Tipo do Evento: | SEMINÁRIO |
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Período do Evento: | 04/10/2023 a 06/12/2023 (Evento encerrado) |
Sobre: | |
APRESENTAÇÃO O
projeto de extensão Educação e
política na América Latina tem como finalidade fortalecer os canais
de diálogo e de troca de experiências educativas progressistas da Rede
Internacional de Pedagogias Marxistas. A
partir de conferências virtuais a serem desenvolvidas entre os meses de
setembro a dezembro de 2023, procuramos valorizar o diálogo crítico e
construtivo com educadores, instituições educativas, sindicatos e movimentos
sociais. Que sejam a favor da mudança social, que sinalize a superação das
desigualdades em sociedades regidas pela lógica contraditória das formações
sociais capitalistas, periféricas, associadas e dependentes, como é o caso da maioria
dos países da América Latina. O ciclo de palestras terá como tema norteador Pedagogias
Críticas. A atividade extensionista será virtual, com conferências a serem
transmitidas pelo Canal PPGE-UFPB Oficial e Canal HISTEDBR-Nacional. A
proposta contará com a participação de professores da Argentina, Brasil, Chile,
Colômbia, Uruguai e Venezuela e, ainda, um professor da Espanha, como convidado
especial. A
escolha de educadores da América Latina para realizar parcerias acadêmicas
responde a uma opção política e pedagógica, que procura estabelecer e
formalizar canais de diálogos junto a universidades, sindicatos e movimentos
sociais da região, que têm interesses, histórias e problemas comuns. De modo
que essas trocas possibilitem a realização de pesquisas e incentivem produções
acadêmicas que, além de contribuirem com o desenvolvimento regional, permitam
romper com a hegemonia e a colonialidade do saber que ainda existe nas nossas
universidades (pois predominam as parcerias com países do Hemisfério Norte,
notadamente da Europa e da América do Norte). Com
esta atividade internacional, desenvolvida desde as trincheiras da
universidade, o “Grupo de Estudos e Pesquisas Pedagogia Histórico-crítica,
Políticas Públicas e Mundo do Trabalho” e o HISTEDBR Nacional procuram
consolidar a construção de uma rede de pesquisadores e instituições, que
debatam, dialoguem e construam propostas educacionais visando a emancipação
humana. Acreditamos que com ações desta
natureza poderemos facilitar o acesso e intercâmbio da rica e vasta produção
acadêmica progressista que vem sendo desenvolvida nos países da América Latina. Desta
maneira, esperamos que o esforço organizativo desenvolvido pelos grupos de
pesquisa de quatro universidades brasileiras (UFPB, UFRN, UNICAMP e UFSCAR),
contribua com o necessário processo de internacionalização, valorizando as
relações Sul-Sul, notadamente com os países da América Latina.
INSCRIÇÕES:
https://sigeventos.ufpb.br/eventos/public/evento/EPALIPCIP2023 EQUIPE
COORDENADORA Jorge
Fernando Hermida (Coordenador Geral, UFPB) Olivia
Morais de Medeiros Neta (UFRN) José
Claudinei Lombardi (UNICAMP) Marcos
Francisco Martins (UFSCAR)
EQUIPE
COLABORADORA Luciana Cristina Salvatti
Coutinho (UFSCAR) Rodrigo
Sarrute (UFES) Sávio Vasconcellos (UFPB)
Saritah Yoko de Lima Aquino (UFPB) PROFESSORES
PARTICIPANTES
Fabian Cabaluz
Ducasse (Chile). Doctor en Estudios
Latinoamericanos, Universidad de Chile. Magister en Educación: pedagogías
críticas y problemas educativos, Universidad de Buenos Aires (UBA). Profesor de
Historia, Geografía y Educación Cívica de la Universidad Metropolitana de
Ciencias de la Educación.
Francesc
Hernández i Bodón (España). Profesor jubilado del Departamento de
Sociologia y Antropologia Social, en la Facultad de Ciencias Sociales de la
Universidad de Valencia y del Instituto Universitario de Creatividad e
innovaciones educativas. Gabriela
Molina Galindo (Venezuela). Directora de la Escuela de Estudios
Políticos y Sociales Ana María Campos, Politóloga egresada de la Universidad de
Los Andes, Maestrante de Proyectos Socio políticos y de integración en América
Latina (IDEA), Maestrante en Política Exterior de Venezuela (Instituto Pedro
Gual), Investigadora del Centro de Estudios Sociales y Culturales de la
Universidad Bolivariana de Venezuela, docente de Estudios Políticos y de
gobierno y condiciones sociales y gobernabilidad en América Latina en esta casa
de estudios. Gaudêncio Frigotto (Brasil). Graduado e Bacharel em Filosofia
pela hoje UNIJUI (RS) (1971), graduação em Pedagogia pela UNIJUI (1973),
mestrado em Administração de Sistemas Educacionais pela Fundação Getúlio Vargas
do Rio de Janeiro (1977) e doutorado em Educação: História, Política, Sociedade
- pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1983). Aualmente
professor associado na a Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Continua
atuando no Programa de Pós Graduação em Políticas Públicas e Formação humana
orientando doutrandos e pós doutorandos. Titular (aposentado) em Economia
Política da Educação na Universidade Federal Fluminense. Pesquisador AI -
Sênior do Conselho Nacional de Pesquisa Certifica e Tecnológica (CNPq).
