Tipo do Evento: CONGRESSO
Período do Evento: 16/11/2020 a 19/11/2020 (Evento encerrado)

É inegável os efeitos prodigiosos da atividade humana e de todo conhecimento produzido. Em todos os momentos históricos, as plantas acompanham a humanidade como parte do nosso dia a dia em todas as culturas, povos e continentes: nos vestindo, alimentando, curando, fornecendo fibras, objetos utilitários, na indústria, agricultura, medicamentos, comunicação, cultura, arte, Ciência...

Ao longo desse processo e cada vez mais nos desconectamos dessas fabulosas formas vivas, base da teia da vida, de grande complexidade percebendo-as pelo viés do utilitarismo e do antropocentrismo. O ano de 2020 foi nomeado Ano Internacional da Saúde Vegetal pela Assembleia Geral das Nações Unidas - mudanças climáticas e atividades humanas degradam os ecossistemas, ameaçam a biodiversidade e colaboram para o surgimento de novos nichos comprometendo a sinergia dos sistemas e consequentemente a saúde das plantas- o que torna a necessidade acerca dos conhecimentos e saberes envolvendo a Ciência Botânica ainda mais urgente.

E- Botanicus Conexão Botânica 2020 é um convite à reflexão sobre algumas das faces da Ciência Botânica, seus saberes interdisciplinares e toda consciência coletiva que ela agrega ao longo da construção das nossas rotinas, conectando a vida de todos no planeta. As marcas das plantas na história da civilização humana nos mostram o quanto elas nos ensinam a Cuidar, Transcender, Refletir e Transformar nos fornecendo conhecimento, suporte e alimento para que pudéssemos transformar as realidades e paisagens em que fomos vivendo, habitando e pertencendo ao longo do tempo enquanto integrantes da Terra.

E- Botanicus Conexão Botânica 2020 busca no cenário atual, promover a interação entre profissionais, estudantes  e a sociedade em geral, assim como a comunidade que utiliza os vários produtos derivados dessas formas vegetais, em suas diversas abordagens. A participação da comunidade extra academia é de suma importância no processo de popularização da ciência botânica, atuando como fenômeno precursor para uma maior valorização da nossa flora e das pesquisas desenvolvidas nos diferentes ecossistemas, sob diferentes perspectivas. O momento pandêmico traz a percepção da relevância e marcante presença das espécies de plantas no contexto social e humanístico, fazendo-se necessária uma maior conexão entre as pessoas e a Botânica.

Apoio/Patrocínio:

Apoio/Patrocino