Tipo do Evento: | ENCONTRO | ||||||
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Período do Evento: | 16/10/2025 a 18/10/2025 | ||||||
Sobre: | |||||||
evento multidisciplinar e interprofissional que objetiva conhecer e divulgar meios de integrar os profissionais envolvidos na cadeia produtiva e de assistência à saúde dessas pessoas, além de proporcionar um evento atrativo para as PCDs. Tem foco em temas relativos à melhoria da qualidade de vida, inclusão e otimização da saúde dessas pessoas, com destaque para o acesso e inovações referentes a tecnologia assistiva, em especial à sua mobilidade, saúde e capacidade física. Ele se faz necessário, visto que o Nordeste é a região com maior prevalência de pessoas com deficiência (PCDs) no Brasil, conforme o PNAD (2022), e dentre os estados, a Paraíba lidera essa estatística, evidenciando que temos uma parcela significativa da população que precisa de cuidados e assistência, ao mesmo tempo que nos tornamos um mercado promissor para o desenvolvimento e produção de tecnologias assistivas necessárias para proporcionar condições dignas de vida para essas pessoas. | |||||||
Eventos Associados: | |||||||
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O evento é promovido pelo projeto de extensão "Pernas e braços, pra quê te quero?" em conjunto com o Programa de Pós graduação em fisioterapia / UFPB e busca promover a disseminação e acesso a informações, produtos, serviços, ações e pesquisas relacionadas às pessoas com deficiência no Nordeste, com propósito de melhorar a qualidade de vida, inclusão e otimização da saúde dessas pessoas. Aqui, essa população representa um mercado promissor para a indústria, pesquisa e desenvolvimento na área, pois é a região que lidera a prevalência de pessoas com deficiências no Brasil, que tanto necessita de cuidados e esclarecimentos relacionados à saúde e qualidade de vida. O evento será presencial, com capacidade máxima para 300 pessoas abrangendo as pessoas com deficiência e profissionais ou estudantes com atuação na cadeia produtiva e de assistência para a melhoria da qualidade de vida, inclusão e otimização da saúde dessas pessoas, como fisioterapeutas, educadores físicos, designers, médicos, engenheiros, técnicos ortopédicos, terapeutas ocupacionais, profissionais de TI, cuidadores, enfermeiros, entre outros.
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O evento será presencial, com capacidade máxima para 300 pessoas abrangendo as pessoas com deficiência e profissionais ou estudantes com atuação na cadeia produtiva e de assistência para a melhoria da qualidade de vida, inclusão e otimização da saúde dessas pessoas, como fisioterapeutas, educadores físicos, designers, médicos, engenheiros, técnicos ortopédicos, terapeutas ocupacionais, profissionais de TI, cuidadores, enfermeiros, entre outros. Programação: 16/10, quinta-feira:
17/10, sexta- feira:
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Auditório da Reitoria - UFPB Campus I, João Pessoa
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Submissão de resumos: até 11/10! Veja as normas para submissão! AGENDA Evento principal: Data: 16 e 17 de outubro de 2025 Horários: 8:00-18:00h Local: Auditório da Reitoria Mini - Curso pós-congresso: Data: 18 de outubro (sábado pós-congresso) Horários: 9:00 - 13:00h Local: Bloco da fisioterapia. |
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NORMAS PARA ENVIO E APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS DATAS IMPORTANTES: Submissão: até o dia 06 de OUTUBRO de 2025. PRORROGADO ATÉ 11/OUTUBRO!! Resultado Final: 14outubro de 2025. ENVIO DO RESUMO: Os resumos serão recebidos apenas
por formulário online que deve ser acessado na página do evento na seção
“SUBMISSÕES”. Não serão aceitos resumos enviados por e-mail. AUTOR PRINCIPAL: Apenas o autor principal poderá
submeter o resumo e indicar os coautores do trabalho (máximo 6 autores: Autor
principal +5, incluindo o orientador). Cada autor principal poderá submeter 2
(dois) trabalhos, mas poderá constar como coautor em quantos desejar. PRAZO DE ENVIO DE RESUMO: até impreterivelmente 23h59
