Tipo do Evento: | CURSO |
---|---|
Período do Evento: | 01/10/2020 a 14/01/2021 (Evento encerrado) |
Sobre: | |
O curso tem como finalidade socializar estudos e pesquisas vinculados com a Pedagogia Histórico-crítica e seu potencial transformador da sociedade. Podem participar do mesmo estudantes de curso de graduação, professores das redes pública e privada de ensino, estudantes de pós-graduação (mestrado e doutorado), professores universitários e membros dos movimentos sociais e da sociedade em geral. O curso de extensão está diretamente vinculado com a disciplina do mesmo nome, em várias instituições de ensino públicas, pelos seguintes docentes: a) professores doutores José Claudinei Lombardi e Mara Regina Jacomeli, ambos da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). b) professores doutores Luciana Cristina Salvatti Coutinho e Marcos Francisco Martins, do PPGE do Centro de Ciências Humanas e Biológicas do Campus Sorocaba, da Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). c) professora Maria Cristina dos Santos, do campus São Carlos, da da Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). d) professor doutor Rodrigo Sarruga Molina, da Universidade Federal de espírito Santo (UFES). e) professores doutores Anselmo Alencar Colares e Lilia Colares, da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA). f) professores doutores Rosimeri Pereira e Dalton Alves, da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). g) professores doutores Marta Loula Dourado Viana e Cláudio Eduardo Félix dos Santos, da Universidade Estadual do Sudoeste do Estado da Bahia (UESB) - campus Vitória da Conquista. Ou seja, os alunos matriculados na disciplina e inscritos no curso de extensão poderão acessar nossos encontros semanais no Canal YouTube HISTEDBR OFICIAL (http://youtube.com/histedbroficial/). As atividades vinculadas com a disciplina serão direcionadas pela UNICAMP, UFSCAR e UFES e tudo o vinculado com o curso de extensão (inscrição, controle de frequência e emissão de certificados) será controlado pelo Programa de Pós-graduação (PPGE) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Lembrando que a equipe organizadora está composta por vários professores de outras instituições públicas de ensino. Receberão certificado de participação no evento aqueles que tenham um mínimo de 70% de participação no total de horas/aula. Desta maneira, esperamos socializar os conteúdos e conhecimentos junto à comunidade universitária e a sociedade em geral. O curso terá uma duração de 60 (sessenta) horas aula. Os encontros acontecerão todas as quintas-feiras, das 9 até as 13h. Tendo como data de início a quinta-feira 24 de SETEMBRO de 2020. Os interessados no Curso de Extensão deverão realizar a sua inscrição na plataforma SIGAA da UFPB que consta nesta plataforma.
|
|
Grupo de Estudos e Pesquisas "História, Sociedade e Educação no Brasil". Grupo de Estudos e Pesquisas "Educação, Políticas Públicas e Mundo do Trabalho" - membro do HISTEDBR Nacional.HISTEDBR.
|
|
PROGRAMA / CRONOGRAMA (A bibliografia destacada em amarelo são leituras
obrigatórias) 24/09: Abertura do curso; apresentação e discussão do programa 01/10: 1. INTRODUÇÃO: caracterização geral da
pedagogia histórico-crítica como teoria pedagógica – (Convidado: DERMEVAL SAVIANI) Leituras: -
D.
SAVIANI. “Antecedentes, origem e desenvolvimento da pedagogia
histórico-crítica”. In: A. C. G. -
MARSIGLIA
(Org.), Pedagogia histórico-crítica: 30 anos, 2011, p. 197-225. -
D.
SAVIANI. Da inspiração à formulação da Pedagogia Histórico-Crítica: os três
momentos da PHC que toda teoria verdadeiramente crítica deve conter. In:
SAVIANI, D. Pedagogia histórico-crítica, quadragésimo ano: novas aproximações.
Campinas, Autores Associados, 2019, Cap. 14, p. 227-243. D.
SAVIANI. “Contextualização histórica e teórica da pedagogia histórico-crítica”. In: D. SAVIANI, Pedagogia
histórico-crítica: primeiras aproximações, 11ª ed., 2012, p.
