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Tipo do Evento: SEMINÁRIO
Período do Evento: 18/06/2025 a 18/06/2025
Sobre:

O Seminário tem como propósito promover uma reflexão crítica e colaborativa sobre os desafios e possibilidades na elaboração e implementação dos Projetos Pedagógicos de Curso (PPC) de Graduação da UFPB à luz de um currículo comprometido com a inclusão, a justiça social e os direitos humanos.

Neste espaço de diálogo e formação, propomos discutir de forma integrada os fundamentos e os desdobramentos das diretrizes curriculares que orientam a inserção de temas estruturantes na Educação Superior, com destaque para: a Lei 11.465 de 10 de março de 2008, que estabelece a obrigatoriedade do ensino da História e Cultura Afro-Brasilleira e Indígena; a Resolução nº 01/2012 do CNE/CP que estabelece Diretrizes Nacionais para a Educação em Direitos Humanos; a Resolução nº 02/2012 do CNE/CP que estabelece Diretrizes Nacionais para a Educação Ambiental e a Lei 13.146/2015 que versa sobre o Estatuto da Pessoa com deficiência.

Compreendendo o currículo como um campo de disputas, construções e sentidos, o presente seminário busca fortalecer práticas pedagógicas que rompam com visões excludentes e homogêneas, reconhecendo e valorizando a pluralidade de saberes, culturas, corpos e territórios. Nesse contexto, entendemos esse espaço de discussão estratégico para a consolidação de políticas curriculares que garantam o direito à educação em sua integralidade.

A partir das rodas de diálogos convidamos Coordenadores de Curso, integrantes do Núcleo Docente Estruturante e demais profissionais da educação a repensarem o papel do currículo e dos PPCs como instrumentos de transformação, em sintonia com os marcos legais e com os princípios de uma educação emancipadora, democrática e inclusiva.

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