Tipo do Evento: | CURSO |
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Período do Evento: | 08/09/2020 a 16/12/2020 (Evento encerrado) |
Sobre: | |
Curso voltado para alunos da graduação em Medicina contemplando temas relevantes da Nefrologia. O curso divide-se em dois módulos: Nefrologia Clínica e Nefrointensivismo. As aulas teóricas serão assíncronas 1 vez por semana. Também 1 vez por semana, grupos de até 8 alunos se reunirão de forma síncrona para discussão de casos clínicos, posteriores a aula, para produção de sínteses que serão enviadas ao professor. Nefrologia clínica: Avaliação da Função Renal; Interpretação do Sumário de Urina; Avaliação e Propedêutica da Hematúria; Avaliação e Propedêutica da Proteinúria; Exames de Imagem em Nefrologia Clínica; Doenças Glomerulares; Avaliação e Propedêutica dos Cistos Renais; Infecção do Trato Urinário Baixa, Alta e suas Complicações; Doença Renal Crônica; Nefrointensivismo: Hipovolemia e Choque; Ultrassonografia Point-Of-Care na Avaliação do Choque; Hipervolemia; Hiponatremia; Hipernatremia; Hipocalemia; Hipercalemia; Interpretação da Gasometria Arterial; Acidose Metabólica; Alcalose Metabólica; Lesão Renal Aguda; Necrose Tubular Aguda; Nefrite Intersticial Aguda e; Terapia Substitutiva Renal. |
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Pablo Rodrigues Costa Alves Professor de Nefrologia do Departamento de Medicina Interna, do Centro de Ciências Médicas, da Universidade Federal da Paraíba.
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CALENDÁRIO LETIVO:
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Plataforma Moodle Google Meet YouTube
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Período para Inscrição: 20 a 24.08.2020 Confirmação da Inscrição: 28 a 30.08.2020 Início do Curso: 08.09.2020 Fim do Curso: 16.12.2020 Primeira Avaliação: 20.10.2020 Segunda Avaliação: 01.12.2020 CARGA HORÁRIA DE AULA SEMANAL: 8 horas
DISTRIBUIÇÃO DA CARGA HORÁRIA SEMANAL:
As atividades da sexta-feira serão realizadas em grupo, na modalidade síncrona, através do Google Meet ou outras plataformas de videoconferência, em grupos pré-determinados de até 8 alunos. Os alunos poderão realizar em qualquer horário e, até mesmo, em outros dias, desde que o estudo dirigido do encontro seja enviado para o professor na data programada.
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Critérios de Inclusão: Alunos da Graduação em Medicina, da Universidade Federal da Paraíba, a partir do P5. |
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pablorcalves@gmail.com prca@academico.ufpb.br
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METODOLOGIA: Nesta disciplina fazemos uso das metodologias ativas de ensino-aprendizagem, mais especificamente, a aprendizagem baseada em times (ABT). Os estudantes serão distribuídos em 5 grupos de 8 alunos que irão, semanalmente, se reunir, online, via GoogleMeet®, de modo síncrono, para discussão de situações-problemas (situações simuladas construídas ancoradas na realidade) que objetivam gerar dúvidas, desequilíbrios ou perturbações intelectuais com forte motivação prática e estímulo cognitivo para evocar as reflexões necessárias à busca da resolução das situações de saúde dos personagens. Diferente da aprendizagem baseada em problemas (ABP), neste curso, as discussões de situações problema em grupo acontecerão após o aluno ter assistido as aulas teóricas e realizado a busca ativa. Nas reuniões em grupo os alunos estarão autorizados a realizar nova busca ativa e utilizar materiais de consulta para sustentar sua argumentação. Ao final de cada encontro, o grupo deverá enviar uma súmula da situação problema, explicando-a, resolvendo-a e respondendo os questionamentos que, porventura, foram realizados. Sugere-se que nas súmulas os estudantes: 1. Informem os Diagnósticos Sindrômicos; 2. Informem as Hipóteses Diagnósticas Etiológicas; 3. Informem os Diagnósticos Diferenciais; 4. Formule Hipóteses explicativas para a apresentação clínica e quadro do paciente (incluindo possíveis processo fisiopatológicos); 5. Proponham exames ou manobras para a propedêutica do problema; 6. Proponham o manejo do paciente (e, quando cabível a prescrição com posologia); 7. Respondam os questionamentos apresentados na situação problema. Estes relatórios / súmulas, serão utilizados para acompanhar o progresso dos estudantes e para avalia-los ao longo do curso. As apresentações clínicas incluem estudos e atividades que englobam epidemiologia, patogênese, fisiopatologia, história natural da doença, propedêutica semiológica, diagnóstico clínico, laboratorial e de imagem, diagnóstico diferencial, plano terapêutico e de cuidados, aspectos psicológicos, éticos e legais, acompanhamento de indicadores de qualidade e prognóstico e contemplando a prática da medicina baseada em evidências. Os disparadores das necessidades curriculares são casos clínicos, situações-problemas com suas ações controladas.