111-125. D. SAVIANI. A pedagogia no Brasil: história e teoria, 2ª ed., 2012, Parte II:
Perspectiva teórica, p. 67-137. N.
DUARTE, "A Pedagogia Histórico-Crítica no
Quadro da História da Educação Brasileira", 2012a. 08/10: 2. Discussão
acerca da fundamentação marxista da Pedagogia Histórico-Crítica – (Convidado: JOSÉ CLAUDINEI LOMBARDI) Leituras: -
SAVIANI,
D. Da inspiração à formulação da Pedagogia Histórico-Crítica (PHC). Os três
momentos da PHC que toda teoria verdadeiramente crítica deve conter. In:
Interface (Botucatu) vol.21 no.62 Botucatu jul./set. 2017. Link: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832017000300711&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt -
LOMBARDI,
J.C. A REVOLUÇÃO SOVIÉTICA E A PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA. In: Orso, Paulino
José; Malanchen, Júlia; Castanha, André Paulo. (Organizadores). Pedagogia
histórico-crítica, educação e revolução: 100 anos da revolução russa. 2a
edição. Uberlândia: Navegando Publicações; Campinas, Autores Associados, 2018.
pp. 55-78. Link: https://www.editoranavegando.com/livro-pedagogia-historico-critica-e Saviani,
Dermeval. A PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA, AS LUTAS DE CLASSE E A EDUCAÇÃO ESCOLAR.
In: Germinal: Marxismo e Educação em Debate, Salvador, v. 5, n. 2, p. 25-46,
dez. 2013. Link: https://portalseer.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/9697/7085
Saviani,
Dermeval. Saviani, MODO DE PRODUÇÃO E A PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA. In:
Germinal: Marxismo e Educação em Debate, Londrina, v. 1, n. 1, p. 110-116, jun.
2009. Link: https://portalseer.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/9844/7129
Prado,
Jeovandir Campos do. Prática social docente : para além das primeiras
aproximações da pedagogia histórico-crítica. Orientador: Antonio Bosco de Lima.
Tese (doutorado) - Universidade Federal de Uberlândia, Programa de
Pós-Graduação em Educação. 2017. Link: https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/18965/1/PraticaSocialDocente.pdf
15/10: 3.
Fundamentos Filosóficos e Históricos da Pedagogia Histórico-Crítica – (Convidado: ANSELMO A. COLARES, CLAUDIO FELIX
DOS SANTOS e JOSÉ CLAUDINEI LOMBARDI) Leituras: Saviani,
Dermeval. Saviani, MODO DE PRODUÇÃO E A PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA. In:
Germinal: Marxismo e Educação em Debate, Londrina, v. 1, n. 1, p. 110-116, jun.
2009. Link: https://portalseer.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/9844/7129
Saviani,
Dermeval. A PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA, AS LUTAS DE CLASSE E A EDUCAÇÃO
ESCOLAR. In: Germinal: Marxismo e Educação em Debate, Salvador, v. 5, n. 2, p.
25-46, dez. 2013. Link: https://portalseer.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/9697/7085
22/10: 4.
Fundamentos psicológicos da pedagogia histórico-crítica (Convidada JULIANA PASQUALINI) Leituras: MARTINS, L.M.
Psicologia histórico-cultural, pedagogia histórico-crítica e desenvolvimento
humano. IN: MARTINS, L.M.; A.A. ABRANTES; M.G.D. FACCI (Org). Periodização
histórico-cultural do desenvolvimento psíquico: do nascimento à velhice.
Campinas : Autores Associados, 2016. L.
M. MARTINS. O desenvolvimento do psiquismo e a educação escolar: contribuições
à luz da psicologia histórico-cultural e da pedagogia histórico-crítica, 2013. L.
