindos(as) às informações sobre as inscrições para o III Encontro Paraibano
de Biologia Celular e Molecular (EPBCM), que será realizado de 4 a 6 de
dezembro de 2024. PASSO-A-PASSO PARA A INSCRIÇÃO: 1º. PASSO - Verifique sua CATEGORIA: ·
Graduandos: estudantes de graduação; ·
Pós-graduandos: estudantes de pós-graduação
(especialização, mestrado e doutorado); ·
Egressos do PPGBCM: mestres formados no PPGBCM/UFPB; ·
Profissionais: recém-formados, formados que atuam no
mercado ou em instituições de ensino e pesquisa. OBS.: Providenciar,
com antecedência, a comprovação de matrícula, diploma ou declaração.
3º.
PASSO – Realize o PAGAMENTO
por transferência bancária via PIX: ·
Chave
PIX – E-mail: iencontroregionaldebiomolcel@gmail.com ·
Instituição:
Caixa Econômica Federal ·
Em
nome de: Ana Maria Barbosa Neves ·
Mensagem:
Inscrição no III EPBCM 4º.
PASSO - Acesse o link
de inscrição e preencha corretamente seus dados (nome, curso,
centro, telefone, e-mail). No campo documento comprobatório, anexe o
comprovante de pagamento junto com o comprovante de matrícula, diploma ou
declaração (PDF único); 5º.
PASSO - Aguarde a
confirmação da sua inscrição pela Comissão Organizadora. A INSCRIÇÃO GARANTE:
·
Frequência
mínima de 75% na programação geral (6 turnos); ·
Minicurso inscrito: frequência
mínima 100%. TERMO DE AUTORIZAÇÃO DE USO DE IMAGEM E VOZ
Ao fazer sua inscrição no III EPBCM, o participante está de acordo
em ceder sua imagem e/ou voz a título de registro e divulgação do evento e seu
uso nas plataformas digitais (Instagram e website). POLÍTICA DE CANCELAMENTO Não efetuamos cancelamento, reembolso ou estorno de inscrição, salvo em caso de mudança de datas ou cancelamento do evento por motivos de força maior. Também não será permitida a transferência de inscrições para outra pessoa. |
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NORMAS
PARA APRESENTAÇÃO DO PÔSTER 1.
DA FORMATAÇÃO DO
PÔSTER 1.1.
O pôster deve ser elaborado em português e seguir uma sequência lógica, usando como
base o resumo submetido; 1.2. Deve apresentar as dimensões de 90 cm de largura por 120 cm de altura e vir acompanhado de cordão para fixação; 1.3. Deve seguir o modelo disponibilizado no drive (CLIQUE AQUI); 1.4 A logo do Evento deverá permanecer à esqueda e a logo da UFPB (à direita) poderá ser substituída pela logo da Instituição do autor.; 1.5 Não será permitida a apresentação através de projeção. 2.
DOS PROCEDIMENTOS
PARA APRESENTAÇÃO 2.1. A organização do evento irá disponibilizar
expositores previamente sinalizados com os respectivos códigos de cada
trabalho. Porém, é de responsabilidade do autor afixar o pôster às 8h e
desafixar 17h; 2.2.
A apresentação
dos resumos é de responsabilidade do autor principal, que, em caso de
necessidade, poderá indicar um coautor para fazê-lo, desde que este também
esteja inscrito no evento. Cada inscrito poderá apresentar, no máximo, um
resumo. 2.3.
O apresentador do trabalho deverá permanecer ao lado do
respectivo pôster para responder às perguntas do público das 11h às 12h, de
acordo com a distribuição dos trabalhos nos dias 4 e 6 de dezembro (em breve); 1.1.
A
ausência do(a) apresentador(a) indicará desistência por parte dos autores, não
haverá a entrega do certificado e o resumo não será publicado nos anais do
evento. 3.
DA AVALIAÇÃO
DO PÔSTER PELA COMISSÃO CIENTÍFICA 3.1.
O pôster deverá ser apresentado em até 10 minutos e o
avaliador terá 5 minutos para questionamentos; 3.2.
Cada pôster será avaliado por dois avaliadores. 3.3.
A Comissão Científica irá escolher os três
melhores trabalhos apresentados no evento para serem premiados. 4. DA
PREMIAÇÃO (EM BREVE) |
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Realização:
Apoio/Patrocínio:
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