Tipo do Evento: | CICLO |
---|---|
Período do Evento: | 01/06/2021 a 13/07/2021 (Evento encerrado) |
Sobre: | |
O "Ciclo de Debates sobre Pedagogia e suas configurações identitárias" é uma ação desencadeada de uma agenda institucional do Centro de Educação (CE) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) para discussão crítica e mobilização em torno do curso Pedagogia em um momento de revisão das diretrizes curriculares nacionais desse curso pelo Conselho Nacional de Educação (CNE). Tal revisão sinaliza comprometer-se com uma lógica neoeficientista, da qual podem emanar mudanças profundas na formação de pedagogas/os que descaracterizam a complexidade teórico-prática do campo pedagógico e negam as referências de décadas de pesquisas desenvolvidas por Instituições de Ensino Superior (IES) e associações científicas representativas do campo. Essa ação destina-se a professoras/es dos departamentos que se inserem nos cursos de Pedagogia do CE/UFPB e é organizada pelo Grupo de Trabalho (GT) Pedagogia. Contando com a interlocução de expositoras que alimentam o debate teórico-formativo da Pedagogia no Brasil com pesquisas nacionalmente referenciadas, o Ciclo objetiva: a) deflagrar, no CE/UFPB, uma pauta de debates sobre Pedagogia como campo de conhecimento e campo de práticas profissionais; b) envolver professoras/es dos cursos de Pedagogia em um espaço interdepartamental para análise das condições e contradições que envolvem a trajetória brasileira de formação de pedagogas/os; c) subsidiar a reformulação dos Projetos Pedagógicos dos Cursos de Pedagogia do CE/UFPB em uma perspectiva alternativa aos direcionamentos que estão postos pelas políticas neoeficientistas assumidas pelo CNE. A organização do ciclo está dividida em duas etapa: a primeira volta-se para docentes dos cursos de Pedagogia do CE e a segunda envolverá todos os segmentos da comunidade acadêmica.
|
|
Grupo de Trabalho (GT) Pedagogia - Centro de Educação/Universidade Federal da Paraíba Constituido por: Profa. Dra. Ana Cláudia da Silva Rodrigues (DFE/UFPB) Profa. Dra. Elzanir dos Santos (DME/UFPB) Profa. Dra. Francisca Alexandre de Lima (DEC/UFPB) Profa. Dra. Isabel Marinho da Costa (DME/UFPB) Prof. Dr. José Leonardo Rolim de Lima Severo (DHP/UFPB) Profa. Dra. Maria Alves de Azerêdo (DME/UFPB)
|
|
Os encontros ocorrerão das 14 às 16 horas em sala do Meet cujo link será enviado para as pessoas inscritas. Leituras indicadas para o primeiro
encontro (com Selma G. Pimenta): PIMENTA, Selma Garrido. Para uma
re-significação da Didática: Ciências da Educação, Pedagogia e Didática (uma
revisão conceitual e uma síntese provisória. In: PIMENTA, SelmaGarrido (Org.). Didática e
Formação de Professores: percursos e perspectivas no Brasil e em
Portugal. São Paulo: Cortez, 1997. P. 19-76. Disponível em: FRANCO, Maria
Amélia S.; LIBÂNEO, José Carlos; PIMENTA, Selma Garrido. As dimensões
constitutivas da Pedagogia como campo de conhecimento. Educação em foco, v. 14, n. 17, p. 55-78. Disponível em: https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/103 PIMENTA,
Selma Garrido; PINTO, Umberto de Andrade; SEVERO, José Leonardo Rolim de. A
Pedagogia como lócus de formação de educadores/as: desafios epistemológicos e
curriculares. Práxis Educativa,
Ponta Grossa, v. 15, 1-20, 2020. Disponível
em: https://revistas2.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/15528
Leituras indicadas para o segundo encontro (com
Maria Amélia Santoro Franco) FRANCO, Maria Amélia
Santoro. Pedagogia e prática docente.
São Paulo: Cortez, 2012. FRANCO, Maria Amélia Santoro.
Pedagogia: por entre resistências e insistências. Revista Espaço do Currículo. v. 10, n. 2, p. 161–173, 2017.
Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/article/view/rec.v10i2.35361
Leituras indicadas para o segundo encontro (com Leda
Scheibe) SCHEIBE , Leda. Diretrizes curriculares para o Curso de Pedagogia: trajetória longa e inconclusa . Cadernos de Pesquisa, v.37, n. 130, p.43 - 62, jan./abr..2007. Disponível em: SciELO - Brasil - Diretrizes curriculares para o curso de pedagogia: trajetória longa e inconclusa Diretrizes curriculares para o curso de pedagogia: trajetória longa e inconclusa BAZZO, Vera; SCHEIBE, Leda . De volta para o futuro: Retrocessos na atual política de formação docente . In Revista Retratos da Escola, Brasília, v. 13, n. 27, p. 669-684, set./dez. 2019. Disponível em: <http://retratosdaescola. SCHEIBE , Leda .Formação de Professores: políticas em construção, concepções em disputa. In: DOURADO, L.F. (Org) PNE, políticas e gestão da educação: novas formas de organização e privatização.(Meio Eletrônico) - Brasília: Anpae, 2020. (encaminhoo E-BOOK em anexo) |
|||||||
Inscrições: de 24 a 31 de maio de 2021 | |
jose.leonardo@academico.ufpb.br | |
Realização:
Apoio/Patrocínio:
SIGEventos | STI - Superintendência de Tecnologia da Informação - 32167000 | Copyright © 2006-2025 - UFPB - producao_sigeventos-2.sigeventos-2 v25.6.0