M. MARTINS, “Pedagogia histórico-crítica e psicologia histórico-cultural”. In:
A. C. G. MARSIGLIA (Org.), Pedagogia histórico-crítica: 30 anos, 2011, p.
43-57. MARTINS,
Lígia Márcia (2013). “Os fundamentos psicológicos da pedagogia
histórico-crítica e os fundamentos pedagógicos da psicologia
histórico-cultural”. Germinal: Marxismo e Educação em Debate, Salvador, v. 5,
n. 2, p. 130-143, dez. PASQUALINI,
J. C. Princípios para a organização do ensino na educação infantil na
perspectiva histórico-cultural: um estudo a partir da análise da prática do
professor. Araraquara: UNESP, Tese de doutorado em Educação Escolar, 2010. 29/10: 5. A
pedagogia histórico-crítica e a questão do Currículo: é possível a superação
dialética das dimensões teóricas e práticas – (Convidadas JULIA MALANCHEN e LUCIANA COUTINHO) Leituras: JACOMELI, Mara R. M.; COUTINHO, Luciana
C. S. O Trabalho Didático na História da Educação Brasileira: uma abordagem
histórico-pedagógica. In SOUZA, A. A. A de; CENTENO, C. V.; LANCILLOTTI, S. S.
P. (orgs.). O Trabalho Didático em Exame. Campo Grande, MS: Life
Editora/Editora UEMS, 2015. SAVIANI, Nereide. Saber escolar,
currículo e didática: problemas da unidade conteúdo/método no processo
pedagógico, 6ª ed. Campinas, Autores Associados, 2010. MALANCHEN, J. Cultura, Conhecimento e
Currículo: contribuições da Pedagogia Histórico-crítica. Campinas, SP: Autores
Associados, 2016. GALVÃO, Ana Carolina, Tiago Lavoura
e Lígia Márcia Martins, Fundamentos da didática histórico-crítica. Campinas,
Autores Associados, 2019. COUTINHO,
Luciana Cristina Salvatti. A questão da prática na formação do pedagogo no
Brasil: uma análise histórica. Campinas, Tese de Doutoramento em Educação,
UNICAMP, 2013. D.
SAVIANI. “A pedagogia histórico-crítica na educação do campo”, 2013b. D.
SAVIANI (2012). Escola e democracia,
41ª ed. Campinas, Autores Associados
(especialmente o 3º capítulo “Escola e democracia II – Para além da teoria da
curvatura da vara”. N.
DUARTE, “A teoria da atividade como fundamento para a educação escolar”, 2012b. J.
C. PASQUALINI. Princípios para a organização do ensino na educação infantil na
perspectiva histórico-cultural: um estudo a partir da análise da prática do
professor, 2010. A.
D’AGOSTINI e M. TRITTON. “Formação de professores e prática pedagógica:
desafios e perspectivas para uma educação transformadora”. In: SANTOS (Org.),
2013, p. 159-180. M.
L. D. VIANA. “A relação teoria e prática. Afinal, qual o lugar da prática na formação
de professores?”. In: SANTOS (Org.), 2013, p. 181-205. J.
MALANCHEN. A pedagogia histórico-crítica
e o currículo: para além do multiculturalismo das políticas curriculares
nacionais. Araraquara, Tese de Doutoramento em Educação Escolar, Faculdade
de Ciências e Letras – UNESP, 2014. 05/11: 6. A
pedagogia histórico-crítica e as possibilidades de construção da escola
unitária – (Convidados MARCOS LIMA, MARCOS FRANCISCO MARTINS e ERALDO LEME BATISTA) Leitura: MARTINS, Marcos F. “Tradução” da escola
unitária de Gramsci pela Pedagogia
Histórico-Crítica de Saviani. ETD - Educação Temática Digital, Campinas-SP, v.
20, n. 4 [p. 997-101], out./dez. 2017.
Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8649915/18673 LIMA, M.R.. A Pedagogia
Histórico-Crítica e a atualidade do trabalho como princípio educativo:
apontamentos para a prática revolucionária na educação popular. Revista
HISTEDBR-On-line. v. 16 n. 67:
mar. 2016. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8646091
Leituras
complementares: CARDOSO,
Mário M. R; MARTINS, Marcos F. A catarse na Pedagogia Histórico-Crítica.