Operacionalização Online A disciplina será hospedada no Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment (Moodle®). Os encontros de ABT, em grupos, na modalidade síncrona serão realizados no GoogleMeet®. Ambas as plataformas são disponibilizadas gratuitamente pela UFPB e suportam as atividades propostas neste curso, inclusive, na hospedagem das vídeo-aulas que serão produzidas e disponibilizadas pelo professor. AVALIAÇÃO: A avaliação do estudante ocorre em processos contínuos com base em modelos formativos e somativos. É um processo de acompanhamento permanente, orientado a partir da construção de competências pela reunião dos atributos: conhecimentos, habilidades e atitudes, adotando parâmetros de caráter formativo e somativo. Avaliação formativa – tem como intuito verificar se os alunos estão atingindo os objetivos previstos durante o desenvolvimento das atividades. Visa, fundamentalmente, determinar se o aluno domina gradativa e hierarquicamente cada etapa da instrução; porque antes de prosseguir para uma etapa subseqüente de ensino-aprendizagem, os objetivos em questão devem ter seu alcance assegurado. É, principalmente, através da avaliação formativa que o aluno conhece seus erros e acertos e encontra estímulo para um estudo sistemático. Essa modalidade de avaliação é basicamente orientadora, tanto do estudo do aluno quanto do trabalho do professor. Por isso, a avaliação formativa pode ser utilizada como um recurso de ensino e como fonte de motivação. Esta avaliação está muito ligada ao mecanismo de feedback, à medida que também permite ao professor detectar e identificar deficiências na forma de ensinar, possibilitando reformulações no seu trabalho didático, visando aperfeiçoá-lo, quando ainda em curso. Essa modalidade de avaliação pode ser uma excelente ferramenta para que a maioria dos alunos alcance o objetivo desejado. · Nesta disciplina acontece através da avaliação dos casos clínicos analisados, discutidos e resolvidos pelos grupos de trabalho do Aprendizado Baseado em Times. Avaliação somativa – apresenta os produtos gerados no processo de formação, ou seja, os resultados parciais e finais alcançados, definindo a possibilidade de progressão ou retenção do estudante, sempre em caráter complementar e indissociável à avaliação formativa, sendo critério que define a aprovação ou a reprovação. Nesta disciplina, o semestre será dividido em duas unidades. Cada unidade contará com uma avaliação cognitiva teórica composta por 10 questões (valendo 10,0), sendo 7 de múltipla escolha (valendo 0,7 cada) e 3 discursivas (valendo 1,7 cada). · Unidade 1 – Nefrologia Clínica: avaliação cognitiva teórica (10,0); · Unidade 2 – Nefrologia Intensiva: avaliação cognitiva teórica (10,0); BIBLIOGRAFIA RECOMENDADA: BÁSICA 1. JOHNSON, R.L.; et al. Nefrologia clínica: Abordagem abrangente. 5 ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2016. 2. RIELLA, M. C. Princípios de nefrologia e distúrbios hidroeletrolíticos. 6 ed. Rio de Janeiro: Guanabara, 2018. 3. YU, Luis et al. Nefrologia intensiva. Rio de Janeiro: Roca, 2016. COMPLEMENTAR 1. ZATZ, Roberto. Bases fisiológicas da nefrologia. São Paulo: Atheneu, 2011. 2. MOURA, L. R. R. et al. Tratado de nefrologia. 1 ed. São Paulo: Atheneu, 2018. 3. YU, Alan et al. Brenner e Rector's The Kidney. 11 ed. Elsevier, 2019. 4. RONCO, Claudio et al. Critical care nephrology. 3 ed. Elsevier, 2017. 5. GILBERT, S et al. National Kidney Foundation Primer on Kidney Diseases. 7 ed. Elsevier, 2017. 6. JOHNSON, Richard J. et al. Comprehensive Clinical Nephrology. 6 ed. Elsevier, 2019. 