Tipo do Evento: | ENCONTRO | |||||||||||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
Período do Evento: | 22/09/2021 a 24/09/2021 (Evento encerrado) | |||||||||||||||
Sobre: | ||||||||||||||||
O Núcleo de Psicologia Escolar Educacional (NUPEE) do Departamento de Psicologia da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em março de 2019, realizou o I Encontro de Psicologia Escolar Educacional da Paraíba (I EPEE-PB), no Campus I, localizado em João Pessoa. Esse primeiro encontro, que passaria a ser bienal, teve como objetivo fomentar intercâmbios entre pesquisadores, profissionais que atuam no campo da Psicologia Escolar Educacional (PEE) e estudantes de Psicologia. As atividades do I EPEE-PB englobaram Conferências, Mesas Redondas, Rodas de conversa, exposição de trabalhos em Painel, lançamento de Livro, oportunizando reflexões sobre possibilidades de atuação de psicólogas(os) no cenário educacional. O evento foi impulsionado por resultados de pesquisas, experiências de estágio supervisionado nesta área, extensão, bem como atuações de psicólogos. Com a realização do II EPEE-PB espera-se congregar pesquisadores, psicólogos escolares e estudantes de Psicologia que se interessam por questões afetas ao processo ensino-aprendizagem-desenvolvimento. Por conseguinte, o II EPEE-PB visa promover discussões teóricas, metodológicas e técnicas sobre a atuação do psicólogo em diferentes cenários educacionais contemporâneos; articular ações de pesquisa, ensino e extensão com práticas profissionais; fomentar intervenções e investigações na interface Psicologia Escolar, Aprendizagem, Desenvolvimento Humano e Processos Educacionais; instigar atuações voltadas para o compromisso social, ético e político, favorecedoras de inclusão educacional, combativas com relação a práticas de exclusão, e militantes na luta pela oficialização da inserção do profissional da Psicologia na Equipe Técnica de cenários educacionais. Mesmo frente a atual conjuntura instaurada pela pandemia da COVID-19, e visando dar continuidade às atividades e reflexões iniciadas no primeiro evento, a Comissão Organizadora considerou pertinente a proposição do segundo evento, porém por meio remoto. Espera-se que a realização do II EPEE-PB contribua, assim, para a formação e integração de graduandos e profissionais da Psicologia que atuam em cenários educacionais neste e em outros Estados, públicos ou privados, nos diversos níveis e modalidades de ensino. Evento gratuito. |
||||||||||||||||
Eventos Associados: | ||||||||||||||||
|
||||||||||||||||
Universidade Federal da Paraíba Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes Departamento de Psicologia Núcleo de Psicologia Escolar Educacional Mônica de Fátima Batista Correia Fabíola de Souza Braz Aquino Henrique Jorge Simões Bezerra Bianca Fernandes de Souza Glaydson Elder Freitas Santana da Silva Tércia Ivone Andrade de Carvalho
|
|
Programação Completa do Evento
Dia 22/09/2021
Cursos
9h às 12h "Psicologia NA escola: fundamentos, dificuldades e desafios" Profa Dra Raquel Souza Lobo Guzzo (PUC-Campinas) Soraya Sousa Gomes Teles da Silva (PUC-Campinas) "Psicologia escolar e do desenvolvimento: diálogos para a criação de relações e aprendizagem significativas" Profa Dra Pompéia Villachan Lyra (UFRPE) Profa Dra Sílvia Fernanda de Medeiros Maciel (UFPE)
14h às 17h
"Por uma Psicologia Escolar Anticapacitista: contribuições dos Estudos da Deficiência" Profa Dra Marivete Gesser (UFSC) Juliana Silva Lopes (UFSC)
"Neuropsicologia Escolar: Que fazer é esse?" Profa Dra Izabel Augusta Hazin Pires (UFRN)
19h-20h30: Conferência de Abertura Profa Dra Vera Lucia Trevisan de Souza (PUC-Campinas)
Dia 23/09/2021 – Manhã
Mesas redondas
Subtema: Formação, atuação e pesquisa em PEE
8h30-10h
