Event Type: ENCONTRO
Event Period: Sep 22, 2021 a Sep 24, 2021 (Evento encerrado)

O Núcleo de Psicologia Escolar Educacional (NUPEE) do Departamento de Psicologia da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em março de 2019, realizou o I Encontro de Psicologia Escolar Educacional da Paraíba (I EPEE-PB), no Campus I, localizado em João Pessoa. Esse primeiro encontro, que passaria a ser bienal, teve como objetivo fomentar intercâmbios entre pesquisadores, profissionais que atuam no campo da Psicologia Escolar Educacional (PEE) e estudantes de Psicologia. As atividades do I EPEE-PB englobaram Conferências, Mesas Redondas, Rodas de conversa, exposição de trabalhos em Painel, lançamento de Livro, oportunizando reflexões sobre possibilidades de atuação de psicólogas(os) no cenário educacional. O evento foi impulsionado por resultados de pesquisas, experiências de estágio supervisionado nesta área, extensão, bem como atuações de psicólogos.

Com a realização do II EPEE-PB espera-se congregar pesquisadores, psicólogos escolares e estudantes de Psicologia que se interessam por questões afetas ao processo ensino-aprendizagem-desenvolvimento. Por conseguinte, o II EPEE-PB visa promover discussões teóricas, metodológicas e técnicas sobre a atuação do psicólogo em diferentes cenários educacionais contemporâneos; articular ações de pesquisa, ensino e extensão com práticas profissionais; fomentar intervenções e investigações na interface Psicologia Escolar, Aprendizagem, Desenvolvimento Humano e Processos Educacionais; instigar atuações voltadas para o compromisso social, ético e político, favorecedoras de inclusão educacional, combativas com relação a práticas de exclusão, e militantes na luta pela oficialização da inserção do profissional da Psicologia na Equipe Técnica de cenários educacionais.

Mesmo frente a atual conjuntura instaurada pela pandemia da COVID-19, e visando dar continuidade às atividades e reflexões iniciadas no primeiro evento, a Comissão Organizadora considerou pertinente a proposição do segundo evento, porém por meio remoto. Espera-se que a realização do II EPEE-PB contribua, assim, para a formação e integração de graduandos e profissionais da Psicologia que atuam em cenários educacionais neste e em outros Estados, públicos ou privados, nos diversos níveis e modalidades de ensino.

Evento gratuito.

Associated Events:
Period of Event
CURSO - Neuropsicologia Escolar: Que fazer é esse? Sep 22, 2021 a Sep 22, 2021 (Evento encerrado)
CURSO - Por uma Psicologia Escolar Anticapacitista: contribuições dos Estudos da Deficiência Sep 22, 2021 a Sep 22, 2021 (Evento encerrado)
CURSO - Psicologia escolar e do desenvolvimento: diálogos para a criação de relações e aprendizagem significativas Sep 22, 2021 a Sep 22, 2021 (Evento encerrado)
CURSO - Psicologia na escola: fundamentos, dificuldades e desafios Sep 22, 2021 a Sep 22, 2021 (Evento encerrado)

SIGEventos | STI - Superintendência de Tecnologia da Informação - | Copyright © 2006-2021 - UFPB - producao_sigeventos-1.sigeventos-1 v21.10.1