Tipo do Evento: | BATE PAPO VIRTUAL |
---|---|
Período do Evento: | 09/06/2021 a 09/06/2021 (Evento encerrado) |
Sobre: | |
"É preciso dar passos concretos, apoiar iniciativas, construir redes, partilhar experiências, avaliar o que se fez e o que ficou por fazer. É preciso começar”. António Nóvoa - O regresso dos professores, 2008.POR QUE ESTAMOS PROPONDO ESSA ATIVIDADE? Neste momento, marcado ainda pela pandemia da Covid-19, somos desafiados a construir novas possibilidades para nos mantermos conectados com as Escolas de Educação Básica. Os estágios supervisionados, o programa de Iniciação à docência (PIBID) e o Programa Residência Pedagógica (RP) nos proporcionam algumas possibilidades, pois eles nos unem e aproximam das nossas escolas. Sendo assim... A partir do cotidiano vivido como professores formadores, nos cursos de
licenciatura, temos percebido que os estágios supervisionados como
práxis (ação reflexiva-emancipatória) não têm, muitas vezes, uma clara
definição nos currículos dos cursos de licenciatura, assim como nem sempre
estão evidentes para os estudantes o porquê e para quê, em uma perspectiva
crítico-pedagógica, realizarem os estágios supervisionados. Abre-se, nesse
processo, muitas vezes, a necessidade de um movimento a que venha clarificar
teoricamente a compreensão pedagógica dos estágios nos cursos de licenciatura.
A questão do sentido (por quê e para quê), muitas vezes, de realizar estágios
nas escolas de Educação Básica, sobretudo, quando os estudantes já exercem o
magistério, é uma das perguntas que nos fazem muitos estudantes. Em uma mesma
perspectiva, situamos o programa de Iniciação à docência (PIBID) e o Programa Residência
Pedagógica (RP). Sendo assim, partimos do
reconhecimento da necessidade de problematizar o que eles (estudantes) podem, na condição de sujeitos em formação,
apre(e)nder nas escolas de Educação Básica. O QUE QUEREMOS COM ESSA ATIVIDADE? Propõe-se
este Bate papo - com
os professores: Elcimar Martins e Elisangela André - Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira
(UNILAB) - como um espaço de/e para o
encontro dos estudantes que estão desenvolvendo práticas e vivendo experiências
de formação nas escolas de Educação Básica. Esse momento visa, assim, ser um momento
para ajudar os estudantes a serenar o olhar para os estágios supervisionados e
o Programa Residência Pedagógica como
contextos para sentir e apre(e)nder à
docência. Trata-se, assim, de identificar os estágios supervisionados e o
referido programa como movimentos recursivos de estar nas Escolas de Educação Básica para apre(e)nder à docência para
ensinar, e ensinar para apr(e)nder à docência. Em outras palavras, trata-se da
compreensão dos
estágios supervisionados, PIBID e RP como contextos para se apre(e)nder à docência nas escolas de Educação Básica para dar vida à formação. Assim, esta atividade se debruçará sobre os estágios supervisionados, o PIBID e o RP como “pontes” que unem e aproximam - Universidade e escolas de Educação Básica e permitem aos estudantes: sentir e apre(e)nder à docência. Por que desta Imagem/banner do Evento (Arte-linguagem...)? A imagem/banner do evento (Arte-linguagem) construída visa representar os Estágios
supervisionados, PIBID e Residência Pedagógica como diversas possibilidades
(vias/caminhos) - espaços/tempos e contextos diversos para se ensinar e apre(e)nder
à docência em uma perspectiva de coletividade – Universidade e Escolas de
Educação Básica. Como pano de fundo um quadro negro.
Ainda é tempo de FICAR
em casa, CUIDAR-SE e ESTUDAR... Por outro lado, se você é estudante dos cursos de
licenciatura do CCAE – UFPB | campus IV? Então, vem participar conosco! Que a vacina chegue depressa para que descongele os abraços. Um abraço ainda virtual!
|
|
Trata-se
de um evento coordenado por professores do Departamento de Educação (DEd);
Profa. Dra. Aline Cleide Batista; Profa. Dra. Francisca Terezinha Oliveira Alves e Prof. Dr. Osmar Hélio Araújo; e pela profa. Dra. Fernanda Barboza de Lima do Departamento
de Letras (DL), caracterizando-se, assim, como uma atividade Interdepartamental. Apoio:
|
|
Programação: Data:
09 de junho de 2021. Horário: às 19h Canal: Google Meet O link para a webconferência será enviado antes do evento para os participantes. Professores
convidados: Prof.
Dr. Elcimar Simão Martins - Universidade
da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB). Profa.