de 11 de outubro de 2025 (horário de Brasília). IDIOMAS: Português MODALIDADES: apresentação de Pôster (90x120cm) São aceitos resumos simples de relatos de experiências,
revisões integrativas e sistemáticas, sem necessidade de autorização do comité
de ética. No caso de outros tipos de
pesquisas realizadas com seres humanos, é imprescindível acrescentar o número
de aprovação do projeto no CAAE do sistema CEP/ CONEP. ÁREAS TEMÁTICAS (AT): O resumo deverá estar vinculado a
uma das Áreas Temáticas, abrangendo pessoas com deficiência e / ou com
mobilidade reduzida. 1) Intervenções no sistema
músculo-esquelético e neurológico adulto ou pediátrico (nas diferentes áreas de
saúde) 2) Neuromodulação voltada às PCDs
(pessoas com deficiência) e PCMR (pessoas com mobilidade reduzida 3) Próteses, órteses e tecnologia
assistiva, 4) Inovações e desenvolvimento de
produtos voltados às PCDs, 5) Biomecânica clínica, da marcha,
da postura e do paradesporto. A escolha da área temática será
feita no momento da submissão dos resumos ARQUIVO DO RESUMO: O
arquivo contendo o resumo deverá ser adicionado na plataforma de submissão. Não
serão aceitos resumos sem o arquivo anexado e fora do template disponibilizado
pelo evento. DATA E HORÁRIO DE
APRESENTAÇÃO: Os trabalhos devem ser apresentados na data, horário e local
definidos que serão divulgados no instagram
e site do evento. DIVULGAÇÃO DO RESULTADO DA
AVALIAÇÃO DOS RESUMOS: O trabalho submetido será
avaliado e poderá ser classificado em: APROVADO, APROVADO COM CORREÇÕES e
REPROVADO. No caso de “APROVADO COM CORREÇÕES” o autor principal terá 1 (um)
dia para enviar as correções solicitadas. RESUMO O resumo deverá ser redigido em
fonte Arial, tamanho 12 e em espaço simples, com uso de no mínimo 300 e no máximo 500 palavras. Incluir
referências bibliográficas (máximo 5), tabelas, figuras ou gráficos. Não
incluir destaques de qualquer natureza. O resumo deve ser estruturado em texto
contínuo da seguinte forma: INTRODUÇÃO, OBJETIVOS, MATERIAL E MÉTODOS,
RESULTADOS E CONCLUSÕES. NÃO alterar este formato. As palavras INTRODUÇÃO,
OBJETIVOS, MATERIAL E MÉTODOS, RESULTADOS E CONCLUSÕES devem aparecer no
resumo. Evite, sempre que possível, o uso de siglas. O texto deve estar na
formatação “justificado”. O arquivo do resumo deverá ser enviado na plataforma
de eventos, conforme modelo do ANEXO I PALAVRAS-CHAVE: 3 (três) a
5 (cinco) palavras-chave, conforme descritores em ciências da saúde DeCS/ MeSH
(https://decs.bvsalud.org/ ) APRESENTAÇÃO DE TRABALHO CONDIÇÃO PARA A APRESENTAÇÃO
DE TRABALHO: Somente serão apresentados os resumos aprovados. Para que o
resumo seja publicado nos anais do evento, o mesmo deverá ser OBRIGATORIAMENTE
apresentado no evento. Trabalhos não apresentados durante o evento não
serão publicados nos anais do evento. PÔSTER: A elaboração e
confecção do banner para a apresentação sob a forma de pôster é de
responsabilidade dos autores. A apresentação gráfica do pôster deverá ser na
forma de painéis, de 120 cm (altura) por 90 cm (largura), devendo, pelo menos, dois
dos autores (devidamente inscritos) permanecerem no local de exposição do
trabalho durante o horário de apresentação, conforme programação. O poster deve
ser legível a uma distância de, aproximadamente, 1,0 metro, de modo a permitir
uma leitura fácil. Deve apresentar os principais aspectos da pesquisa, de
acordo com o resumo submetido e estruturado da seguinte forma: Na parte
superior conter: título, nomes de todos os autores, afiliação institucional e
LOGO DO EVENTO. Recomenda-se o incluir nesse, o mínimo de texto e máximo de
esquemas, figuras e tabelas. Organizar as informações de modo
sequencial: INTRODUÇÃO, OBJETIVOS, MATERIAL E MÉTODOS, RESULTADOS E CONCLUSÕES e Agradecimentos (quando aplicável). DATA E LOCAL: Em momento
oportuno, a data, o local e horário das apresentações estarão disponíveis para
consulta no site do evento / Instagram TEMPO DE EXPOSIÇÃO PÔSTER:
Um dos autores deverá ficar ao lado do Pôster durante o seu tempo de exposição,
no caso de indisponibilidade de um, o segundo autor deverá, obrigatoriamente, apresentar
o trabalho. AVALIAÇÃO: A Comissão
Científica reserva-se o direito de somente analisar os resumos que sigam as
normas e prazos estabelecidos. ANEXO I Modelo do resumo simples TÍTULO