7. www.uptodate.com OBJETIVOS DO CURSO: Ao final do curso espera-se que o aluno seja capaz de: 1. Listar as indicações de avaliação da função renal na atenção primária; 2. Definir Taxa de Filtração Glomerular (TFG); 3. Listar os métodos de avaliação da função renal; 4. Conhecer os marcadores séricos disponíveis para avaliação da função renal; 5. Entender a necessidade do uso da fórmula do CKD-EPI para estimativa da TFG; 6. Listar as indicações do Clearance da Creatinina em urina de 24 horas; 7. Entender que a ureia não avalia função renal; 8. Conhecer os componentes do sumário de urina; 9. Listar as indicações de sumário de urina; 10. Entender a propedêutica da hematúria; 11. Entender a propedêutica da proteinúria; 12. Definir Síndrome Nefrítica; 13. Definir (GNRP) Glomerulonefrite Rapidamente Progressiva; 14. Listar as causas primárias e secundárias de Síndrome Nefrítica; 15. Listar as causas primárias e secundárias de GNRP; 16. Listar as indicações de biópsia renal; 17. Entender a necessidade de encaminhamento para serviços de nefrologia em casos de Síndrome Nefrítica; 18. Entender a necessidade de encaminhamento para pulsoterapia de urgência em casos de GNRP; 19. Definir Síndrome Nefrótica; 20. Listar as indicações de biópsia renal; 21. Conhecer as 5 apresentações histológicas da Síndrome Nefrótica; 22. Listar as causas primárias e secundárias de Síndrome Nefrótica; 23. Entender a necessidade de encaminhamento de pacientes com Síndrome Nefrótica para nefrologia; 24. Conhecer a Nefropatia Diabética; 25. Conhecer o protocolo de rastreio da nefropatia diabética em pacientes diabéticos; 26. Entender as medidas para retardar a progressão da nefropatia diabética; 27. Entender a importância do IECA/BRA no manejo da proteinúria; 28. Definir cistite, uretrite, orquiepididimite, prostatite e pielonefrite; 29. Conhecer as indicações de exames complementares na avaliação da infecção urinária; 30. Entender o tratamento da cistite, uretrite, prostatite e orquiepididimite; 31. Entender o tratamento da pielonefrite; 32. Conhecer as complicações da pielonefrite; 33. Entender o tratamento da pielonefrite complicada; 34. Entender o tratamento da infecção urinária na gestação; 35. Conhecer as características ultrassonográficas e tomográficas de um cisto simples; 36. Conhecer as características ultrassonográficas e tomográficas de um cisto complexo; 37. Conhecer os critérios ultrassonográficos da Doença Renal Policística Autossômica Dominante; 38. Entender a Doença Renal Policistica Autossômica Dominante; 39. Identificar pacientes com hipervolemia e hipovolemia; 40. Entender o tratamento da hipervolemia e hipovolemia; 41. Conhecer os critérios ultrassonográficos para congestão pulmonar; 42. Identificar pacientes com hiponatremia e hipernatremia; 43. Conhecer as causas de hiponatremia; 44. Entender o tratamento da hiponatremia e hipernatremia; 45. Entender os distúrbios do potássio; 46. Entender a propedêutica e tratamento da acidose metabólica; 47. Entender a propedêutica e tratamento da alcalose metabólica; 48. Conhecer a lesão renal aguda, suas etiologias e tratamento; 49. Conhecer a doença renal crônica, seu diagnóstico e tratamento; 50. Listar as indicações de terapia substitutiva renal em pacientes crônicos e agudos; 51. Conhecer a distribuição corporal de água; 52. Entender o conceito de osmolaridade plasmática e seus determinantes; 53. Entender o papel da osmolaridade plasmática na distribuição de água nos compartimentos corporais; 54. Revisar conceitos de concentração e diluição urinária; 55. Revisar os mecanismos de retenção e eliminação salina pelo rim; 56. Reconhecer a hiponatremia e a hipernatremia como distúrbios da água; 57. Reconhecer a hipovolemia e a hipervolemia como distúrbios do sódio; 58. Entender a hipovolemia; 59. Listar as causas de hipovolemia; 60. Conhecer a propedêutica da