Coordenador do Grupo CNPQ - Trabalho, História, Educação e Saúde (THESE). Sócio
fundador da Associação Nacional de Pesquisa e Pós graduação em Educação
(ANPED). Membro do Grupo de Trabalho Filosofia Política do Conselho
Latinoamericano de Ciências Sociais. Tem experiência na área de Educação, com
ênfase em Fundamentos da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas:
educação e trabalho, educação básica e educação técnica e profissional na
perspectiva da politecnia, educação e a especificidade das relações de classe do
capitalismo no Brasil. Harold García-Pacanchique (Colombia).
Lic. En Educación
Comunitaria con énfasis en DDHH. UPN. Especialización en memorias colectivas
DDHH y resistencias CLACSO-FLACSO Brasil. Esp. En enseñanza de las Ciencias
Sociales CLACSO-Brasil. Maestría en Educación con énfasis en Ciencias Sociales,
Ética y Política. UD. Director de la Revista Marxismo y Educación. Profesor de
maestría en Transformación del conflicto y construcción de paz en la
Universidad INCCA de Colombia. Profesor de Especialización en desarrollo
integral de la infancia y la adolescencia, Corporación universitaria
iberoamericana. Jorge
Fernando Hermida (Uruguay/Brasil). Uruguaio, naturalizado brasileiro. Atualmente
é professor Titular da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Professor da
Licenciatura e Bacharelado em Educação Física, do Centro de Ciências da Saúde
da UFPB. Membro do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE, nível Mestrado
e Doutorado), do Centro de sob Educação da UFPB. Possui Mestrado em Educação
Motora (1995) e Doutorado em[ Educação pela Universidade Estadual de Campinas
(2002), com estágio doutoral na Universidad de Salamanca - ESPANHA . Pós-doutorado
no Departamento de Sociologia e Comunicação da Universidade de Salamanca,
Espanha (2009-2010). Líder do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Pedagogia
Histórico-crítica, Políticas Públicas e Mundo do Trabalho - membro do HISTEDBR
Nacional, cadastrado no CNPq. Foi Pesquisador Visitante no Departamento de
Sociologia e Comunicação da Universidad de Salamanca, Espanha, nos anos 1999,
2000 e 2001. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Política
Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: Política Educacional,
Educação Infantil, Gestão Escolar Democrática, História da Educação e Educação
Física Infantil. Autor de vários livros e artigos de revista sobre esses temas
educacionais. Atualmente é coordenador do PPGE da UFPB.
José Claudinei
Lombardi (Brasil). Decano
da Faculdade de Educação da UNICAMP. Professor Titular em História da Educação
na Faculdade de Educação da Unicamp. Doutorado em Educação, Área de
Concentração: Filosofia e História da Educação, pela Universidade Estadual de
Campinas (1993); Livre-docência em História da Educação na Faculdade de
Educação da Unicamp; é Professor Titular em História da Educação na Faculdade
de Educação - Unicamp. Foi Secretário de Educação de Limeira, SP, de janeiro de
2013 a janeiro de 2015. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em
Marxismo e Educação; Pedagogia Histórico-Crítica; e História da Educação,
atuando principalmente nos seguintes temas: pesquisa em educação; história da
educação brasileira; historia, trabalho e educação; e historiografia da
educação. É autor e organizador de várias publicações, É coordenador executivo
do Grupo de Estudos e Pesquisas “História, Sociedade e Educação no Brasil”
(HISTEDBR).
Kildo Aldevair dos Santos (UFRN). Doutor em Políticas Públicas da Educação e Profissão Docente
no Doutorado Latino-Americano da Faculdade de Educação da Universidade Federal
de Minas Gerais. Membro do Grupo de Estudos sobre Política Educacional e
Trabalho Docente - GESTRADO/UFMG. Membro do Grupo de Pesquisa Educação e
pesquisa na América Latina: convergências teóricas e metodológicas - UCS.
Pesquisador associado do Instituto de Estudos Peruanos (IEP). Membro do Grupo
de Pesquisa Políticas e Gestão da Educação (Linha de pesquisa Educação,
Política e Práxis educativas CE/UFRN. Professor Adjunto na área de Política e
Gestão da Educação (CE/UFRN).
