Tipo do Evento: PALESTRA
Período do Evento: 18/05/2021 a 18/05/2021 (Evento encerrado)

O Grupo de Pesquisa em Ensino das Artes Visuais (GPEAV), vinculado ao Programa Associado de Pós-graduação em Artes Visuais (PPGAV) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), convida o público para participar da 19ª SEMANA NACIONAL DE MUSEUS, um encontro on-line sobre as Re-existências em um futuro do presente para os museus, palestra com a Mestra em Artes Visuais Juliana Alves Xukuru e mediação de Maria Emilia Sardelich, pesquisadoras do GPEAV/UFPB, dia 18/05/2021, das 9:00hs às 10:00 hs.

O GPEAV é certificado pela Pró-Reitoria de Pós-graduação e Pesquisa da UFPB e registrado no Diretório Nacional de Grupos de Pesquisa do CNPq, desde 2007. Tem produzido trabalhos significativos no campo educacional, participando de congressos e outros fóruns de discussão em torno das políticas públicas voltadas para a educação no município de João Pessoa e no estado da Paraíba

A SEMANA NACIONAL DE MUSEUS é uma ação anual coordenada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), que se iniciou em 2003, para comemorar o Dia Internacional dos Museus (18 de maio) junto ao Conselho Internacional de Museus (ICOM). O Tema de 2021 provoca os participantes a transver os museus.

O GPEAV/UFPB se soma aos esforços do Ibram/ICOM para discutir sobre as nossas responsabilidades em relação às práticas e performances que estimulam, promovem e legitimam narrativas. Quais as vozes presentes na futura polifonia a ser construída nos/pelos museus?