Tipo do Evento: | FÓRUM |
---|---|
Período do Evento: | 05/08/2021 a 05/08/2021 (Evento encerrado) |
Sobre: | |
Disciplina de Didática na formação inicial de professores Este “Fórum de Didática” envolverá estudantes das diversas licenciaturas do CCAE/UFPB - Campus IV e docentes da Educação Básica. Esse espaço apresenta-se como lócus privilegiado para (re)encontro com a Didática e possibilitará aos sujeitos envolvidos uma experiência de formação e pesquisa ao exercitarem o ato de apreender, de revisitar suas experiências (discentes e docentes) e de refletirem sobre o que viveram em relação à Didática. Isso implica levar os participantes a narrar suas experiências em relação ao ensino de Didática; intercruzar com as experiências de outrem, apreender melhor a Didática e, no caso específico dos professores da Educação Básica, tomar consciência da sua própria Didática profissional. Ademais, a realização dessa atividade exigirá dos participantes um movimento pedagógico de olhar a sua própria história e se embrenhar no passado, no presente e, por consequência, planificar novos sentidos e jeitos de ser/exercer à docência. Assim, é nessa perspectiva que esse Fórum permitirá aos participantes, de certo modo, um reencontro também com as suas experiências no campo da Didática. O objetivo é, assim, propiciar situações de (re)encontro dos participantes com a Didática em suas diferentes nuanças.A “Disciplina de Didática na formação inicial de professores de informática: uma amostragem nacional” será a temática norteadora da explanação da profa. Érica Martins Siqueira. No tocante aos relatos orais/ou escritos dos estudantes e professores convidados para o fórum, serão orientados pela seguinte formulação: “Minhas experiências no campo da Didática”. Com essa dinâmica, espera-se contribuir para a mobilização de saberes sempre fomentando o agir e o pesquisar. Parafraseando Franco (2019), compreendemos que esses relatos orais/ou escritos nos permitirão olhar para a formação que acontece hoje nas licenciaturas e analisar o vivido de forma consciente e crítica, e, assim, nos constituirmos como pesquisadores de nós mesmos.Público alvo:Estudantes bolsistas e voluntários do Laconex@o | UFPB; profissionais da Educação Básica e demais estudantes das licenciaturas e pesquisadores/as com interesse na abordagem.Sinta-se em “casa” e fique à vontade para participar e contribuir para as discussões no campo da Didática na formação dos professores.Seja bem-vindo/a! #probexufpb Centro de Ciências Aplicadas e Educação | CCAE | Campus IVDepartamento de Educação | DED************************************************************************************************************************** Referências: FRANCO, Maria Amélia Santoro. Formação continuada de/para/com docentes: para quê? para quem?. In: IMBERNON, Francisco; NETO, Alexandre Shigunov; FORTUNATO, Ivan (Org.). Formação permanente de professores: experiências ibero-americanas. São Paulo: Edições Hipótese, 2019, p. 96-109. |
|
Este Fórum faz parte dos objetivos mais amplos do "Laboratório de Práticas, Estudos e Pesquisas em Formação de Professores - Universidade e Escolas de Educação Básica (Laconex@o | UFPB)", por meio do Projeto de Extensão: "(RE) ENCONTRO COM A DIDÁTICA: PASSADO, PRESENTE E FUTURO". Esse projeto debruça-se sobre a Didática e sua importância na/e para a formação dos estudantes das licenciaturas, bem como na organização pedagógica das escolas e na formação continua dos professores da Educação Básica. Algumas questões básicas norteiam este projeto, a saber: Qual o impacto das investigações em Didática no ensino de Didática nas licenciaturas e nas práticas dos professores da Educação Básica? Como podemos preparar os futuros professores e os atuais professores da Educação Básica para lidar com os desafios que as escolas lidam cotidianamente? O que devem, então, (re)apre(e)nder os estudantes das licenciaturas e os professores da Educação Básica sobre a Didática? O objetivo é desenvolver estudos, pesquisas e práticas de extensão no campo da Didática de forma a calibrar a teoria com ações de formação e a realidade vivida nas escolas e no processo de formação contínua dos professores da Educação Básica.PALAVRAS-CHAVE: Didática. Ensino de Didática. Licenciaturas. Universidade e Escolas de Educação Básica.Conex@es/Colaborações:
|
|
Dia: 05 de agosto às 19hLink: https://meet.google.com/mgt-spgo-jce?authuser=2&hl=pt_BR
Exposição pela profa. convidada: Érica Martins Siqueira Disciplina de Didática na formação inicial de professores de informática: uma amostragem nacional
Mediação: Liliane Gomes Barbosa e Daniel Rodrigues Coordenação: Rosana Rodrigues e Prof. Osmar Hélio Araújo Finalizando com música: Felícia Teixeira - @feliciateixeira Sobre a profa. Érica Martins Siqueira: |
|
Canal: Google Meet O link para a webconferência será enviado antes do evento. Já estamos ansiosos também para o nosso II Fórum de Didática!Ah, e já tem data
confirmada: será no dia 08 de setembro e contaremos com a participação do prof.
Pedro Jônatas Chaves – autor do livro: DIDÁTICA,
DECOLONIALIDADE E EPISTEMOLOGIAS DO SUL: uma proposta insurgente contra a
neoliberalização do ensino escolar e universitário
Esperamos vê-lo/a também no nosso II Fórum de Didática! Em
breve já te enviaremos mais informações... |
|
|
|
Acompanhe os nossos trabalhos: http://www.ccae.ufpb.br/laconexao | Conheça abaixo algumas produções do Laconex@o | UFPB |
|
Apoio/Patrocínio:
SIGEventos | STI - Superintendência de Tecnologia da Informação - 32167000 | Copyright © 2006-2024 - UFPB - producao_sigeventos-2.sigeventos-2 v24.9.1