Tipo do Evento: | SEMANA | |||||||||||||||||||||||||||||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
Período do Evento: | 03/06/2019 a 07/06/2019 (Evento encerrado) | |||||||||||||||||||||||||||||||||
Sobre: | ||||||||||||||||||||||||||||||||||
O Departamento e o Curso de Engenharia de Materiais da Universidade Federal da Paraíba em comemoração ao seu aniversário de 10 anos realizam a II Semana de Engenharia de Materiais (UFPB) com o tema: 10 anos Inovando em Ciência e Tecnologia. O evento ocorrerá nos dias 03 à 07 de junho de 2019 no Auditório do Centro de Tecnologia (CT) da UFPB e conta com o apoio do CNPq, CAPES, Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais (PPCEM), Centro Acadêmico de Engenharia de Materiais (CAEMAT), Departamento de Engenharia de Materiais, Centro de Tecnologia e UFPB. A proposta é receber aproximadamente 250 participantes, entre alunos e professores da UFPB e de instituições vizinhas, assim como profissionais da área que atuam nos setores público e privado. O objetivo do evento é apresentar e discutir os últimos avanços, tendências e demandas da área de Materiais, suas perspectivas futuras e o campo de atuação do Engenheiro de Materiais por meio de palestras convidadas de instituições de ensino e de empresas e também, minicursos com especialistas da área. O evento contará ainda com a participação de várias empresas e conselhos de fiscalização do exercício profissional como expositores. Além disso, apresentações de trabalhos na forma de pôsteres por doutorandos, mestrandos, alunos de iniciação científica e tecnológica e em conclusão de curso de graduação também constam na programação. | ||||||||||||||||||||||||||||||||||
Eventos Associados: | ||||||||||||||||||||||||||||||||||
|
||||||||||||||||||||||||||||||||||
Comissão Organizadora Prof. Danniel Ferreira de Oliveira (Chefe de Departamento) Prof. Ramon Alves Torquato
(Vice-Chefe de Departamento) Profa. Amélia S. F. e
Santos (Coordenadora do Curso de Engenharia de Materiais) Prof. Ricardo Peixoto
Suassuna Dutra (Coordenador do PPCEM) Profa. Carina G. M. e
Melo (Coordenadora de Estágio do Curso de Engenharia de Materiais) Profa. Danielle Guedes
de Lima Profa. Itamara Farias
Leite Profa. Sheila Alves
B.C. Rêgo Representante dos alunos:
Lucas Bandeira (Presidente do CAEMAT) e Rayanne Joyce Comissão Científica Prof. Bruno Alessandro Silva Guedes de Lima Prof. Daniel Araújo de Macêdo Prof. Eliton Souto de Medeiros Prof. Juliano Elvis de Oliveira Profa. Liszandra Fernanda Araujo Campos Profa. Lucineide Balbino da Silva Prof. Tiberio Andrade dos Passos |
|
03 de junho MANHÃ 07:00h - 08:00h RECEPÇÃO E INSCRIÇÃO 08:00h - 12:00h MINICURSOS
TARDE 14:00h - 18:00h MINICURSOS
04 de junho MANHÃ 07:00h - 09:00h RECEPÇÃO E INSCRIÇÃO 09:00h - 10:00h ABERTURA: Histórico do curso / Homenagem
ao Prof. Dr. Severino Jackson G. de Lima (in memoriam) 10:00h - 10h:30 COFFEE BREAK 10h:30 - 12:00h PALESTRA: Física de Materiais e as Grandes Revoluções Tecnológicas. Prof. Sérgio Machado Rezende, DF/UFPE TARDE 14:00h - 18:00h MINICURSOS
05 de junho MANHÃ 08:00h - 09:00h RECEPÇÃO E INSCRIÇÃO 09:00h - 10h:30 PALESTRA: Novos Processos de Fabricação para o Desenvolvimento de Materiais. Prof. Ricardo Artur Sanguinetti Ferreira, DEMEC/UFPE 10h:30 - 11:00h COFFEE BREAK 11:00h - 12:00h PALESTRA: Aumento da Vida Útil de Moldes de Gesso. Engo. Caio Matheus de Souza Lopes, Duratex S.A. TARDE 14:00h - 16:00h POSTERS E ESTANDES 16:00h - 16h:30 COFFEE BREAK 16h:30 - 17h:30 ESTANDES 16h:30 - 17h:30 PALESTRA: Desenvolvimentos Tecnológicos em Materiais: Históricos e Linhas de Pesquisa Atuais da Petrobras. Prof. Carlos Eduardo Aguiar Lima Rodrigues, PETROBRAS. 06 de junho MANHÃ 08:00h - 09:00h RECEPÇÃO E INSCRIÇÃO 9:00h - 10:30h PALESTRA: CERTIBIO: A experiência de um Laboratório Acreditado – Polímeros Biodegradáveis. Prof. Marcus Vinicius Lia Fook, UAEMa/UFCG 10:30h - 12:00h PALESTRA: Cimentos Especiais e com Fibras. Prof. Raul Zerbino, Universidad Nacional de la Plata, Argentina - Auditório do Hall da Direção do Centro de Tecnologia 10h:30 - 11:00h COFFEE BREAK 11:00h - 12:00h PALESTRA: O mundo das embalagens plásticas: desafios e perspectivas. Eng. Suellen Veloso Côrte Real Coutinho, Grupo Copobras TARDE 14:00h - 18:00h MINICURSOS