Dra. Elisangela André da
Silva Costa - Universidade da Integração Internacional da
Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB). Mediadores: José Yan Maciel Dias – Estudante do
Curso de Letras – CCAE. Élide Cristina Nascimento Pereira – Estudante do Curso de Pedagogia – CCAE. Público alvo: Estudantes dos Estágios supervisionados;
Estudantes bolsistas e voluntários do
PIBID E RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA - CCAE –
UFPB/Campus IV. Participação: Estudantes da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia
Afro-Brasileira (UNILAB) – Redenção/Ceará. Sobre os professores convidados: Prof. Dr. Elcimar Simão Martins Pós-Doutor em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Doutor e Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Ceará. Especialista em Ensino de Literatura Brasileira pela Universidade Estadual do Ceará e em Gestão Escolar pela Universidade Federal do Ceará. Licenciado em Letras com Habilitação nas Línguas Portuguesa e Espanhola e suas respectivas Literaturas pela Universidade Federal do Ceará. Pedagogo pela Universidade Metodista de São Paulo. Professor Adjunto C da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), com lotação no Instituto de Ciências Exatas e da Natureza (ICEN). Professor Permanente do Mestrado Acadêmico em Sociobiodiversidade e Tecnologias Sustentáveis (MASTS/UNILAB), Vice Coordenador do Mestrado Profissional em Ensino e Formação Docente (PPGEF UNILAB-IFCE) e professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (PPGE/UECE). Coordenador Institucional do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID/UNILAB). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação, Diversidade e Docência (EDDocência). Membro dos Grupos de Pesquisas sobre Formação do Educador (GEPEFE/USP) e Docência no Ensino Superior e na Educação Básica (GDESB/UECE). Profa. Dra. Elisangela André da
Silva Costa Graduada em Letras pela Universidade Federal
do Ceará (UFC) e em Pedagogia pela Faculdade Evangélica do Piauí (FAEPI).
Especialista em Gestão Escolar pela Universidade Estadual de Santa Catarina e
em Educação Biocêntrica pela Universidade Estadual do Ceará. Mestre em Educação
pela Universidade Estadual do Ceará. Doutora em Educação pela Universidade
Federal do Ceará. Pós-Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP).
É professora adjunta da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira
- UNILAB, onde atua como professora nos cursos de licenciatura do Instituto de
Ciências Exatas e da Natureza (ICEN/ UNILAB), nas disciplinas de Didática e
Práticas Educativas; como professora colaboradora no Mestrado Acadêmico em
Sociobiodiversidade e Tecnologias Sustentáveis (MASTS / UNILAB), como
professora permanente do Mestrado Profissional em Ensino e Formação Docente
(UNILAB/IFCE) e como Coordenadora Institucional do Programa Residência
Pedagógica. Atualmente atua como professora colaboradora no Programa de
Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (PPGE-UECE), na
linha Formação, Didática e Trabalho Docente. Vice-líder do Grupo de Estudos e
Pesquisas sobre Educação, Diversidade e Docência (EDDocência). Membro dos Grupos
de Pesquisas sobre Formação do Educador (GEPEFE/USP) e Docência no Ensino
Superior e na Educação Básica (GDESB/UECE). Seus temas de interesse são
Formação de Professores, Didática, Estágio Supervisionado, Práticas Educativas,
Dialogicidade e Interculturalidade. E ainda: Bruno Mirando Freitas; Railane Bento Vieira Saboia e Mariana Cunha Castro – PPGE/UECE. Participação Taffa Teixeira Músico e
arte-educador; graduado em História; contador de história; natural de
Sobral/CE; e protagonista do Projeto Dias de brincadeira. |
|
Plataforma Google Meet | |
Inscrições: de 28 de maio a 09 de junho de 2021. Dia 09 de junho: vivência do Bate do papo - às 19h. |
|
Um
muito obrigado... Aos professores: Dr. Elcimar Simão Martins, Profa. Dra. Elisangela André da Silva Costa), Bruno Mirando Freitas; Railane Bento Vieira Saboia e Mariana Cunha Castro – PPGE/UECE, nosso reconhecimento e gratidão pela colaboração.Mais um muito obrigado... Aos
estudantes: José Yan Maciel Dias – Estudante
do Curso de Letras - e Élide Cristina Nascimento Pereira – Estudante do
Curso de Pedagogia, que aceitaram contribuir com a realização desta atividade
atuando como mediadores do bate papo, nosso muito obrigado. Agradecemos, ainda, aos coordenadores dos cursos de Licenciatura do CCAE/UFPB - Campus IV, a saber: Licenciatura em Matemática, Licenciatura em Ciência da Computação, Licenciatura em Pedagogia, Licenciatura em Letras, pelo engajamento e colaboração para que possamos realizar esse evento no sentido de investir na formação dos nossos estudantes e, assim, fortalecer a identidade das licenciaturas como contextos de formação com e para a docência. -----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------Universidade
Federal da Paraíba – UFPBCentro de Ciências Aplicadas e Educação - CCAE
|
|
Realização:
Apoio/Patrocínio:
SIGEventos | STI - Superintendência de Tecnologia da Informação - 32167000 | Copyright © 2006-2024 - UFPB - producao_sigeventos-2.sigeventos-2 v24.9.1