Política Internacional Africana - Debates Contemporâneos
Tipo do Evento: MINI CURSO VIRTUAL
Período do Evento: 02/07/2020 a 14/08/2020 (Evento encerrado)

Visando atender à demanda de estudantes de graduação e de mestrado por discussões relativas ao continente africano, o Departamento de Relações Internacionais irá oferecer o minicurso “Política Internacional Africana”, no qual serão abordados temas relacionados ao cenário contemporâneo da política internacional do continente, envolvendo Integração Regional, Segurança e Movimentos Sociais.

O curso contará com a participação de investigadores da Universidade Federal da Paraíba-UFPB e da Universidade Federal da Grande Dourados (Brasil); da Universidade Católica de Angola (Angola);  da Universidade de Bristol (UK); do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa e do Centro de Estudos Internacionais do ISCTE-IUL (Portugal). Toda a organização do curso está sob a responsabilidade do Departamento de Relações Internacionais da UFPB, não havendo custos para as instituições apoiadoras.

Embora tenha sido concebido com o objetivo de atingir a um público constituído primariamente de estudantes de graduação e mestrado, poderemos ter interessados com outros históricos de formação, em particular neste momento de suspensão das atividades letivas nas universidades e da prevalência do trabalho remoto em empresas privadas e instituições públicas por conta da pandemia de covid-19.

Dessa forma, as atividades serão realizadas por meio de videoconferência, como parte do calendário especial que a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), irá oferecer em substituição às aulas presenciais, com uma duração total de 20 horas, ao longo dos meses de julho e agosto de 2020.

As sessões serão realizadas por meio de plataformas digitais (google meet, que nos permitirá utilizar a assinatura institucional e gravar os encontros), constituindo-se em apresentações com duração de 45 a 60 minutos, seguidos de um fórum de debate com perguntas dos participantes.

Por se tratar de um curso livre não haverá avaliação para os inscritos, apenas a exigência de participação em um número mínimo de fóruns (70% das sessões, conforme regulamento da UFPB) para a obtenção da certificação, ficando assegurada também a certificação para os ministrantes pela UFPB.