Café, Arte e Psoríase – Mitos e Verdades II
Tipo do Evento: WORKSHOP
Período do Evento: 26/10/2021 a 26/10/2021 (Evento encerrado)

A Extensão PROBEX da UFPB “PROMOVENDO A CONSCIENTIZAÇÃO ACERCA DA PSORÍASE E A MELHORA NA QUALIDADE DE VIDA DE SEUS PORTADORES – Ano VI” e a Extensão PROBEX da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) “Urticária Crônica Espontânea: um novo horizonte, trabalhando com a extensão - “Centers of Reference and Excellence in Urticaria (UCAREs)” irão fazer atividades em conjunto no mês de outubro de 2021 que será intitulado  “U&P Month – Urticaria and Psoriasis in Focus” em parceria com a Liga Acadêmica de Dermatologia (LIDERM) da UFPB. Esse projeto faz parte de ações realizadas no mês de outubro em alusão aos dias de conscientizações mundiais de Urticaria Crônica Espontânea (UCE) e Psoríase (PSO), dos dias Estadual da Paraíba e municipal de João Pessoa de Psoríase. As ações estão inseridas no Centro de Referência em Pesquisa, Apoio e Tratamento de Psoríase do Estado da Paraíba, com atividades assistenciais vinculadas ao Hospital Universitário Lauro Wanderley da rede EBSERH (HULW/EBSERH).

A psoríase é uma doença imunoinflamatória crônica da pele caracterizada pela presença de lesões avermelhadas, bem delimitadas e descamativas, com significativo impacto na qualidade de vida. A visibilidade e cronicidade das lesões afetam intensamente a autoestima e a sensação de bem-estar, com reflexos nas atividades diárias com claras repercussões sociais e psicológicas.

A urticária crônica espontânea é uma condição comum e debilitante e pode ser um desafio para os pacientes e para os médicos, especialmente quando crônica. Centros de Referência e Excelência em Urticária (UCAREs) podem ajudar a melhorar o tratamento e a qualidade de vida de seus portadores através de capacitação da equipe de saúde, ofertando informações e apoio aos pacientes e familiares.

Situações como estas estimulam ações para conscientização da população e capacitações de estudantes/profissionais de saúde sobre PSO e UCE, visando o não atraso do diagnostico, diagnósticos diferenciais, tratamentos inadequados e preconceitos oriundos da falta de conhecimento. Serão realizados Seminários, Workshop, lives e oficinas integrativas.

O workshop "Café, artes e Psoriase - Mitos e Verdades II" utilizará de metodologia ativa dialogada, intercalando apresentação clínica com música e enquetes. Terá a participação do Dr. Lincoln Helder Zambaldi Fabrício, do Serviço de Dermatologia do Hospital Evangélico Mackenzie de Curitiba.