HISTEDBR On-line, Campinas, nº 57, p. 146-164, jun2014. Disponível em: <http://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8640409>
SAVIANI,
Dermeval. MARTINS, Marcos F.; CARDOSO, Mario M. R. Catarse na pedagogia
histórico-crítica: a concepção de Saviani - Entrevista. Crítica Educativa
(Sorocaba/SP), v. 1, n. 1, p. 163-217, jan. /jun. 2015a. Disponível em: <http://www.criticaeducativa.ufscar.br/index.php/criticaeducativa/article/view/29/177>
MACIEL,
Antônio C.; JACOMELI, Mara R. M.; BRASILEIRO, Tânia S. A. Fundamentos da
educação integral politécnica: da teoria à prática. Educação & Sociedade,
v. 38, n. 139, p. 473-488, abr./jun. 2017. D. SAVIANI. “Cap. IV – Indicações para a construção do
Sistema Nacional de Educação no Brasil”. In: SAVIANI, 2014a, p. 51-74. _____. Pressupostos gramscianos da Pedagogia
Histórico-Crítica. In: Pedagogia Histórico-Crítica, quadragésimo ano: novas
aproximações. Campinas-SP: Autores Associados, 2019. DUARTE.
N. Os conteúdos escolares e a ressurreição dos mortos. Campinas, SP: Autores
Associados, 2016. BATISTA, Eraldo L.; MARSIGLIA, A. C. G. Pedagogia
Histórico-Crítica: desafios e perspectivas para uma educação transformadora.
Campinas-SP: Autores Associados, 2012. LIMA, Marcos R. Gramsci e a escola unitária: a atualidade do
trabalho como princípio educativo em tempos de reestruturação produtiva do
capital. XII Jornada do HISTEDBR. X Seminário de Dezembro. “A crise do
capitalismo e seus impactos na educação brasileira”. 2 a 4 de dez. 2014.
Disponível em: http://www.histedbr.fe.unicamp.br/acer_histedbr/jornada/jornada12/artigos/3/artigo_eixo3_176_1410738386.pdf LIMA, M.R,; LOMBARDI, J. C.; DOMINSCHEK, Desiré L. A
Pedagogia Histórico-Crítica no âmbito da educação brasileira: do senso comum à
práxis revolucionária na educação. v. 20, 1-17, e0200119, 2020. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8655835/22649 MACHADO, Lucília R. de S. Politecnia, escola unitária e
trabalho. São Paulo: Cortez: Autores Associados, 1989. 12/11 7. Contribuição da pedagogia
histórico-crítica para o desenvolvimento da prática educativa: A) educação infantil – (Convidados JORGE FERNANDO HERMIDA e SORAYA
CONDE) Leitura: SAVIANI, D. Capítulo 1 - Sobre a
natureza e a especificidade da educação. In: SAVIANI, D. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. 11. ed.
revisada. Campinas, SP: Autores Associados, 2013. SAVIANI, D. Como avançar? Desafíos
teóricos e políticos da Pedagogia Histórico-crítica hoje. In: SAVIANI, D. Pedagogia Histórico-crítica, quadragésimo
ano. Novas aproximações. Campinas: Autores Associados, 2019. SAVIANI, D. Da inspiração à formulação da
Pedagogia Histórico-crítica: os três momentos da PHC que toda teoria
verdadeiramente crítica deve conter. In: SAVIANI, D. Pedagogia Histórico-crítica, quadragésimo ano. Novas aproximações.
Campinas: Autores Associados, 2019. HERMIDA, J. F. História social da criança
proletária: Contribuições da obra de Friedrich Engels para a compreensão do
tema (no prelo). CONDE, S. F. A. Escola e a Exploração do Trabalho Infantil
na Fumicultura Catarinense.
Florianópolis, SC. Editora Em Debate. Universidade Federal de Santa
Catarina. 2016. (cap.1). FACCI,
M. G. D. (orgs.) Periodização histórico-cultural do desenvolvimento psíquico:
do nascimento à velhice. Campinas : Autores Associados, 2016. MARSIGLIA, A.C.G.; SACCOMANI, M. C.
