Tipo do Evento: | OFICINA |
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Período do Evento: | 12/03/2024 a 12/03/2024 (Evento encerrado) |
Sobre: | |
Objetivo Geral Capacitar os participantes com habilidades práticas e conhecimentos específicos sobre
gêneros literários e sobre as políticas nacionais de distribuição e qualificação de acervos
para as bibliotecas escolares públicas. Objetivos específicos • Apresentar uma visão abrangente dos principais gêneros literários, incluindo
ficção, não ficção, poesia, drama, entre outros, destacando suas características
distintas e exemplos representativos. • Explorar as políticas nacionais vigentes relacionadas à distribuição e qualificação
de acervos para as bibliotecas escolares públicas, destacando os critérios de
seleção, as diretrizes de aquisição e as práticas recomendadas. • Analisar o impacto das escolhas de gêneros literários nos acervos das
bibliotecas escolares públicas, considerando a diversidade de interesses e
necessidades dos estudantes e promovendo a formação de leitores críticos e
apaixonados. • Discutir estratégias eficazes para a curadoria e manutenção de acervos em
bibliotecas escolares públicas, incluindo a identificação de obras relevantes, a
renovação periódica do material e a promoção de uma cultura de leitura. • Oferecer orientações práticas sobre como os participantes podem colaborar
com as políticas de distribuição e qualificação de acervos em suas próprias
comunidades educacionais, incluindo o envolvimento com o processo de
seleção de obras e a promoção da leitura entre os alunos. • Facilitar discussões e trocas de experiências entre os participantes, permitindo
que compartilhem ideias, desafios e melhores práticas relacionadas ao
desenvolvimento e manutenção de acervos em bibliotecas escolares públicas. • Fornecer recursos e materiais complementares aos participantes, incluindo
listas de leitura recomendadas, ferramentas de avaliação de acervos e modelos
de políticas de biblioteca escolar, para apoiar sua atuação como agentes de
mudança na promoção da leitura e da literatura. Metodologia A oficina será conduzida em dois momentos distintos: um teórico e outro prático, com o
objetivo de proporcionar uma abordagem completa e dinâmica sobre gêneros literários
e políticas de distribuição de acervos para bibliotecas escolares públicas. No primeiro
momento, serão realizadas aulas expositivas, onde os ministrantes apresentarão os
conceitos teóricos fundamentais relacionados aos gêneros literários e às políticas de
distribuição de acervos. Durante essas sessões, os participantes serão encorajados a
interagir, levantando questões, participando de discussões e compartilhando suas
perspectivas. Já no segundo momento, os participantes serão envolvidos em atividades
práticas que visam aplicar os conhecimentos adquiridos na primeira parte da oficina. Por
meio de exercícios de análise de obras literárias, discussões em grupo e simulações de
situações reais enfrentadas por bibliotecários escolares, os participantes terão a
oportunidade de vivenciar na prática os conceitos abordados.
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Associação Profissional de Bibliotecários da Paraíba, em parceria com a Coordenação do Curso de Biblioteconomia da UFPB, Centro Acadêmico - CABIBLIO, Conselho Regional de Biblioteconomia 15ª Região e o Departamento de Ciência da Informação da UFPB. | |
Aula 1 – A promoção e o acesso ao livro literário no Brasil do PNBE ao PNLD
Literário: avaliação, seleção e distribuição.
As não tão recentes alterações nas políticas de distribuição de obras literárias para as
escolas públicas brasileiras trouxeram mudanças significativas para o ensino e
promoção da literatura, dentre elas a seleção de obras por parte dos professores dessas
escolas participantes do programa. Para cumprir os objetivos de levar a essas escolas
um livro literário de qualidade e próximo aos estudantes o programa passa por várias
etapas, que vão desde a publicação do edital até a chegada e leitura das obras nas
escolas. Alguns documentos orientam os processos de avaliação e seleção das obras,
dentre eles o edital e o guia, sendo esse último direcionado às escolas e professores.
Será apresentado aos professores essas mudanças na transição dos programas, bem
como os objetivos do PNLD Literário, seus processos e procedimentos. Aula 2 – Classificação e catalogação de gêneros da Literatura Infantil e Juvenil
Na segunda aula, vamos nos concentrar na classificação e catalogação dos diversos
gêneros que compõem a Literatura Infantil e Juvenil. Abordaremos as características
distintas de cada gênero e discutiremos estratégias eficazes para a organização e
identificação dessas obras em bibliotecas escolares. Nosso intuito é proporcionar aos
participantes uma compreensão abrangente dos principais gêneros literários destinados
ao público infantil e juvenil. Durante a aula, os participantes terão a oportunidade de
aplicar os conhecimentos adquiridos em exercícios práticos de classificação de obras
literárias. Discutiremos também os desafios e considerações práticas na organização de
acervos de Literatura Infantil e Juvenil, incluindo questões de acessibilidade e
diversidade. Ao final desta aula, os participantes estarão mais capacitados para organizar
e classificar o acervo de Literatura Infantil e Juvenil em bibliotecas escolares,
promovendo assim o acesso à leitura e contribuindo para o desenvolvimento de leitores
críticos e apaixonados.
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