Período do Evento: 09/06/2020 a 12/12/2020 (Evento encerrado)

APRESENTAÇÃO

Estamos convivendo com uma emergência em saúde pública desde o final do ano de 2019 que mudou  radicalmente a dinâmica socioeconômica no Brasil e no Mundo. Estamos falando do advento do novo Coronavírus (SARS-CoV-2), que é um vírus que  produz a doença classificada como COVID-19, e para qual não há informações seguras sobre sua história natural, nem medidas de efetiva atuação, seja por meio da imunização e/ou uso de medicamentos, restando uma série de dúvidas a serem esclarecidas, fato que vem agravando ainda mais o combate à Pandemia .

Esse quadro de crise sanitária no Brasil, se somou a uma crise econômica, social e política que levou o país a se transformar em um dos epicentros da pandemia, chegando em meados de maio a mais de 20.000 mortes e  mais de 250.000 casos, situação que vem criando uma grande pressão sobre todo o sistema de saúde.

Neste contexto a pressão sobre o Sistema Único de Saúde tem aumentado, sendo um sistema construído para servir a todos os brasileiros, e agoniza antes mesmo da pandemia, pelo seu desfinanciamento crônico. No entanto, ainda assim vem se mostrando como o grande legado da construção democrática no enfrentamento a COVID-19, porém operando com um conjunto de dificuldades vinculadas a fatores  organizativos, gerenciais, culturais e de entendimento da sociedade sobre seu real valor para garantia da qualidade de vida do povo brasileiro.

O processo em curso fez com que o advento do isolamento social, somado às medidas básicas de higiene e etiqueta respiratória, se tornassem uma das principais alternativas de enfrentamento ao COVID-19. Nesse contexto a Universidade Federal da Paraíba, adotou por meio da Portaria N° 120/GR/Reitoria/UFPB de 6/5/2020, medidas para os ajustes no funcionamento da UFPB referente a emergência em saúde pública decorrente da COVID-19, envolvendo ajustes nas agendas da graduação, extensão e pós-graduação, na perspectiva de garantir um conjunto de atividades dentro de condições de segurança necessárias ao manejo da situação.

Somada a essas medidas foram aprovadas as Resoluções N°13/2020 que dispõe sobre a regulamentação provisória de oferta excepcional de componentes curriculares e de atividades de ensino e de aprendizagem remotas para a graduação e a Resolução N°14/2020, que regulamenta, em caráter excepcional e temporário, da carga horária docente, referente às Atividades de Ensino, considerando a oferta de componentes curriculares e de atividades de ensino e de aprendizagem remotas para a graduação, pós-graduação, da pesquisa, da extensão e de gestão, durante o período de isolamento social.

Neste contexto vimos apresentar a proposta de um Curso Livre para alunos de graduação da área da saúde e áreas afins, com conteúdo vinculado a tópicos especiais inerentes a temática da Saúde Coletiva, propiciando aos discentes o acesso a discussão de temas emergentes e importantes para atual momento do SUS, tais como conceitos e usos da epidemiologia e das ações de vigilância em saúde; Política Nacional de Humanização; Saúde do Trabalhador, Saúde Global, Atuais desafios da Atenção Básica, Interprofissionalidade na prática do cuidado em saúde.