Contribuições da periodização histórico-cultural do desenvolvimento para o
trabalho pedagógico histórico-crítico. In: MARTINS, L. M., ABRANTES, A. A., MARSIGLIA, A. C. G. (Org.). Infância e pedagogia
histórico-crítica. 1. ed. Campinas-SP: Autores Associados, 2013. NOSELLA, P. A Linha vermelha do planeta infância: o
socialismo e a educação da Criança. In: Os
Intelectuais na história da infância/ Marcos Cezar de Freitas, Moysés
Kuhlmann Jr.,orgs. - São Paulo: Cortez, 2002. 19/11 8. Contribuição da pedagogia
histórico-crítica para o desenvolvimento da prática educativa: b) Contribuição da pedagogia
histórico-crítica para o desenvolvimento da prática educativa: alfabetização e
ensino fundamental
– (Convidada ANA CAROLINA G. MARSIGLIA) Leituras: SAVIANI, D.; MARSIGLIA, A. C. G.
Prática pedagógica alfabetizadora à luz da psicologia histórico-cultural e da
pedagogia histórico-crítica. Psicologia em Estudo (ONLINE), v. 22, p.
3-13, 2017. http://www.periodicos.uem.br/ojs/index.php/PsicolEstud/article/view/31815/pdf 26/11 9. Contribuição da pedagogia
histórico-crítica para o desenvolvimento da prática educativa: c) Contribuição da pedagogia
histórico-crítica para o desenvolvimento da prática educativa: educação
especial; formação moral; educação estética – (Convidados REGIS SILVA e THIAGO XAVIER DE ABREU) Leituras: SILVA,
Régis Henrique dos Reis. Contribuições da pedagogia histórico-crítica para a
educação especial brasileira. Revista
HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 14, n. 58, p. 78-89, jan. 2015. ISSN
1676-2584. Disponível em: <https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8640380>.
Acesso em: 06 mar. 2018. doi:https://doi.org/10.20396/rho.v14i58.8640380. ABREU,
Thiago Xavier de; DUARTE, Newton. Sobre o sentido político do ensino de música
na educação escolar: das relações entre a arte e a realidade objetiva. Revista
Linhas. Florianópolis, v. 20, n. 42, p. 12-35, jan./abr. 2019. Link: https://www.revistas.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723820422019012 SANTOS, Ivone Rodrigues dos; SILVA, Régis
Henrique dos Reis. Crítica às políticas de (con)formação docente em educação
especial/inclusiva no Brasil. Revista
HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 17, n. 3, p. 906-924, dez. 2017. ISSN
1676-2584. Disponível em: <https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8650918>.
Acesso em: 06 mar. 2018. doi:https://doi.org/10.20396/rho.v17i3.8650918. BARROCO,
S. M. S. “Pedagogia histórico-crítica, psicologia histórico-cultural e educação
especial: em defesa do desenvolvimento da pessoa com e sem deficiência”. In: A.
C. G. MARSIGLIA (Org.), Pedagogia histórico-crítica: 30 anos. Campinas: Autores
Associados, 2011, p. 169-196. SAVIANI,
Dermeval. “A pedagogia histórico-crítica na educação do campo”, 2013b.
(Conferência proferida no II Seminário Nacional de Estudos e Pesquisas sobre
Educação do Campo e IV Jornada de Educação Especial no campo – Educação do
Campo: conteúdo e método. São Carlos, 16 de outubro de 2013). BUENO,
J. Z.. Fundamentos éticos e formação moral na pedagogia histórico-crítica. BUENO,
J. Z., “Ética marxista e formação moral na escola”. In: A. C. G. MARSIGLIA
(Org.), Pedagogia histórico-crítica: 30
anos, p. 91-100. ABREU,
Thiago X. Cenas da formação de um professor de música: desafios docentes e
caminhos teórico-práticos a partir da pedagogia histórico-crítica. In: Anais...