hipovolemia; 61. Entender o tratamento (fluidoterapia) da hipovolemia; 62. Entender a hipervolemia; 63. Listar as causas de hipervolemia; 64. Conhecer a propedêutica da hipervolemia; 65. Entender o tratamento (diureticoterapia) da hipervolemia; 66. Definir choque; 67. Conhecer os tipos de choque (classificação de Weil); 68. Entender a aplicabilidade da ultrassonografia na avaliação do choque; 69. Conhecer os achados ecocardiográficos de Tromboembolismo Pulmonar maciço e Tamponamento Cardíaco; 70. Conhecer os artefatos encontrados na ultrassonografia pulmonar; 71. Entender o Protocolo FALLS; 72. Conhecer aspectos do diagnóstico sindrômico, laboratorial, anatomopatológico e por imagem das doenças renais. 73. Reconhecer e tratar adequadamente as afecções inflamatórias que atingem os órgãos do aparelho urinário (Rim, bexiga e Uretra). 74. Reconhecer e tratar adequadamente as doenças císticas renais; 75. Reconhecer e tratar adequadamente a doença renal crônica; 76. Reconhecer e tratar adequadamente as doenças glomerulares; 77. Entender a hiponatremia; 78. Listar as causas de hiponatremia; 79. Conhecer a propedêutica da hiponatremia; 80. Entender o tratamento da hiponatremia; 81. Conhecer a Síndrome da Antidiurese Inapropriada; 82. Conhecer a Síndrome Cerebral Perdedora de Sal; 83. Entender a hipernatremia; 84. Listar as causas de hipernatremia; 85. Conhecer a propedêutica da hipernatremia; 86. Entender o tratamento da hipernatremia; 87. Conhecer o Diabetes Insipidus Central e Nefrogênico; 88. Entender a hipocalemia; 89. Listar as causas de hipocalemia; 90. Conhecer a propedêutica da hipocalemia; 91. Entender o tratamento da hipocalemia; 92. Entender a hipercalemia; 93. Listar as causas de hipercalemia; 94. Conhecer a propedêutica da hipercalemia; 95. Entender o tratamento da hipercalemia; 96. Entender a gasometria arterial; 97. Conhecer os distúrbios ácido-base; 98. Entender a propedêutica da acidose metabólica; 99. Entender a propedêutica da alcalose metabólica; 100. Conhecer o tratamento da acidose metabólica; 101. Entender a indicação do NaHCO3 no tratamento da acidose metabólica; 102. Conhecer o tratamento da alcalose metabólica; 103. Entender a indicação de NaCl0,9% no tratamento da alcalose metabólica; 104. Definir Necrose Tubular Aguda (NTA); 105. Conhecer os achados clínicos e laboratoriais da NTA; 106. Definir Nefrite Intersticial Aguda (NIA); 107. Conhecer os achados clínicos e laboratoriais da NIA; 108. Entender o manejo da NTA e da NIA; 109. Definir Lesão Renal Aguda (LRA); 110. Avaliar a função renal de pacientes com LRA; 111. Entender a classificação do KDIGO para LRA; 112. Listar as etiologias de LRA; 113. Conhecer a propedêutica da LRA; 114. Conhecer as medidas preventivas para LRA; 115. Entender o manejo conservador da LRA; 116. Listar as indicações de diálise de urgência; 117. Conhecer as indicações de diálise precoce na LRA; 118. Conhecer a classificação de Doença Renal Crônica (DRC) do KDIGO; 119. Conhecer os fatores de risco para Doença Renal Crônica; 120. Conhecer os Determinantes Sociais de Saúde associados a DRC; 121. Entender o manejo da anemia associada a DRC; 122. Entender o manejo da doença mineral e óssea associada a DRC; 123. Conhecer as metas clínicas para retardar a progressão da DRC; 124. Conhecer as metas clínicas para prevenir a DRC; 125. Listar as opções de terapia substitutiva renal; 126. Conhecer os princípios da hemodiálise; 127. Conhecer os princípios da diálise peritoneal; 128. Conhecer os princípios do transplante renal; 129. Entender o impacto econômico da terapia substitutiva renal no SUS; 130. Entender o impacto psicológico e social da terapia substitutiva renal; |
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