Tipo do Evento: | CURSO |
---|---|
Período do Evento: | 25/03/2021 a 22/07/2021 (Evento encerrado) |
Sobre: | |
Convidamos a todos e todas a participar da nossa nova proposta de Curso de Extensão, organizado pelo coletivo de professores histórico-críticos do Brasil. Desta vez, para tratar de um tema transcendente como PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA: CIÊNCIA, CURRÍCULO E DIDÁTICA. Trata-se de um curso de extensão NACIONAL, que reproduz em tempo real as palestras e o debate que fazem parte da disciplina do Curso de Pós-graduação em Educação da UNICAMP. As aulas serão ministradas por renomados professores pertencentes a essa perspectiva pedagógica emancipatória. Nesta versão, o curso de extensão será ministrado pelos programas de pós-graduação (PPGE) de duas instituições parceiras: o PPGE da Universidade Federal da Paraíba, o PPGE da Universidade Federal do Oeste do Pará e a Universidade Federal do Estado de Rio de Janeiro. ambém passou a ser o nosso parceito o sindicato de professores do Estado do Rio de Janeiro SinproRio. O curso de extensão acontecerá todas as QUINTAS FEIRAS, das 9 até as 13 horas. DATA DE INÍCIO: 18 DE MARÇO. As inscrições ficarão abertas até quatro dias após o início das aulas, para que TODOS possam usufruir do seu DIREITO À EDUCAÇÃO. O curso de extensão emitirá certificado de sessenta horas para os participantes que assinem a folha de frequência no mínimo 70% das aulas. Ajudem-nos a divulgar!
Ementa Estudo das questões teóricas e práticas da pedagogia histórico-crítica no que diz respeito à concepção marxista de ciência, método, currículo e didática, na perspectiva de assegurar a compreensão da articulação dialética da teoria pedagógica com a prática docente no desenvolvimento da atividade educacional. Objetivos 1.1. Caracterizar
o significado da pedagogia histórico-crítica como uma concepção dialética de
educação; 1.2. Compreender
os fundamentos filosóficos, psicológicos e pedagógico-didáticos a partir dos
quais a pedagogia histórico-crítica articula as dimensões teóricas e práticas
na realização da atividade educativa; 1.3. Examinar
e avaliar a contribuição da pedagogia histórico-crítica para a superação da
dicotomia entre teoria e prática que caracteriza as pedagogias hegemônicas no
contexto da educação brasileira atual. 1.4. Examinar
e avaliar a contribuição da pedagogia histórico-crítica para a articulação
dialética das dimensões teóricas e práticas nos diversos níveis e modalidades
de ensino. 1.5. Fazer um estudo teórico e prático da concepção de ciência, de currículo e didática, na perspectiva marxiana de articulação dialética entre conteúdo e forma. Conteúdo programático: TEMA: Pedagogia Histórico
Crítica: ciência, currículo e didática 1. INTRODUÇÃO:
a Pedagogia Histórico Crítica como uma teoria pedagógica marxista 2. Fundamentos
da Pedagogia Histórico-Crítica 3. Concepção
marxista de ciência e método: fundamentos da didática Histórico Crítica 4. O
desenvolvimento da escrita na perspectiva da PHC 5. As
ciências do homem na perspectiva marxista e suas contribuições para a PHC 6.
Psicologia - Contribuições da Psicologia
Histórico Cultural para a Pedagogia Histórico Crítica 7.
Ciências Humanas / Geografia e História
(espaço e tempo): conteúdo e didática na perspectiva da PHC 8 - As ciências da natureza: conteúdo e
didática do conhecimento da Natureza na perspectiva da PHC 9. Química
e Ensino de Química: conteúdo e didática na perspectiva da PHC 10. Biologia
Ensino de Biologia: conteúdo e didática na perspectiva da PHC 11. Educação
Física na educação escolar: conteúdo e didática na perspectiva da PHC 12. Educação
Especial e Artes na educação escolar: conteúdo e didática na perspectiva da PHC 13 -
Concepção politécnica de educação e a organização do trabalho escolar 14 -
Transição do Capitalismo ao novo modo de produção e a educação dos vivem do
trabalho: implementação da PHC e formação do novo homem para uma nova sociedade
15. CONCLUSÃO: perspectivas para a pedagogia histórico-crítica diante dos problemas da educação brasileira no contexto da sociedade atual Forma de trabalho: O desenvolvimento da
disciplina combinará aulas à distância, seguidas de debates ; as questões para o debate deverão ser
encaminhadas pelos participantes através do chat. EVENTUALMENTE as
