Tipo do Evento: SIMPOSIO
Período do Evento: 22/04/2019 a 26/04/2019 (Evento encerrado)
A finalidade do X SNEE é criar oportunidades para o debate, troca de experiências e a articulação entre os conhecimentos das populações locais e povos indígenas e os conhecimentos produzidos em instituições formais de ensino e pesquisa.Em especial, buscar-se-á:- Fortalecer e divulgar a Etnobiologia na Região Nordeste e outras partes do Brasil entre estudantes, professores, pesquisadores e agências financiadoras;- Aproximar pesquisadores e as comunidades envolvidas diretamente com os trabalhos em etnobiologia, promovendo discussões pertinentes às questões ligadas ao conhecimento local e aos seus direitos, sustentabilidade ambiental e manutenção da cultura tradicional e indígena;- Promover discussões perante algumas temáticas relacionadas com os direitos das populações locais, ética, políticas públicas, desenvolvimento científico, influências das mudanças climáticas e domesticação da biodiversidade; - Divulgar as pesquisas realizadas em Etnobiologia entre discentes, docentes e pesquisadores da região Nordeste e outras partes do Brasil; - Promover e fortalecer parcerias estratégicas e grupos de pesquisas nacionais e internacionais;- Fortalecer a produção científica em Etnobiologia e Etnoecologia na região Nordeste; - Despertar o interesse de jovens estudantes de graduação em participarem de pesquisas etnobiológicas em âmbito local ou em outras partes do Nordeste brasileiro, vislumbrando estágios em universidades do exterior; - Incentivar a internacionalização dos grupos de pesquisa em Etnobiologia do Nordeste, motivo pelo qual estamos convidando pesquisadores de renomadas universidades internacionais do México, Peru, Argentina, Uruguay, Estados e China, destacando que o pesquisador da China também está vindo como representante da ONU, sendo membro do Painel de mudanças climáticas; - Promover uma avaliação sobre o avanço das pesquisas no Nordeste nos últimos 20 anos, observando as lições do passado, vislumbrando as perspectivas para o futuro. Histórico de Eventos Anteriores: A Sociedade Brasileira de Etnobiologia e Etnoecologia foi fundada durante o I Simpósio Brasileiro de Etnobiologia e Etnoecologia, promovido na Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) na Bahia, em 1996. O Simpósio Nordestino de Etnoecologia e Etnoecologia atualmente é o segundo maior evento da SBEE, superado apenas pelo Simpósio Brasileiro de Etnobiologia e Etnoecologia. O porte do evento regional do Nordeste é reflexo da consolidação de grupos de pesquisas em Estados como a Bahia, Paraíba, Pernambuco e Piauí, além da expansão de novos grupos de pesquisas, como em Alagoas, Ceará e Rio Grande do Norte. O primeiro encontro do Nordeste foi o I Encontro Baiano de Etnobiologia e Etnoecologia (UEFS, 1999), posteriormente considerado o I Encontro Nordestino de Etnobiologia e Etnoecologia, reunindo pesquisadores e estudantes de vários estados do Nordeste. O II Encontro Nordestino de Etnobiologiae Etnoecologia (UESC, 2001) foi realizado em Ilhéus, Bahia. Em 2005 o III ENEE foi realizado em Recife (UFRPE). Em 2007 o Encontro Nordestino de Etnobiologia e Etnoecologia foi realizado na UEFS. A Paraíba sediou o Encontro Nordestino de Etnobiologia e Etnoecologia em 2009 (V ENEE, Campina Grande, UEPB) e em 2011 (VI ENEE, Areia, UFPB). A VII e a VIII edições do ENEE foram realizadas, respectivamente, em Alagoas (cidade de Penedo, UFAL) e Sergipe (UFS, Aracajú). Em 2017, a IX edição do evento regional foi realizada no Estado do Piauí, batendo recordes em participação e programação, fato que, em 2018, durante o XVI Congresso Internacional de Etnobiologia e o XVII Congresso Brasileiro de Etnobiologia e Etnoecologia, a Sociedade Brasileira de Etnobiologia e Etnoecologia converteu o evento nacional em Congresso para possibilitar a ascensão do evento do Nordeste a categoria de Simpósio. Em 2019 o Simpósio Nordestino de Etnoecologia e Etnobiologia retornará a Paraíba. Serão comemorados os 20 anos da primeira edição e será a primeira edição como Simpósio, momento histórico.