imagemEvento
Tipo do Evento: FÓRUM
Período do Evento: 05/08/2021 a 05/08/2021 (Evento encerrado)
Sobre:

Disciplina de Didática na formação inicial de professores 


Este “Fórum de Didática” envolverá estudantes das diversas licenciaturas do CCAE/UFPB - Campus IV e docentes da Educação Básica. Esse espaço apresenta-se como lócus privilegiado para (re)encontro com a Didática e possibilitará aos sujeitos envolvidos uma experiência de formação e pesquisa ao exercitarem o ato de apreender, de revisitar suas experiências (discentes e docentes) e de refletirem sobre o que viveram em relação à Didática. Isso implica levar os participantes a narrar suas experiências em relação ao ensino de Didática; intercruzar com as experiências de outrem, apreender melhor a Didática e, no caso específico dos professores da Educação Básica, tomar consciência da sua própria Didática profissional. Ademais, a realização dessa atividade exigirá dos participantes um movimento pedagógico de olhar a sua própria história e se embrenhar no passado, no presente e, por consequência, planificar novos sentidos e jeitos de ser/exercer à docência. Assim, é nessa perspectiva que esse Fórum permitirá aos participantes, de certo modo, um reencontro também com as suas experiências no campo da Didática. O objetivo é, assim, propiciar situações de (re)encontro dos participantes com a Didática em suas diferentes nuanças.

A “Disciplina de Didática na formação inicial de professores de informática: uma amostragem nacionalserá a temática norteadora da explanação da profa. Érica Martins Siqueira. No tocante aos relatos orais/ou escritos dos estudantes e professores convidados para o fórum, serão orientados pela seguinte formulação: “Minhas experiências no campo da Didática”. Com essa dinâmica, espera-se contribuir para a mobilização de saberes sempre fomentando o agir e o pesquisar. Parafraseando Franco (2019), compreendemos que esses relatos orais/ou escritos nos permitirão olhar para a formação que acontece hoje nas licenciaturas e analisar o vivido de forma consciente e crítica, e, assim, nos constituirmos como pesquisadores de nós mesmos. 

Público alvo:

Estudantes bolsistas e voluntários do Laconex@o | UFPB; profissionais da Educação Básica e demais estudantes das licenciaturas e pesquisadores/as com interesse na abordagem.

Sinta-se em “casa” e fique à vontade para participar e contribuir para as discussões no campo da Didática na formação dos professores.

Seja bem-vindo/a!

#probexufpb



Centro de Ciências Aplicadas e Educação | CCAE |  Campus IV

Departamento de Educação | DED

**************************************************************************************************************************

Referências:

FRANCO, Maria Amélia Santoro. Formação continuada de/para/com docentes: para quê? para quem?. In: IMBERNON, Francisco; NETO, Alexandre Shigunov; FORTUNATO, Ivan (Org.). Formação permanente de professores: experiências ibero-americanas. São Paulo: Edições Hipótese, 2019, p. 96-109.


Apoio/Patrocínio:

Apoio/Patrocino

SIGEventos | STI - Superintendência de Tecnologia da Informação - 32167000 | Copyright © 2006-2024 - UFPB - producao_sigeventos-2.sigeventos-2 v24.9.1