07 de junho MANHÃ 08:00h - 09:00h RECEPÇÃO E INSCRIÇÃO 09:00h - 10:30h PALESTRA: 1º Módulo: Materiais cerâmicos com mecanismo de auto-reparo 2º Módulo: Sólidus, a Empresa Júnior de Engenharia de Materiais e Engenharia Mecânica Prof. Carlos Alberto Paskocimas, DEMat/UFRN 10h:30 - 11:00h COFFEE BREAK 11:00h - 12:00h PALESTRA: Microlaminação de arames, Eng. Lucas Sonego Fernades, Gerdau S.A. TARDE 14:00h - 15:00h A Produtividade nos Dias de Hoje na Visão Moura, Eng. André Gustavo Ramalho Cordeiro de Barros, Acumuladores Moura S.A. (Belo Jardim - PE) 15:00h - 15h:30 COFFEE BREAK 15h:30 - 16h:30 PALESTRA: Desafios e Oportunidades do Mercado de Óleo & Gas no Brasil, Eng. Fabiano Tavares de Lima, Forship S.A. (Rio de Janeiro - RJ) 16h:30 - 17h:30 PALESTRA: Experiências na Indústria Automobilística e as Habilidades dos Profissionais do Futuro, Eng. Alysson Israel Oliveira Rocha, Fiat Chrysler S.A.(Goiana – PE)
|
|
Bloco de Multimídia, Centro de Tecnologia, Universidade Federal da Paraíba. |
|
1. INSCRIÇÕES NO EVENTO: 1.1 A inscrição on-line no evento já está aberta e deve ser realizada no sigeventos/UFPB (https://sigeventos.ufpb.br/eventos/login.xhtml). A senha para cadastro é a mesma do SIGAA, no caso de participantes internos à UFPB. No caso de participantes externos, é necessário fazer o cadastro e selecionar a opção "usuários externos" antes de acessar o sistema. 1.2 O credenciamento presencial para retirada de crachá somente será realizado mediante a entrega 2 kg de alimentos para aqueles que se inscreverem on-line, conforme descrito no subitem 1.1. Ele poderá ser realizado a partir do dia 03/06/2019 e durante todos os dias do evento, dando direito à participação em todas as atividades do evento. 1.3 Os alimentos recebidos serão doados para três grupos: 1 - Funcionários terceirizados do Centro de Tecnologia; 2 - Associação de Catadores de Materiais Recicláveis, ASCARE-JP (núcleo do Bessa); e 3 - Associação de Catadores de Materiais Recicláveis, Acordo Verde (núcleo de Mangabeira). 2. INSCRIÇÕES NOS MINICURSOS: A PARTIR DE 01/05/2019. 2.1 Só é permitida a inscrição em apenas UM minicurso de CADA BLOCO, visto que todos ocorrerão concomitantemente. 2.2 Minicursos do BLOCO I (03/06 de 08:00h às 12:00h e 14:00h às 18:00h):
2.3 Minicursos do BLOCO II (04 e 06/06 de 14:00h às 18:00h):
3 SUBMISSÃO DE TRABALHOS: 01/05/2019 a 26/05/2019 3.1 A submissão de trabalhos só poderá ser realizada após inscrição on-line no evento. Os trabalhos deverão ser submetidos como Resumo Expandido e serão apresentados na modalidade Pôster. Deve ser escrito na língua portuguesa e dividido em título, autores, corpo do texto e palavras-chave, separadas por ponto (.); 3.2 O resumo deverá conter no mínimo 150 (cento e cinquenta) e no máximo 300 (trezentas) palavras; 3.3 No mínimo três (3) e no máximo cinco (5) palavras-chave em ordem alfabética; 3.4 O preenchimento do resumo é online, tendo espaço reservado para inserir referências bibliográficas, se desejado. As palavras-chave são obrigatórias e devem ser inseridas no campo do resumo, logo abaixo do texto. 3.5 Para inscrição de participantes externos, é necessário fazer o cadastro e selecionar a opção "usuários externos" antes de acessar o sistema. 3.6 A submissão dos resumos internos à UFPB só será finalizada após aprovação do(a) orientador(a).
4 APRESENTAÇÃO DE POSTERS 4.1 Os posters deverão ter largura de 0,80 m e comprimento de até 1,20 m. O template dos posters está disponibilizado em: https://sigaa.ufpb.br/sigaa/public/curso/noticias_desc.jsf?lc=pt_BR&id=1626809¬icia=128345760. |
|
1 INFORMES GERAIS 1.1 Os certificados de participação no evento só serão emitidos para aqueles que tiverem uma frequência mínima no evento de 75%, controlada por meio de listas de presença. 1.2 Os certificados de participação no(s) minicurso(s) só serão emitidos para aqueles que tiverem uma frequência mínima de 100%, controlada por meio de listas de presença. 2. ESTANDES As empresas e conselhos expositores já confirmados para o evento são:
3 CONTATO e-mail: cgemat@ct.ufpb.br
|
|
Apoio/Patrocínio:
SIGEventos | STI - Superintendência de Tecnologia da Informação - 32167000 | Copyright © 2006-2024 - UFPB - producao_sigeventos-1.sigeventos-1 v24.9.1