Lucía Reates (Argentina).
Coordinadora de la Escuela de Formación Política José Carlos Mariátegui.
Socióloga de la Facultad de Humanidades y Ciencias de la Educación -
Universidad Nacional de la Plata. Integrante del Laboratorio de Estudios de
Sociología y Economía del Trabajo - Instituto de Investigación de Humanidades y
Ciencias Sociales.
Luciana Cristina Salvatti Coutinho
(BRASIL). Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Campinas
(2002). É Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação
da Unicamp. Possui pós-doutorado em Educação pela Universidade do Vale do
Sapucaí - UNIVAS, pelo PNPD/CAPES. É professora Adjunta do Departamento de
Ciências Humanas e Educação da UFSCar, campus Sorocaba, Líder do Grupo de
Estudos e Pesquisas Historia, Sociedade e Educação no Brasil - HISTEDBR - GT
UFSCar-So, pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas HISTEDBR - GT Unicamp,
Secretária Nacional do HISTEDBR e editora da Revista Histedbr On-line. Atuou
como Pro-Reitora de Graduação Adjunta da UFSCar, Diretora Pedagógica na
Secretaria Municipal de Educação de Limeira/SP, Professora Doutora I
(substituta) da Faculdade de Educação da Unicamp, professora de cursos de
Especialização em Educação no Centro Universitário Salesiano - UNISAL e
Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSCar, campus
Sorocaba. Tem experiência na área de Educação, principalmente nos seguintes
áreas/temas: história da educação, política e gestão educacional, história da
formação e profissão docente, trabalho educativo, concepções pedagógicas,
Pedagogia Histórico-crítica. Marcus Francisco Martins (BRASIL). Professor Associado da UFSCar - campus Sorocaba-SP/DCHE
(Departamento de Ciências Humanas e Educação), com atuação de professor
permanente junto ao PPGEd-So (Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSCar
campus Sorocaba). Bolsista PQ (Produtividade em Pesquisa) do CNPq (1D),
Coordenador do LEPeCHE/FINEP (Laboratório de Estudos e Pesquisas em Ciências
Humanas e Educação) e ex Coordenador do PPGEd-So (2012-2018). Graduado em
Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas - PUCCAMP (1993),
com mestrado (1999) e doutorado (2004) em Educação pela Universidade Estadual
de Campinas, Unicamp. A partir do legado teórico-metodológico marxista,
particularmente o de viés produzido por Antonio Gramsci, dialoga com temas
relacionados às teorias da educação escolar e não escolar, Pedagogia
Histórico-Critica e a relação entre cidadania e educação.
Marcus Quintanilha
(Brasil). Possui graduação em
Matemática e Pedagogia, mestrado em Educação pela Universidade Federal do
Paraná (2017) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Paraná
(2019). Realizou pós-doutorado em educação na Universidade Federal do Paraná
(2021). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal da Paraíba
(UFPB). É participante de grupos de pesquisa em rede com a coordenação da
Universidade Federal do Paraná (UFPR) e a Universidade de São Paulo (USP), com
enfoques investigativos em Carreira, valorização do magistério e remuneração
docente. Tem experiência na área de Educação e Ensino, com ênfase em Políticas
Educacionais, atuando principalmente nos seguintes temas: financiamento da
educação, valorização docente, remuneração docente, gestão escolar e
indicadores educacionais.
Olivia Morais de
Medeiros Neta (Brasil). Possui doutorado em Educação, mestrado em História e
graduação em História (Licenciatura e Bacharelado) pela Universidade Federal do
Rio Grande do Norte. Bolsista Produtividade em Pesquisa - PQ 2/CNPq. Professora
do Centro de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte exercendo
o cargo de Pro-reitora Adjunta de Pesquisa (2023-atualidade). É
professora-orientadora no Programa de Pós-Graduação em Educação (UFRN) e no
Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional do Instituto Federal de
Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). Defensora da
escola pública e sócia da Sociedade Brasileira de História da Educação (SBHE) e
da Associação Nacional de Pós-Graduação em Educação (ANPEd). Editora da Revista
Brasileira de História da Educação (ISSN 2238-0094), Revista Brasileira de
Educação Profissional e Tecnológica (ISSN 1983-0408) e History of Education in
Latin America - HistELA (ISSN 2596-0113). Coordenadora do Fórum de Editores de
Periódicos da Área de Educação (FEPAE-ANPEd) e vice-coordenadora do Laboratório
de História e Memória da Educação (Lahmed/UFRN). Tem experiência na área de
Educação e História, com ênfase em história da educação, teoria e metodologia
da história, historiografia e educação profissional.
