Tipo do Evento: BATE PAPO VIRTUAL
Período do Evento: 09/06/2021 a 09/06/2021 (Evento encerrado)

"É preciso dar passos concretos, apoiar iniciativas, construir redes, partilhar experiências,  avaliar o     que      se    fez  que ficou  por   fazer. É   preciso  começar”. António  Nóvoa - O regresso dos professores, 2008.

POR QUE ESTAMOS PROPONDO ESSA ATIVIDADE?

Neste momento, marcado ainda pela pandemia da Covid-19, somos desafiados a construir novas possibilidades para nos mantermos conectados com as Escolas de Educação Básica. Os estágios supervisionados, o programa de Iniciação à docência (PIBID) e o Programa Residência Pedagógica (RP) nos proporcionam algumas possibilidades, pois eles nos unem e aproximam das nossas escolas. Sendo assim...

A partir do cotidiano vivido como professores formadores, nos cursos de licenciatura, temos percebido que os estágios supervisionados como práxis (ação reflexiva-emancipatória) não têm, muitas vezes, uma clara definição nos currículos dos cursos de licenciatura, assim como nem sempre estão evidentes para os estudantes o porquê e para quê, em uma perspectiva crítico-pedagógica, realizarem os estágios supervisionados. Abre-se, nesse processo, muitas vezes, a necessidade de um movimento a que venha clarificar teoricamente a compreensão pedagógica dos estágios nos cursos de licenciatura. A questão do sentido (por quê e para quê), muitas vezes, de realizar estágios nas escolas de Educação Básica, sobretudo, quando os estudantes já exercem o magistério, é uma das perguntas que nos fazem muitos estudantes. Em uma mesma perspectiva, situamos o programa de Iniciação à docência (PIBID) e o Programa Residência Pedagógica (RP). Sendo assim, partimos do reconhecimento da necessidade de problematizar o que eles (estudantes) podem, na condição de sujeitos em formação, apre(e)nder nas escolas de Educação Básica.

O QUE QUEREMOS COM ESSA ATIVIDADE?

Propõe-se este Bate papo - com os professores: Elcimar Martins e Elisangela André - Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB) - como um espaço de/e para o encontro dos estudantes que estão desenvolvendo práticas e vivendo experiências de formação nas escolas de Educação Básica. Esse momento visa, assim, ser um momento para ajudar os estudantes a serenar o olhar para os estágios supervisionados e o Programa Residência Pedagógica como contextos para sentir e apre(e)nder à docência. Trata-se, assim, de identificar os estágios supervisionados e o referido programa como movimentos recursivos de estar nas Escolas de Educação Básica para apre(e)nder à docência para ensinar, e ensinar para apr(e)nder à docência.  Em outras palavras, trata-se da compreensão dos estágios supervisionados, PIBID e RP como contextos para se apre(e)nder à docência nas escolas de Educação Básica para dar vida à formação.

Assim, esta atividade se debruçará sobre os estágios supervisionados, o PIBID e o RP como “pontes” que unem e aproximam - Universidade e escolas de Educação Básica e permitem aos estudantes: sentir e apre(e)nder à docência.

Por que desta Imagem/banner do Evento (Arte-linguagem...)?

A imagem/banner do evento (Arte-linguagem) construída visa representar os Estágios supervisionados, PIBID e Residência Pedagógica como diversas possibilidades (vias/caminhos) - espaços/tempos e contextos diversos para se ensinar e apre(e)nder à docência em uma perspectiva de coletividade – Universidade e Escolas de Educação Básica. Como pano de fundo um quadro negro.

Ainda é tempo de FICAR em casa, CUIDAR-SE e ESTUDAR... Por outro lado, se você é estudante dos cursos de licenciatura do CCAE – UFPB | campus IV? Então, vem participar conosco!

Que a vacina chegue depressa para que descongele os abraços.

Um abraço ainda virtual!