PEDAGOGIA HISTÓRICO CRÍTICA:ciência, currículo e didática
Período do Evento: 25/03/2021 a 22/07/2021 (Evento encerrado)

Convidamos a todos e todas a participar da nossa nova proposta de Curso de Extensão, organizado pelo coletivo de professores histórico-críticos do Brasil. Desta vez, para tratar de um tema transcendente como PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA: CIÊNCIA, CURRÍCULO E DIDÁTICA.

Trata-se de um curso de extensão NACIONAL, que reproduz em tempo real as palestras e o debate que fazem parte da disciplina do Curso de Pós-graduação em Educação da UNICAMP. As aulas serão ministradas por renomados professores pertencentes a essa perspectiva pedagógica emancipatória.

Nesta versão, o curso de extensão será ministrado pelos programas de pós-graduação (PPGE) de duas instituições parceiras: o PPGE da Universidade Federal da Paraíba, o PPGE da Universidade Federal do Oeste do Pará e a Universidade Federal do Estado de Rio de Janeiro. ambém passou a ser o nosso parceito o sindicato de professores do Estado do Rio de Janeiro SinproRio.

O curso de extensão acontecerá todas as QUINTAS FEIRAS, das 9 até as 13 horas.

DATA DE INÍCIO: 18 DE MARÇO.

As inscrições ficarão abertas até quatro dias após o início das aulas, para que TODOS possam usufruir do seu DIREITO À EDUCAÇÃO.

O curso de extensão emitirá certificado de sessenta horas para os participantes que assinem a folha de frequência no mínimo 70% das aulas.

Ajudem-nos a divulgar!

Ementa

Estudo das questões teóricas e práticas da pedagogia histórico-crítica no que diz respeito à concepção marxista de ciência, método, currículo e didática, na perspectiva de assegurar a compreensão da articulação dialética da teoria pedagógica com a prática docente no desenvolvimento da atividade educacional.

Objetivos

1.1.  Caracterizar o significado da pedagogia histórico-crítica como uma concepção dialética de educação;

1.2.  Compreender os fundamentos filosóficos, psicológicos e pedagógico-didáticos a partir dos quais a pedagogia histórico-crítica articula as dimensões teóricas e práticas na realização da atividade educativa;

1.3.  Examinar e avaliar a contribuição da pedagogia histórico-crítica para a superação da dicotomia entre teoria e prática que caracteriza as pedagogias hegemônicas no contexto da educação brasileira atual.

1.4.  Examinar e avaliar a contribuição da pedagogia histórico-crítica para a articulação dialética das dimensões teóricas e práticas nos diversos níveis e modalidades de ensino.

1.5.  Fazer um estudo teórico e prático da concepção de ciência, de currículo e didática, na perspectiva marxiana de articulação dialética entre conteúdo e forma.

Conteúdo programático: TEMA: Pedagogia Histórico Crítica: ciência, currículo e didática​

1.  INTRODUÇÃO: a Pedagogia Histórico Crítica como uma teoria pedagógica marxista

2.  Fundamentos da Pedagogia Histórico-Crítica

3.  Concepção marxista de ciência e método: fundamentos da didática Histórico Crítica

4.  O desenvolvimento da escrita na perspectiva da PHC

5.  As ciências do homem na perspectiva marxista e suas contribuições para a PHC

6.  Psicologia - Contribuições da Psicologia Histórico Cultural para a Pedagogia Histórico Crítica

7.  Ciências Humanas / Geografia e História (espaço e tempo): conteúdo e didática na perspectiva da

PHC

8 - As ciências da natureza: conteúdo e didática do conhecimento da Natureza na perspectiva da PHC

9.    Química e Ensino de Química: conteúdo e didática na perspectiva da PHC

10. Biologia Ensino de Biologia: conteúdo e didática na perspectiva da PHC

11. Educação Física na educação escolar: conteúdo e didática na perspectiva da PHC

12. Educação Especial e Artes na educação escolar:​ conteúdo e didática na perspectiva da PHC

13 - Concepção politécnica de educação e a organização do trabalho escolar

14 - Transição do Capitalismo ao novo modo de produção e a educação dos vivem do trabalho: implementação da PHC e formação do novo homem para uma nova sociedade

15. CONCLUSÃO: perspectivas para a pedagogia histórico-crítica diante dos problemas da educação brasileira no contexto da sociedade atual

Forma de trabalho:

O desenvolvimento da disciplina combinará aulas à distância, seguidas de debates; as questões para o debate deverão ser encaminhadas pelos participantes através do chat.

EVENTUALMENTE as  disciplinas de pós-graduação poderão realizar reuniões virtuais pelo Google Meet para o debate de questões pertinentes ao conteúdo do curso.