Tipo do Evento: CURSO
Período do Evento: 08/06/2020 a 14/08/2020 (Evento encerrado)

Título: Uma Introdução ao Cálculo: Funções reais elementares - TURMA 01

Professor: José Gomes de Assis

Número de Vagas: 25

Público Alvo: Alunos ingressantes, alunos repetentes ou em preparação para integralizar as disciplinas de Cálculo Diferencial e Integral.

Ementa: Introdução ao conceito de funções. Funções reais elementares. Função afim, função quadrática, função modular, função exponencial, função logarítmica e funções trigonométricas

Objetivo Geral: Preparar os alunos que ingressam na UFPB para os cursos introdutórios de Cálculo Diferencial e Integral I e Cálculo Vetorial e Geometria Analítica e outras disciplinas.

Objetivos Específicos:

1.Construir a ideia intuitiva de funções;

2.Trabalhar as principais propriedades de funções: conjunto imagem, pré-imagem, injetividade, sobrejetividade, função inversa.

3.Construir o conceito de funções reais, seus elementos principais, examinar os principais tipos, suas propriedades e suas representações gráficas.

Competências e Habilidades: Resolver situações problemas que envolvam conjuntos numéricos e funções.

Referências Bibliográficas:

1. GIMENEZ, Carmen; STARKE, Rubens - Introdução ao Cálculo. Florianópolis: UFSC, 2007.

2. GUIDORIZZI, H., Cálculo vol. 1, LTC.

3. IEZZI, Gelson; DOLCE, Osvaldo; MURAKAMI, Carlos - Fundamentos da Matemática Elementar, vols. 1, 2 e 3. São Paulo: Atual, 2013.