"Atuação de psicólogas(os) escolares em instituições públicas de educação: percurso histórico e ressignificações de práticas a partir da formação continuada" Emanuele Martins F. Cavalcante (Prefeitura Municipal de Ingá), Laurineide L. dos Santos (Secretaria de Educação Municipal de João Pessoa), Sylvana Claudia de F. Melo (IFPB) e Ana Rogélia D. do Nascimento (UFPB) LINK: https://meet.google.com/psi-pdob-owi "Atuação e formação em Psicologia Escolar e Educacional no Maranhão: relatos de pesquisa" Pollianna Galvão S. de Matos (Universidade CEUMA e UFMA), Camila G. Ribeiro (PPGPSI/UFMA), Samuel Neves. A. Baldez (Universidade CEUMA) e Brenda Graça da Silva (Universidade CEUMA) LINK: https://meet.google.com/vgh-rfsx-www "Desafios da formação em Psicologia: compartilhando experiências de estágio desenvolvidas durante a pandemia" Aléxia Thamy G. de Oliveira (Universidade Potiguar), Amaxwell Davi B. de Souza (Universidade Potiguar), Leonardo P. da Nóbrega (Universidade Potiguar) e Larissa V. de Araújo (Universidade Potiguar) LINK: meet.google.com/dsp-wqpf-hvj
"Pesquisas em Psicologia Escolar: contribuições do Laboratório de Psicologia Escolar da Universidade de Brasília" Claisy Maria Marinho Araujo (UnB), Fabiana Darc Miranda (UnB), Luiza Santos Braga (UnB) e Thiago Lacerda Guimarães (UnB) LINK: https://meet.google.com/kda-fpvr-xef 10h30-12h
"A psicologia escolar crítica e preventiva: fundamentos para a pesquisa e intervenção em escolas da rede pública municipal" Jéssica A. de Albuquerque (Faculdades Nova Esperança), Ana Rogélia D. do Nascimento (UFPB), Cláudia Luciene de M. Silva (UFPB) e Macdouglas de Oliveira (UFPB) LINK: https://meet.google.com/bws-aadp-uov
"A Psicologia Escolar do Maranhão: Compromissos atuais na formação e atuação" - (Mesa cancelada) Rosane de Sousa Miranda (UFMA), Maria Aurea P. Silva (UFMA), Rosana Mendes E. de Figueiredo (UFMA) e Pollianna Galvão S. de Matos (Universidade CEUMA e UFMA)
"O Psicólogo Escolar na Educação Infantil: articulações entre pesquisa e atuação em Psicologia Escolar Educacional" Vanessa Porto Alexandrino (Faculdade Três Marias), Rafaela Aparecida Gomes (UFPB), Natália de Lourdes F. dos Santos (Prefeitura Municipal de João Pessoa) e Rebbeca Hellen A. Lacerda (UFPB) LINK: https://meet.google.com/zcq-ugft-yie
Dia 23/09/2021 – Tarde
Mesas Redondas
Subtemas: Psicologia Escolar, Educação Básica, Técnica e Superior; e Psicologia Escolar em Situações Emergenciais
14h-15h30
"Reconstruindo-se na Psicologia escolar: atuação e reinvenção profissional no estado do Maranhão durante a Pandemia da COVID-19" Thayara Ferreira C. Lima (IFMA), Erilane Maria dos S. Cardozo (IFMA) e Ariane Cardoso Chung LINK: https://meet.google.com/dym-fjcc-ncr "Vivências universitárias na pandemia: o impacto do modelo remoto de ensino" - (Mesa cancelada) Aline Beckmann de C. Menezes (UFPA), Matheus Silva de Souza (UFPA), Ronald Gabriel C. de Souza (UFPA) e Denilson Lima Cardoso (UFPA)
"Docência em contexto de pandemia: intervenções extensionistas do NEDEFE/UFSM" Naiana Dapieve Patias (UFSM), Elenise Abreu Coelho (UFSM) e Cristian Nunes Rodrigues (UFSM) LINK: https://meet.google.com/ixo-sptk-inq "Estágio Supervisionado em Psicologia Escolar: reconfigurando práticas na transição do ensino presencial para o remoto" Fabíola de S. Braz Aquino (UFPB), Bianca F. de Souza (UFPB), Marina T. Sá (UFPB) e Rafaela Raíssa A. dos Santos (UFPB) LINK: meet.google.com/tde-fdwv-pmr
16h-17h30
"Acolhimento no ensino superior: Contribuições da psicologia escolar" Lígia Rocha C. Feitosa (UFSC), Jéssica Petronilha (UFSC), Lígia C. Libâneo (UnB) e Júlia C. Chagas (UnB) LINK: https://meet.google.com/xrz-bavq-ahf
"A atuação do Projeto ECOAR em situações de crises" Soraya Sousa G. Teles da Silva (PUC-Campinas), Letícia M. B. de Camargo (PUC-Campinas), Laura Lorenzetti (PUC-Campinas) e Raquel S. Lobo Guzzo (PUC-Campinas) LINK: https://meet.google.com/erv-tirk-bup