IX Encontro de Pesquisa e Extensão do Grupo Música e Educação - MusE, v. 1,
n.1, 2019. ASSUMPÇÃO,
Mariana de Cássia. Arte, educação e sociedade em György Lukács e na pedagogia
histórico-crítica. Revista Educação em Questão, Natal, v. 55, n. 44, p.
169-190, abr./jun. 2017. 03/12 10. Análise
dos diferentes processos de institucionalização da pedagogia histórico-crítica Sandra (Paraná), Marlize
(Itaipulandia), Silvana (Bauru), Neide Silveira (Cascavel), Luciana (Limeira),
Viviane (Geral: semelhanças e diferenças entre os processos) Leitura: COUTINHO,
L. C. S. Apontamentos sobre o processo de (re)estruturação do sistema de educação público municipal de
Limeira/SP. Germinal: Marxismo e Educação em Debate, Salvador, v. 5, n. 2, p.
175-189, dez 2013. Link https://portalseer.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/9708
10/12 11. Desafios
da implementação da pedagogia histórico-crítica: formas e exigências – (Convidado PAULINO J. ORSO) Leitura: ORSO, Paulino. Pedagogia
Histórico-Crítica no Campo. In:
Jaqueline Daniela Basso; José Leite dos Santos Neto; Maria Cristina dos Santos
Bezerra (Orgs) Pedagogia histórico-crítica e educação no campo: história, desafios
e perspectivas atuais. São Carlos: Pedro & João Editores e Navegando, 2016.
pp. 90-113. Link: http://www.gepec.ufscar.br/publicacoes/livros-e-colecoes/livros-gepec/pedagogia-historico-critica-e-educacao-no-campo.pdf
17/12: Seminário geral em classe para
dirimir dúvidas Obs.: Entrega de trabalho final
expressando, na forma de uma síntese pessoal, o entendimento alcançado sobre as
dimensões teóricas e práticas da pedagogia histórico-crítica. 07/01/2021 12.
CONCLUSÃO: A perspectiva da pedagogia histórico-crítica diante dos problemas da
educação brasileira no contexto da sociedade atual –
( Convidado DERMEVAL SAVIANI) Leituras: D.
SAVIANI. “Educação e contemporaneidade”. In: SAVIANI, 2013a, p. 75-87. D.
SAVIANI. “Transformações do capitalismo, do mundo do trabalho e da educação”.
In: SAVIANI, 2013a, p. 89-98. D.
SAVIANI. “O paradoxo da educação escolar: análise crítica das expectativas
contraditórias depositadas na escola”. In: SAVIANI, 2014b, p. 85-99. DUARTE.
N. Os conteúdos escolares e a ressurreição dos mortos. Campinas, SP: Autores
Associados, 2016. ATENÇÃO: ENTREGA DO TRABALHO DE FINAL DE CURSO 14/01/2021: Balanço geral. Discussões finais. Encerramento das
atividades da disciplina |
|
Faculdade de Educação - Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR), campus Sorocaba. Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR), campus São Carlos. Universidade Federal de Espírito Santo (UFES). Universidade Federal do Rio de Janeiro (UNIRIO). Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA). Universidade Estadual do Sudoeste do Estado da Bahia (UESB). Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Departamento de Educação Física - Centro de Ciências da Saúde da UFPB.Programa de Pós-graduação em Educação - Centro de Educação da UFPB. |
|
INSCRIÇÕES: do 11 de setembro até o 30 de setembro de 2020. DATA DE INÍCIO: 24 de setembro de 2020. DATA DE TÉRMINO: 14 de janeiro de 2021. DATA LIMITE PARA EMISSÃO DE CERTIFICADOS: 30 de janeiro de 2021.
|
|
Curso de extensão aberto ao público em geral: - estudantes de graduação; - estudantes de pós-graduação; - professores das redes pública e privada de ensino; - professores universitários; - membros de movimentos sociais; - público em geral.
|
|
SIGEventos | STI - Superintendência de Tecnologia da Informação - 32167000 | Copyright © 2006-2024 - UFPB - producao_sigeventos-1.sigeventos-1 v24.9.1