A saúde mental na Atenção Básica: desafios teóricos e práticos da não medicalização
Tipo do Evento: CURSO
Período do Evento: 11/06/2020 a 14/08/2020 (Evento encerrado)
Ementa do Módulo
Compreensões históricas sobre saúde mental e loucura. O sofrimento psíquico como construção social. Medicalização e cuidado em saúde. O território e a produção da saúde mental. O fluxo de cuidado da saúde mental na ABS e a RAPS. Práticas, métodos e instrumentos do cuidado na saúde mental.

Geral:
● Refletir sobre os princípios teóricos e as estratégias de intervenção do campo da saúde mental na atenção psicossocial da Atenção Básica, voltadas para a não medicalização e diretrizes da Reforma Psiquiátrica Brasileira.

Específicos:
● Conhecer os referenciais teóricos e proposições da Reforma Psiquiátrica Brasileira.
● Contextualizar os cuidados em saúde mental e a medicalização.
● Conscientizar-se da proposta de estruturação da Rede de Atenção Psicossocial e o papel da atenção básica.
● Discutir as principais contribuições teóricas e práticas no campo da saúde mental para uma discussão sobre os princípios norteadores dos dispositivos, estratégias e serviços substitutivos ao modelo manicomial.
● Comprometer-se e vivenciar práticas da atenção psicossocial e da saúde mental alternativas à medicalização.

Conteúdos
● Histórico da Reforma Psiquiátrica Brasileira.
● Conceito de loucura, sofrimento psíquico e saúde mental a partir da biomedicina, da abordagem psicossocial e de culturas holísticas.
● A medicalização como um processo de construção das práticas manicomiais de cuidado do sofrimento psíquico
● O sofrimento psíquico como uma construção social.
● O papel da Atenção Básica na Rede de Atenção psicossocial.
● Vivências de práticas não medicamentosas de cuidado em saúde mental (Terapia Comunitária; Meditação; Exercícios respiratórios; EMDR; A tenda do conto; Auto-massagem)

● Disposição para o auto-aprendizado;
● Leitura crítica e interpretação de textos e filmes;
● Capacidade de trabalhar remotamente via plataforma digital

● Compreender o processo saúde-doença mental como uma construção social
● Entender as repercussões da medicalização no processo saúde-doença mental.
● Problematizar os cuidados em saúde mental na Atenção básica e RAPS.
● Ver-se como sujeito produtor de cuidado ao sofrimento psíquico.
● Implicar-se com a construção de formas de cuidado à saúde mental de forma não
medicamentosa.
● Ser capaz de propor estratégias de promoção da saúde mental.

Métodos
A metodologia escolhida baseia-se na aprendizagem significativa, onde o processo de aprender é desencadeado pela experiência cotidiana e a partir dos conhecimentos prévios do estudante. Caracteriza-se também pela integração entre teoria e prática e pela dialogia, conforme estudos baseados em problemas. Inicialmente a partir de uma situação problematizadora (um, filme, um caso clínico, um texto, uma narrativa, um compartilhamento), levantar perguntas e objetivos de aprendizagem. Estes são parte dos momentos sincrônicos do curso. Os objetivos de aprendizagem devem ser respondidos pelos estudantes a partir de pesquisa bibliográfica, entrevistas, etc (momentos assincrônicos), resultando em produções textuais que são trazidos para o grupo para reflexão e debate (momentos sincrônicos). Os conteúdos vivenciais serão reproduzidos através de webconferência a partir de atividades corporais e grupais.

Cenários de Aprendizagem
As atividades deverão ser realizadas remotamente, através de plataformas digitais, em função das necessidades que condicionaram a adoção do Calendário Suplementar.

Recursos Didáticos
Uso de plataformas digitais; livros e textos de referência em meio eletrônico; filmes e vídeos disponíveis na internet.

Avaliação Discente
Os estudantes estarão em um processo contínuo de avaliação pela observação de suas participações nas atividades propostas no decorrer da disciplina. É prevista a realização de duas avaliações teóricas onde será observada a capacidade de realização de sínteses crítico-reflexivas sobre os conteúdos abordados durante o módulo.

Avaliação do Módulo
A Avaliação do Módulo deverá ser realizada ao final de cada Unidade de Aprendizagem, em espaços participativos que propiciem uma reflexão sobre os conteúdos abordados e recursos pedagógicos utilizados, levando-se em conta os objetivos propostos.