"Psicologia escolar online: possibilidades e entraves" Nadja Maria V. da Silva (UFAL), Angelina N. Vasconcelos (PPGP/UFAL) e Lucas L. P. de Sousa (UFPE) LINK: https://meet.google.com/sbk-zqmc-rmw "Contribuições em Psicologia na Educação para Inclusão Escolar de Estudantes Autistas durante a COVID-19: relatos de experiência" Pollianna Galvão (Universidade CEUMA e UFMA), Daniel Matos (Instituto Evoluir e PPGP/UFMA), Thalita Sousa (Instituto Evoluir) e Creuziana Xavier (Instituto Evoluir e PPGP/UFMA) LINK: https://meet.google.com/obi-anox-bgx
Dia 24/09/2021 – Manhã
Mesas Redondas
Subtema: Psicologia Escolar, Direitos Humanos e Diversidade; e Psicologia Escolar em Situações Emergenciais
8h30-10h
"Psicologia escolar crítica e desafios epistemológicos, técnicos e éticos da educação inclusiva" Nadja Maria V. da Silva (UFAL), Monica de Fátima B. Correia (UFPB) e Henrique Jorge S. Bezerra (UFPB) LINK: https://meet.google.com/huh-jvgz-eve
"Pesquisas em Psicologia na Educação no Maranhão para a inclusão escolar de estudantes com deficiência" Pollianna Galvão S. de Matos (Universidade CEUMA e UFMA), Daniel Matos (Instituto Evoluir e PPGP/UFMA), Maiara A. Muniz (PPGP/UFMA) e Samuel N. A. Baldez (Universidade CEUMA) LINK: https://meet.google.com/bip-wgnz-wgw
"Discutindo sobre a inclusão escolar de pessoas com altas habilidades/superdotação, pessoas cegas e pessoas com a SCZv" Fabíola Mônica da S. Gonçalves (UFPE), Keilla Rebeka S. O. de Freitas (UFPB) e Daniele S. Veras (UNISÃOMIGUEL) LINK: https://meet.google.com/nkv-jaat-djc
"Acompanhamento Terapêutico Esco(lar): reinvenções da prática em um contexto de isolamento atípico" Verônica Gomes Nascimento (UNINASSAU), Maeve Pamela S. Silva (UFBA), Ana Beatriz G. Teixeira (UFBA) e Niara de A. V. Querino (UFBA) LINK: meet.google.com/spd-wmsu-zhe
“Formação continuada e suas contribuições para a prática profissional de psicólogas escolares em situação de ensino remoto emergencial” Emanuele M. F. Cavalcante (Prefeitura Municipal de Ingá), Girlene Vieira Lopes (CRP-13) e Laudiceia R. Dionísio (Prefeitura Municipal de João Pessoa) LINK: https://meet.google.com/xvw-bbvb-vqo
10:30h-12h
Subtema: Psicologia Escolar, Direitos Humanos e Diversidade; e Psicologia Escolar em Situações Emergenciais
“Inclusão Escolar de pessoas com Transtorno do Espectro Autista: intervenções mediadas pela internet com crianças, acadêmicos e professores” Regina Basso Zanon (UFGD), Gabriela de Lima (UFGD), Ana Gabriela R. Araújo (UFRS) e Fabiana M. de Ávila (UFGD) LINK: https://meet.google.com/mkp-kwhk-zjp
“Formação profissional para inclusão de pessoas com deficiência” Aline Beckmann de C. Menezes (UFPA), Raphaella Duarte L. de Albuquerque (UFPA), Luã Lincoln M. de Figueiredo (UFPA) e Henrique Jorge S. Bezerra (UFPB) LINK: https://meet.google.com/kvd-hgbg-zye
“Aprendizagem, Desenvolvimento e atuação do psicólogo em contextos educacionais a partir de diferentes perspectivas” Monica de Fátima B. Correia (UFPB), Keilla Rebeka S. O. de Freitas (UFPB) e Clara Raissa F. de Melo (UFPE) LINK: https://meet.google.com/sku-vrub-pud
“Espaço de Acolhimento Entre Nós: Intervenções possíveis com atores escolares” Verônica Gomes Nascimento (UNINASSAU), Alice Brito Pinheiro (UFBA), Crisleane de Araújo Silva (UFBA) e Niara de Albuquerque V. Querino (UFBA) LINK: https://meet.google.com/djv-vdmi-ybq
“Psicologia Escolar e o Ensino Remoto: Desafios de atuação do Psicólogo Escolar e aprendizagem em tempos de pandemia” Clara Raissa F. de Melo (UNINASSAU), Júlia A. Ferreira e Arnaldo F. da Silva Júnior (UNINASSAU) LINK: https://meet.google.com/vcx-aybc-ups
24/09/2021 – Tarde
Mesas Redondas
Subtema: Psicologia Escolar, Aprendizagem e Desenvolvimento Humano
14h-15h30
“A arte na construção de espaços dialógicos com adolescentes durante a pandemia: contribuições a partir da Psicologia Histórico-Cultural” Guilherme S. Arinelli (PUC-Campinas), Thiago G. de Andrade (PUC-Campinas), Rômulo L. da Silva (PUC-Campinas) e Matheus Henrique da S. Rocha (PUC-Campinas) LINK: https://meet.google.com/mgm-tfaa-dnp
