Tipo do Evento: SEMINÁRIO
Período do Evento: 28/07/2020 a 30/07/2020 (Evento encerrado)

O II Seminário de Climatologia Geográfica da UFPB (II CLIMAGEO/UFPB) resulta da proposta dos membros do Laboratório de Climatologia Geográfica (CLIMAGEO) do Departamento de Geociências da UFPB de compartilhar/divulgar os resultados de seus projetos de pesquisa, ensino e extensão. O Seminário propõe também reunir pesquisadores, professores e estudantes da UFPB e de outras Instituições de Ensino Superior (IES) do Brasil e do Chile para a troca de experiências acadêmicas/profissionais e a construção do diálogo em torno da temática: “Climatologia Geográfica: perspectivas e aplicações”. A abrangência desse tema é reflexo do atual nível de maturidade e consolidação da Climatologia Geográfica no Brasil. Assim, a programação do II CLIMAGEO/UFPB foi construída com a ideia de pontuar/compartilhar sobre o saber e o fazer em Climatologia Geográfica através das aplicações em distintos contextos geográficos pelos membros do CLIMAGEO/UFPB e pelos pesquisadores convidados.

No ano de 2018 realizamos o I Seminário (I CLIMAGEO/UFPB) com o tema: “As chuvas sob a perspectiva geográfica: do local ao regional e as dimensões socioambientais”, temática que mais refletia as investigações realizadas pelos membros do CLIMAGEO/UFPB naquele período. Essa edição contou com mais de 100 participantes entre pesquisadores e alunos da UFPB e de outras IES da região Nordeste do Brasil. Na segunda edição do Seminário, em virtude de a pandemia do novo Coronavírus e seus desdobramentos, o evento será realizado totalmente on-line, possibilitando a participação de mais interessados. O formato/estrutura do evento também foi planejado para atender as expectativas dos alunos da UFPB e de outras IES ofertando-lhes acesso sobre conteúdos da Climatologia Geográfica, os quais poderão ser computados em seus currículos através do aproveitamento da carga horária do Seminário em suas atividades complementares.

Apoio/Patrocínio:

Apoio/Patrocino