Tipo do Evento: | CURSO |
---|---|
Período do Evento: | 08/06/2020 a 14/08/2020 (Evento encerrado) |
Sobre: | |
Título: Laboratório de Ensino de Matemática (LEM) Professores: Rogéria Gaudencio do Rego e Antonio Sales da Silva Número de Vagas: 50
Público Alvo: Curso dirigido a estudantes do Curso de Licenciatura Presencial em Matemática (para aproveitamento na carga horária obrigatória de componentes flexíveis). Ementa: Laboratório de Ensino de Matemática (LEM): definição e aspectos históricos; O LEM como espaço para ação e reflexão de docentes/discentes; Materiais manipulativos no ensino e na aprendizagem de Matemática; O LEM e as novas tecnologias.
Objetivo Geral: Conhecer a importância do Laboratório de Ensino de Matemática (LEM) como espaço de ação-reflexão para a formação de professores e para a prática docente na Educação Básica e no Ensino Superior. Objetivos Específicos: 1. Conhecer diferentes concepções sobre LEM e refletir sobre sua importância frente a práticas pedagógicas em diferentes níveis de escolaridade; 2. Estudar metodologias que podem ser aplicadas aos diferentes tipos de elementos que compõem o acero de um LEM; 3. Refletir sobre limitações e potencialidades dos recursos didáticos no ensino de Matemática; 4. Avaliar e explorar recursos digitais na composição do acervo de um LEM. Metodologia: Discussão de temas/textos por meio de reuniões virtuais; Apresentação de aulas (gravadas com recursos digitais); Realização de palestras; Apresentação e discussão de vídeos.
Avaliação do Processo de Ensino Aprendizagem: - Elaboração de textos reflexivos, com base na leitura de artigos/livros; - Participação nas discussões; - Produção de Planos de Aula e Sequencias didáticas. Referências Bibliográficas: 1.LORENZATO, S. (org.). O Laboratório de Ensino de Matemática na formação de professores. 1ª. Ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2006 (Coleção Formação de Professores). 2.LUCENA, R. S. Laboratório de Ensino de Matemática. Fortaleza: UAB/IFCE, 2017. 3.RÊGO, R.G; RÊGO, R.M.; VIEIRA, K.M. Laboratório de ensino de Geometria. 1ª. Ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2012 (Coleção Formação de Professores). |
|
|
|||
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO 1) Laboratório de Ensino de Matemática (LEM): definição e aspectos históricos. As diferentes definições de LEM e os contextos de organização de um Laboratório de Ensino; o LEM na história do ensino de Matemática no Brasil. 2) O LEM como espaço para a ação e reflexão: estratégias metodológicas (Modelagem Matemática; Investigação; Resolução de Problemas; Uso de jogos e materiais manipulativos) para o ensino de Matemática e sua relação com o LEM. 3) Potencialidades e limitações dos materiais manipulativos no ensino e na aprendizagem de Matemática. 4) O LEM e as novas tecnologias: ferramentas digitais e LEM virtual. |
|
Plataforma online Moodle Classes | |
|
|||||
|
|||
Dúvidas podem ser esclarecidas através do e-mail: atendimentodmccen@gmail.com | |
Realização:
SIGEventos | STI - Superintendência de Tecnologia da Informação - 32167000 | Copyright © 2006-2024 - UFPB - producao_sigeventos-2.sigeventos-2 v24.9.1