disciplinas de pós-graduação poderão realizar reuniões virtuais pelo Google
Meet para o debate de questões pertinentes ao conteúdo do curso. |
|
Programa de Pós-graduação em Educação da UFPB e Programa de Pós-graduação em Educação da UFOPA. Professores responsáveis: Dr. Jorge Fernando Hermida, Dra. Maria Lilia Imbirina Sousa Colares e Rosimery da Silva Pereira. Universidade Federal da Paraíba Universidade Federal do Oeste do Pará. Universidade Federal do Estado de Rio de Janeiro |
|
PROGRAMA / CRONOGRAMA (A bibliografia destacada em amarelo são leituras obrigatórias) Horário: 09 às 13h (Horário de Brasília) 18/03: ( José Claudinei Lombardi - Zezo ) Abertura do curso; apresentação e discussão do programa 25/03: (Convidado: Dermeval Saviani Mediador/a: Rodrigo S Molina) 1. INTRODUÇÃO: a Pedagogia Histórico Crítica como uma teoria pedagógica marxista 01/04: (Convidado: Newton Duarte, Anselmo Colares; Mediador/a Soraya Conde) 2. Fundamentos da Pedagogia Histórico-Crítica 08/04: (Convidado: Ana Carolina Galvão Marsiglia, Tiago Nicola Lavoura Mediador/a Claudio Felix) 3. Concepção marxista de ciência e método: fundamentos da didática Histórico Crítica 15/04: (Convidado: Maria Claudia Sacomanni, Bruna Carvalho, Adriana Franco ; Mediador/a Maria Cristina dos Santos) 4. O desenvolvimento da escrita: conteúdo e didática na perspectiva da PHC 22/04: (Convidado: Marco Antonio de Oliveira Gomes; Lenilda R.A. de Faria, Mateus Turini ; Mediador/a Maria Amélia Dalvi) 5. As ciências do homem na perspectiva marxista e suas contribuições para a PHC: conteúdo e didática para a educação escolar 29/04: (Convidado: Marcelo Ubiali Ferracioli; Célia Regina da Silva; Mediador/a Soraya Conde) 6. Psicologia - Contribuições da Psicologia Histórico Cultural para a Pedagogia Histórico Crítica 06/05 – (Convidado: Régis H Silva, Thiago Xavier de Abreu; Mediador/a Lilia Colares) 12. Educação Especial e Artes na educação escolar : conteúdo e didática na perspectiva da PHC 13/05 – (Convidado: Marcos Antonio Campos Couto, Marcos Lima; Mediador/a Olívia) 7. Ciências Humanas / Geografia e História (espaço e tempo): conteúdo e didática na perspectiva da PHC 20/05 – (Convidado: Renata Cristina Cabrera, Júlia Mazinini Rosa; Helio da Silva Messeder Neto; Mediador/a Júlia Malanchen) 8 - As ciências da natureza: conteúdo e didática do conhecimento da Natureza na perspectiva da PHC 27/05 - (Convidado: Helio da Silva Messeder Neto, Luciana Massi; Mediador/a Gilcilene) 9. Química e Ensino de Química: conteúdo e didática na perspectiva da PHC 10/06 – (Convidado: Júlia Mazinini Rosa (biologia), Renata Cristina Cabrera; Mediador/a Maria Cristina Santos) 10. Biologia Ensino de Biologia: conteúdo e didática na perspectiva da PHC 17/06 (Convidado: Celi Taffarel, Joelma Albuquerque, Márcia Morschbachr; Mediador/a Jorge “Tom” Hermida) 11. Educação Física na educação escolar: conteúdo e didática na perspectiva da PHC 24/06 (Convidado: Gaudêncio Frigotto, Marise Nogueira Ramos; Mediador/a Rosimeri Pereira) 13 - Concepção politécnica de educação e a organização do trabalho escolar 01/07 (Convidado: Paulino J. Orso, José “Zezo” Lombardi; Mediador/a Vicente Cabrera Calheiros) 14 - Transição do Capitalismo ao novo modo de produção e a educação dos vivem do trabalho: implementação da PHC e formação do novo homem para uma nova sociedade OBSERVAÇÃO.: Entrega de trabalho final expressando, na forma de uma síntese pessoal, o entendimento alcançado sobre as dimensões teóricas e práticas da pedagogia histórico-crítica. SOMENTE PARA AQUELES MATRICULADOS NOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO. PARA OS EXTENSIONISTAS, ORGANIZAREMOS UMA CHAMADA DE ARTIGOS PARA UM DOSSIÊ OU COLETÂNEA DE LIVRO. MAS ESSA ATIVIDADE SÓ SERÁ EXECUTADA NO FINAL DA DISCIPLINA E QUANDO TENHA SE MINISTRADO TODO O CONTEÚDO TEÓRICO DO CURSO. ATENÇÃO: ENTREGA DO TRABALHO DE FINAL DE CURSO (disciplinas de pós-graduação) 08/07 (Convidado: Dermeval Saviani; Mediador/a José “ZEZO” Lombardi) 15. CONCLUSÃO: perspectivas para a pedagogia histórico-crítica (José Claudinei Lombardi - Zezo) |
|
UFPB, UFOPA, UNIRIO e SINPRORIO | |
INSCRIÇÕES: ATÉ O 24/03. | |
SIGEventos | STI - Superintendência de Tecnologia da Informação - 32167000 | Copyright © 2006-2024 - UFPB - producao_sigeventos-1.sigeventos-1 v24.9.1