Tipo do Evento: ENCONTRO
Período do Evento: 09/08/2021 a 09/08/2021 (Evento encerrado)

Por que a escolha deste tema?

Não somos os primeiros nem os últimos a viver momentos dramáticos, não somos os primeiros nem os últimos a sentir que o presente nos desafia. É sempre mais uma vez, e desta vez é simplesmente a nossa, a nossa vez, a que temos que viver e enfrentar.

Jorge Larrosa

Para a construção do tema do II Encontro Pedagógico de Professores do CCAE/UFPB – Campus IV, considerou-se a necessidade de refletirmos frente aos desafios emergidos deste momento da história da humanidade, do contexto da pandemia da COVID-19, com fortes implicações na docência universitária. Entretanto não se almeja apresentar respostas, propõe-se um mergulho nesses desafios de modo a suscitar reflexões, inquietações e novas construções e inter-relações didático-pedagógicas com vistas a melhorias na qualidade do ensino que oferecemos.

O tema “DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA: desafios do presente, potencialidades e possibilidades de construção de futuro(s)” traz para a agenda de debates a necessidade de se compreender a docência universitária (compreender-se) neste momento inusitado da história humanidade. O subtítulo guarda em si uma mensagem de otimismo, pois é na formação, como sinônimo de resistência e esperança, que vislumbramos as possibilidades de transformar o status quo. Isso porque formação e esperança não se encontram em lados opostos, seguem juntas no processo de descoberta e construção do mundo.

Por que estamos propondo essa atividade?

Se você faz tudo igual

É seguro que não se perca,

Mas é possível que nunca se ache.

Sergio Vaz

Os desafios, as incertezas e as exigências da sociedade e a diversidade de modos de organização dos processos de ensino e aprendizagem, em face do atual contexto pandêmico, exigem respostas efetivas no campo da docência universitária. Além disso, a docência universitária envolve diferentes situações educativas; reúne e requer múltiplos saberes, abordagens transversais e didáticas, em uma perspectiva sistêmica. Em sintonia com essa realidade, propõe-se o II Encontro Pedagógico de Professores do CCAE/UFPB – Campus IV, com foco na docência universitária, por considerar a centralidade e importância, da formação nesse contexto de incertezas, desafios e exigências, mas também de possibilidades de construção de futuro(s). Por ser pedagógico, tem-se no cerne do debate o ensinar e o aprender, como ações indissociáveis do exercício docente.

Voltando à epígrafe, dentre as possíveis “lições” da pandemia para a sociedade, destaca-se a importância da educação, que se realiza por meio de seus professores e demais profissionais engajados na transformação de cada estudante e das comunidades em que atuam. Nesse mesmo contexto, emergiu a consciência da necessidade de se discutir o ato de aprender e reaprender a docência universitária para um constante vir-a-ser.

O que queremos com essa atividade?

Enquanto o futuro não se decide, o agora me parece uma boa opção.

Sérgio Vaz

O II Encontro Pedagógico de Professores do CCAE/UFPB – Campus IV se define, em primeiro lugar, como contexto para a formação e o desenvolvimento profissional dos professores. Em segundo lugar, é também um convite para a construção de uma educação que coloca verdadeiramente no centro o processo de humanização de cada pessoa. Esse encontro é, assim, “lugar” para se pensar teoria e prática.

Como expresso na epígrafe, enquanto o futuro não chega, o presente nos desafia e exige esperança, coragem, resiliência, sabedoria e resistência; o que muito bem poderá se efetivar na realidade do exercício docente no âmbito do CCAE/UFPB – Campus IV. Para isso, este encontro visa a alcançar três grandes objetivos: fomentar o desenvolvimento profissional dos professores; promover a discussão sobre questões atuais que envolvem a docência universitária e o contexto do Ensino Superior; e contribuir para a construção de estratégias didático-pedagógicas que potencializem o exercício docente com vistas à melhoria na qualidade do ensino ofertado.

O “II Encontro Pedagógico de Professores do CCAE/UFPB – Campus IV” faz parte das Atividades de abertura do Período Suplementar 2021.1: Acolher, para cuidar, em tempos de pandemia”.

*Redação: assessoria de graduação do CCAE/UFPB-Campus IV/Contribuições: André Lanza; prof. Dr. Sávio Roberto Fonseca de Freitas e prof. Dr. Joseilme Fernandes Gouveia.