“Trajetórias escolares não lineares: a construção de projetos de vida com estudantes em situação de vulnerabilidade pertencentes à rede pública estadual de ensino médio em Salvador” Dionis S. de Souza (UFBA), Ayla A. Galvão (UFBA), Edla Régia dos Passos (Secretaria de Educação da Bahia) e Julie Anne Gomes Cruz (UFBA) LINK: meet.google.com/ozs-uuoz-wmv
“Projeto ECOAR: caminhos possíveis na escola durante a pandemia” Soraya S. G. Teles da Silva (PUC-Campinas), Laís Castro (PUC-Campinas), Letícia G. Martins (PUC-Campinas) e Larissa C. de Sousa (PUC-Campinas) LINK: https://meet.google.com/zxk-fnbt-oak
“Tecnologias e processos educativos: da potencialidade à desigualdade de oportunidades” Algeless Milka P. M. da Silva (UFDPar), Mônica de Fátima B. Correia (UFPB), Ângela Fátima Soligo (UNICAMP) e Carla Andréa Silva (UFPI) LINK: https://meet.google.com/woy-wymx-str “A pesquisa no contexto da educação infantil: pressupostos teórico- metodológicos e interlocuções entre a Psicologia do Desenvolvimento e a Psicologia Escolar” Fabíola de S. Braz Aquino (UFPB), Jéssica A. de Albuquerque (Faculdade Nova Esperança), Vanessa da C. Alexandrino (Faculdade Três Marias) e Ingrid Rayssa L. Ferreira (UFPB) LINK: https://meet.google.com/kvn-eham-yps
16h-17h30: Conferência de Encerramento Profª. Drª. Maria Stella Coutinho de Alcântara Gil LINK: https://meet.google.com/bnz-zkrv-irj |
|
Todo a programação do evento ocorrerá por meio de plataformas virtuais. | |
INSCRIÇÕES De Mesas Redondas: 01/05 a 15/06/2021 De Participantes: 01/08 a 20/09/2021
|
|
NORMAS PARA ELABORAÇÃO DOS RESUMOS DE MESAS REDONDAS 1. O Resumo deve ser original, em formato word, escrito na língua portuguesa e dividido em título, corpo do texto e palavras-chave, separadas por ponto. 2. Título: colocar o título da atividade em espaçamento simples, somente a primeira letra maiúscula, fonte times new roman 12, centralizado. 3. Subtema: indicar o subtema relacionado acima do corpo do resumo:
4. Corpo do resumo: deve conter, no máximo, 550 palavras. O coordenador da mesa elaborará o resumo a partir do material enviado pelos componentes da atividade. 5. Palavras-chave: deve conter, no máximo, 04 palavras-chave. 6. O resumo deverá incluir uma apresentação ou visão geral sobre o tema a ser discutido, com definição dos objetivos e relevância da mesa (pesquisa, extensão ou intervenção). 7. O resumo não poderá conter tabelas, figuras, imagens, caracteres especiais, notas de rodapé, citações ou referências. 8. Indicar o apoio financeiro e/ou bolsas, caso haja. 9. O resumo deve retratar pesquisas, projetos de extensão, relatos de experiências e proposições do campo da psicologia escolar educacional. 10. Submissões serão realizadas exclusivamente via Sigeventos; 11. O resumo deve ser anexado no final do procedimento de submissão. Antes disso, no campo referente ao resumo, deve ser indicado o subtema do trabalho; 12. Serão permitidas no máximo quatro submissões por proponente; 13. O Coordenador/proponente da mesa deve ser psicólogo, com pós-graduação lato ou stricto sensu; 14. Cada Mesa Redonda deve ser composta de 3 a 4 participantes, incluindo a(o) proponente; 15. A duração de cada Mesa Redonda é de 1h e 30min. Nos casos das mesas compostas de 4 participantes, cada um tem 15 minutos para apresentação. Já em casos de 3 integrantes, o tempo de exposição é de 20 minutos, cada. Em ambas as situações, os 30 minutos restantes são destinado para discussão; 16. As propostas submetidas devem contemplar as diferentes apresentações das Mesas Redondas; 17. Os resumos de trabalhos submetidos serão avaliados pela Comissão Científica do evento. Passo a passo para submissão dos resumos de trabalhos para as Mesas Redondas: https://www.instagram.com/p/COgFTR6gHma/ |
|
Em caso de dúvidas, entrar em contato pelo email do evento: epeepb@gmail.com | |
SIGEventos | STI - Superintendência de Tecnologia da Informação - 32167000 | Copyright © 2006-2024 - UFPB - producao_sigeventos-1.sigeventos-1 v24.2.0