Tipo do Evento: CURSO
Período do Evento: 08/06/2020 a 14/08/2020 (Evento encerrado)

Título: Laboratório de Ensino de Matemática (LEM)

Professores: Rogéria Gaudencio do Rego e Antonio Sales da Silva

Número de Vagas: 50

Público Alvo: Curso dirigido a estudantes do Curso de Licenciatura Presencial em Matemática (para aproveitamento na carga horária obrigatória de componentes flexíveis).

Ementa: Laboratório de Ensino de Matemática (LEM): definição e aspectos históricos; O LEM como espaço para ação e reflexão de docentes/discentes; Materiais manipulativos no ensino e na aprendizagem de Matemática; O LEM e as novas tecnologias.

Objetivo Geral: Conhecer a importância do Laboratório de Ensino de Matemática (LEM) como espaço de ação-reflexão para a formação de professores e para a prática docente na Educação Básica e no Ensino Superior.

Objetivos Específicos:

1. Conhecer diferentes concepções sobre LEM e refletir sobre sua importância frente a práticas pedagógicas em diferentes níveis de escolaridade;

2. Estudar metodologias que podem ser aplicadas aos diferentes tipos de elementos que compõem o acero de um LEM;

3. Refletir sobre limitações e potencialidades dos recursos didáticos no ensino de Matemática;

4. Avaliar e explorar recursos digitais na composição do acervo de um LEM.

Metodologia:

Discussão de temas/textos por meio de reuniões virtuais;

Apresentação de aulas (gravadas com recursos digitais);

Realização de palestras;

Apresentação e discussão de vídeos.

Avaliação do Processo de Ensino Aprendizagem:

- Elaboração de textos reflexivos, com base na leitura de artigos/livros;

- Participação nas discussões;

- Produção de Planos de Aula e Sequencias didáticas.

Referências Bibliográficas:

1.LORENZATO, S. (org.). O Laboratório de Ensino de Matemática na formação de professores. 1ª. Ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2006 (Coleção Formação de Professores).

2.LUCENA, R. S. Laboratório de Ensino de Matemática. Fortaleza: UAB/IFCE, 2017.

3.RÊGO, R.G; RÊGO, R.M.; VIEIRA, K.M. Laboratório de ensino de Geometria. 1ª. Ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2012 (Coleção Formação de Professores).