Paulina Elena Villasmil Socorro (VENEZUELA). Docente agregado de la Universidad Nacional
Experimental “Rafael María Baralt” (UNERMB). Investigadora en Ciencias de la
Educación del Centro de Estudios Lingüísticos, Literarios y Culturales de la
Universidad Nacional Experimental “Rafael María Baralt” (UNERMB). Docente del Programa
Educación (pregrado) adscrita al Departamento de Ciencias Pedagógicas y al
Departamento de Investigación (UNERMB). Docente investigadora con más de 30
años de experiencia en Educación Básica, Media General y Universitaria.
Dedicada a la formación de docentes en ejercicio y a la investigación educativa
y social. Con publicaciones sobre políticas públicas educativas, imperialismo,
formación docente, poder popular y democracia en América Latina. |
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“Grupo de Estudos e Pesquisas Pedagogia Histórico-crítica, Políticas Públicas e Mundo do Trabalho – membro do HISTEDBR Nacional” HISTEDBR-Nacional EQUIPE
COORDENADORA Jorge
Fernando Hermida (Coordenador Geral, UFPB) Olivia
Morais de Medeiros Neta (UFRN) José
Claudinei Lombardi (UNICAMP) Marcos
Francisco Martins (UFSCAR)
EQUIPE
COLABORADORA Luciana Cristina Salvatti
Coutinho (UFSCAR) Rodrigo
Sarrute (UFES) Sávio Vasconcellos (UFPB)
Saritah Yoko de Lima Aquino (UFPB) |
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PROGRAMA
Quinta-feira,
14 de setembro (19 h) Apresentação do projeto: prof. Jorge
Fernando Hermida (URUGUAY/BRASIL). Apresentação da Rede Internacional de
Pedagogias Marxistas: prof. Dr. Marcos Francisco Martins (BRASIL). Considerações preliminares sobre a
perspectiva teórica e metodológica da proposta a cargo do Prof. Dr. José
Claudinei Lombardi (BRASIL).
Quinta-feira,
21 de setembro (19h) Tema:
Educação e ensino na obra de Marx e Engels. Palestrante: Prof. Dr. José Claudinei
Lombardi (BRASIL). Mediação: prof. Dr. Marcus
Quintanilha (BRASIL).
Quarta-feira,
27 de setembro (19h) Tema:
Educación y marxismo latinoamericano: ensayos de pedagogía crítica para
proyectos emancipatorios (palestra em español). Palestrante: Prof. Dr. Fabian Cabaluz
(CHILE). Mediação: prof. Dr. Jorge Fernando
Hermida (URUGUAY/BRASIL).
Quarta-feira, 11 de outubro (19h) Tema: História, natureza, trabalho e
educação em Marx e Engels. Palestrante: prof. Dr. Gaudêncio
Frigotto (BRASIL) Mediação: prof. Dr. Jorge Fernando
Hermida (URUGUAY/BRASIL). Quinta-feira, 19 de outubro (19h) Tema: Marxismo y educación en la obra de Juan Carlos Mariátegui (palestra em español). Palestrante: Profa. Lucía Reates (ARGENTINA). Mediação: Profa. Dra. Luciana Cristina Salvatti Coutinho (BRASIL). Quinta-feira,
09 de novembro (19h) Tema:
El método en la educación popular de Nicolas Buenaventura (palestra em
español). Palestrantes: prof. Ms. Harold Garcia
Pacanchique (COLÔMBIA). Mediação: Prof. Dr. Marcos Francisco
Martins (BRASIL). Quinta-feira,
23 de novembro (19h) Tema:
El pensamiento educacional de Simón Rodríguez. Palestrantes:
profas. Paulina Elena Villasmil Socorro y Gabriela Molina
Galindo (VENEZUELA). Mediação: Prof. Prof. Dr. Kildo Aldevair dos Santos
(BRASIL).
Quinta-feira, 30 de novembro (19h) Tema:
Marxismo y educación en Europa: contradicciones contemporáneas desde el
capitalismo central. Palestrantes: prof. Dr. Francesc
Hernández (ESPANHA). Mediação: Profa. Dra. Olivia Morais
de Medeiros Neta (BRASIL).
Quarta-feira,
06 de dezembro (19h) Tema: Marxismo e educação na América
Latina: desafios e possibilidades. Palestrantes: prof. Dr. Dermeval
Saviani (BRASIL).
Mediação: Prof. Dr. Jorge Fernando
Hermida (URUGUAY/BRASIL). |
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Universidade Federal da Paraíba (UFPB) Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) Universidade Federal de San Carlos (UFSCAR)
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Inscrições: até as 23h59m59s do dia 13 de setembro de 2023. Certificados de 60 horas para quem complete o 70% de participação. Aulas gravadas nos canais YouTube descritos, podes assistir e assinar a folha de frequência depois.
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Evento aberto para estudantes, professores, membros de movimentos sociais e público em geral. | |
professorjorgefernandohermida@gmail.com | |
Realização:
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