imagemEvento
Tipo do Evento: SIMPOSIO
Período do Evento: 12/03/2021 a 13/03/2021
Sobre:

Introdução / Contexto:

O número de pacientes com doença renal crônica (DRC) tem aumentado de forma expressiva, tornando-a, hoje, um problema de Saúde Pública no Brasil. Nos últimos 18 anos o número de pacientes em diálise triplicou contribuindo para que os gastos em diálise assumissem uma grande parte dos recursos de saúde. Em contrapartida, segundo a Sociedade Brasileira de Nefrologia, o número de nefrologistas tem reduzido significativamente. Em 2018 havia cerca de 3.500 nefrologistas distribuídos de forma irregular no país, tornando a proporção nefrologista/população e, consequentemente a assistência, desiguais. O aumento do número de pessoas com DRC, a redução do número de nefrologistas e a distribuição desigual de especialistas geram um questionamento importante: quem irá entregar cuidados primários e coordenar o cuidado desta população? A resposta parece clara: médicos atuantes na atenção primária.

Neste sentido, em comemoração ao dia mundial do rim, no ano de 2021 nomeado “vivendo bem com a doença renal”, a Disciplina de Nefrologia do Departamento de Medicina Interna da UFPB, em parceria com a Liga Acadêmica de Nefrologia da UFPB, propôs a realização deste simpósio virtual objetivando apresentar protocolos de abordagem para avaliação e manejo de problemas renais comuns, além de iniciar diálogos sobre atores, papéis e estratégias na gestão e coordenação do cuidado para pessoas com DRC.

 

Objetivos:

- Dialogar sobre atores, papéis e estratégias na gestão e coordenação do cuidado das pessoas com DRC;

- Apresentar protocolos de abordagem (avaliação e manejo) de problemas renais comuns.


Público-alvo

Estudantes e profissionais da saúde, com destaque aqueles atuantes na Atenção Primária à Saúde.

Apoio/Patrocínio:

Apoio/Patrocino

SIGEventos | STI - Superintendência de Tecnologia da Informação - | Copyright © 2006-2021 - UFPB - producao_sigeventos-2.sigeventos-2 v20210202092331-master