Telemedicina e cuidado remoto em APS em tempos de Pandemia
Tipo do Evento: CURSO
Período do Evento: 08/06/2020 a 14/08/2020 (Evento encerrado)

Carga Horária: 40 horas

Terças Manhãs 8 – 11 (3hs semanais momentos síncronos). Uma hora assíncronos planejamento do aluno.

Tipo: Componente Flexível - Vagas ofertadas 20 (vinte).

Calendário suplementar da UFPB.

Ementa do Curso -

Princípios da Atenção Primária a Saúde. Estratégia Saúde da Família. Telemedicina em tempos de Pandemia. Sintomáticos respiratórios e viroses emergentes. Cuidados aos grupos de risco. Prevenção de eventos violentos em situações de isolamento e quarentena nos territórios das ESF. Abordagem ao sofrimento psíquico em tempos de pandemia.

Objetivos

Objetivo geral – Desenvolver cuidado remoto e de telemedicina no contexto da atenção básica no enfrentamento da pandemia da covid-19 junto a um território da UBS Nova Conquista (Unidade Escola).

Objetivos específicos

·         Articular os princípios da Atenção Primária a Saúde no atendimento remoto;

·         Acionar os dispositivos da Estratégia Saúde da Família no atendimento remoto;

·         Aplicar protocolos de acompanhamentos de sintomáticos respiratórios e a covid-19 no intuito de orientar usuários e profissionais;

·         Reconhecer situações de desestabilizações em quadros clínicos em pessoas com doenças crônico degenerativas;

·         Reconhecer situações de risco na saúde da criança e da gestante;

·         Promover espaços de escuta e cuidados para situações de sofrimento psíquico;

·         Apoiar pessoas em situações de vulnerabilidade indicando dispositivos e redes de apoio.

Conteúdos

• Princípios gerais da Atenção Primária a Saúde (revisão).
  • A Estratégia Saúde da Família e seus dispositivos (revisão).
  • A Telemedicina como instrumento da prática médica na contemporaneidade.
  • Desenvolvimento de processos de cuidado remotos, a covid-19 como elemento da necessidade.
  • Viroses emergentes, covid-19 e novos desafios na abordagem dos sintomáticos respiratórios
  • Abordagem dos pacientes dos grupos de riscos em situação de não controle clinicoAcompanhamento das crianças e gestantes no contexto da covid-19.
  •            A importância de um olhar vigilante ao sofrimento psíquico em situações de isolamento social e quarentena desencadeado pela pandemia.
  •           Situações de vulnerabilidade, como reconhece-las e como promover a abordagem.

Habilidades e Competências

•           Articular e utilizar conhecimentos de aprendizagem em módulos já cursados;
  •           Promover a abordagem e o cuidado de forma remota;
  •          Desenvolver a articulação com uma equipe da Estratégia da Saúde da Família de forma remota apoiando e potencializando as ações desenvolvidas presenciais;
  •          Praticar ações de telemedicina com supervisão.

Métodos

A disciplina será desenvolvida em caráter teórico-prático onde situações reais de necessidades de saúde e/ou adoecimento identificados em um território, serão problematizados e acompanhados de forma remota. Como metodologia geral pressupõe o resgate de competências anteriormente experimentadas e desenvolvidas e aquisição de novas. O processo de aprendizagem sendo realizada mediante a tutoria do docente (esse com a capacidade de articular apoios). O estudante a partir da orientação do professor terá o seu processo de estudo singularizado, a partir do seu conhecimento prévio e das necessidades identificadas para ampliar conhecimento, novos conteúdos e desenvolvimento de habilidades e atitudes.

Momentos síncronos - Serão divididos em dois momentos: Atividades práticas realizando contato com usuários fazendo o atendimento remoto identificando as necessidades e dúvidas apresentadas, o professor supervisionando o processo e orientando a forma que o estudante vai apoiar bem como tirando dúvidas (120 minutos); e um momento para refletir os casos acompanhados e indicar os conteúdos para os estudos no momento assíncronos (60 minutos).

Momentos assíncronos: leituras e estudos dirigidos; revisão de artigos; vídeo aulas indicadas (60 minutos semanais) direcionadas as situações problemas acompanhadas. Registros em espaços virtuais do SIGAA.

Cenários de Aprendizagem

As atividades deverão ser realizadas remotamente, através de plataformas digitais (a opção inicial será pelo Google Meet) em função das necessidades que condicionaram a adoção do Calendário Suplementar. Os espaços virtuais do SIGAA serão espaços para desenvolvimento e acompanhamento das atividades dos momentos assíncronos. E as atividades práticas serão desenvolvido através dos seguintes meios: grupo de WhatsApp; ou espaços de web conferência (Skype, Hangout, zoom, etc)

Recursos Didáticos

Uso de plataformas digitais; livros e textos de referência em meio eletrônico; vídeos disponíveis na internet.

Avaliação Discente

Os estudantes estarão em um processo contínuo de avaliação pela observação de suas participações nas atividades propostas no decorrer da disciplina. Em dois momentos serão aplicados um instrumento auto avaliação numa perspectiva de promover uma avaliação formativa do estudante.

Avaliação do Módulo

A Avaliação da disciplina será realizada ao seu término, em encontro presencial em que os participantes farão avaliação oral.  Será também construído um questionário no google forms para que os estudantes, sem a necessidade de se identificar, possam avaliar as diversas questões a serem exploradas.