EM ARIAL 12, CENTRALIZADO, NEGRITO E MAIÚSCULAS, SENDO A EXTENSÃO MÁXIMA DO
CONJUNTO DE VINTE PALAVRAS Nome
completo1, Nome completo2, Nome completo1,
Nome completo3, Nome completo2, Nome completo4 (o último autor é o
orientador) 1Instituição/
Universidade1, Instituição/ Universidade2,4, Instituição/
Universidade3,5, (coloque
aqui um e-mail para correspondência). Introdução: Deve-se adotar margem personalizada, com 3,0 cm nas margens superior e esquerda e 2,0 cm nas margens direita e inferior. O corpo do resumo deverá estar no modo justificado, fonte tamanho 12, espaçamento 1,15 entre linhas e deve conter no mínimo 300 e no máximo 500 palavras. Objetivos: O resumo simples deve ser redigido em página única, podendo ultrapassar mais de uma página caso tenha até no máximo 500 palavras e ultrapasse devido a elementos obrigatórios do resumo. Se os autores pertencerem a uma única instituição, basta escrever seu nome uma única vez, acompanhada dos números sobrescritos correspondentes aos autores vinculados à mesma. Metodologia: O texto deverá estar em parágrafo único NÃO devendo incluir figuras, tabelas, gráficos, citações ou referências. Os itens da estrutura do resumo devem estar destacados em negrito, sem entrada de parágrafos ou linhas em branco, devendo conter: “Introdução”, “objetivos”, “metodologia”, “resultados” (parciais ou concluídos) e “conclusões” ou “considerações finais”, em negrito conforme destacado nesse modelo. Palavras-chave: deve estar abaixo do resumo, 3 (três) palavras-chave, com a primeira letra de cada palavra maiúscula e o restante minúsculas. Área Temática: imediatamente abaixo das palavras-chave. Este modelo pode ser usado para a formatação do seu trabalho. Esse texto até aqui tem 205 palavras. Sabedoria. Lucidez. Fluência verbal. . Sabedoria. Lucidez. Fluência verbal. Sabedoria. Lucidez. Fluência verbal . Sabedoria. Lucidez. Fluência verbal. Sabedoria. Lucidez. Fluência verbal . Resultados: Sabedoria. Lucidez. Fluência verbal . Sabedoria. Lucidez. Fluência verbal . Sabedoria. Lucidez. Fluência verbal. Sabedoria. Lucidez. Fluência verbal . Sabedoria. Lucidez. Fluência verbal. Sabedoria. Lucidez. Fluência verbal . Sabedoria. Lucidez. Fluência verbal. Sabedoria. Lucidez. Fluência verbal . Sabedoria. Lucidez. Fluência verbal. Conclusão ou Considerações finais: Sabedoria. Lucidez. Fluência verbal.Sabedoria. Lucidez. Fluência verbal . Sabedoria. Lucidez. Fluência verbal. Sabedoria. Lucidez. Fluência verbal . Sabedoria. Lucidez. Fluência verbal. Até aqui 300 palavras. Ainda pode mais 200, totalizando 500 palavras. Sabedoria. Lucidez. Fluência verbal . Sabedoria. Lucidez. Fluência verbal. Sabedoria. Lucidez. Fluência verbal . Sabedoria. Lucidez. Fluência verbal. Sabedoria. Lucidez. Fluência verbal . Sabedoria. Lucidez. Fluência verbal. Sabedoria. Lucidez. Fluência verbal. Sabedoria. Lucidez. Fluência verbal. Sabedoria. Lucidez. Fluência verbal. Sabedoria. Lucidez. Fluência verbal. Sabedoria. Lucidez. Fluência verbal. Sabedoria. Lucidez. Fluência verbal. Sabedoria. Lucidez. Fluência verbal. Sabedoria. Lucidez. Fluência verbal. Sabedoria. Lucidez. Fluência verbal. Sabedoria. Lucidez. Sabedoria. Lucidez. Fluência verbal . Sabedoria. Lucidez. Fluência verbal . Sabedoria. Lucidez. Fluência verbal . Sabedoria. Lucidez. Fluência verbal . Sabedoria. Lucidez. Fluência verbal. Sabedoria. Lucidez. Fluência verbal . Sabedoria. Lucidez. Fluência verbal. Sabedoria. Lucidez. Fluência verbal . Lucidez. Fluência verbal . Sabedoria. Lucidez. Fluência verbal . Sabedoria. Lucidez. Fluência verbal . Sabedoria. Lucidez. Fluência verbal . Sabedoria. Lucidez. Fluência verbal. Sabedoria. Lucidez. Fluência verbal. Sabedoria. Lucidez. Fluência verbal. Sabedoria. Lucidez. Fluência verbal. Sabedoria. Lucidez. Fluência verbal. Sabedoria. Lucidez. Fluência verbal. Sabedoria. Lucidez. Fluência verbal. Sabedoria. Lucidez. Fluência verbal. Sabedoria. Lucidez. Fluência verbal. Sabedoria. Lucidez. Fluência verbal. Sabedoria. Lucidez. Fluência verbal. Sabedoria. Lucidez. Fluência verbal. Sabedoria. Lucidez. Fluência verbal. Sabedoria. Lucidez. Fluência verbal. Até aqui 500 palavras. Palavras-chave:
Modelo.
Resumo. Simples. Área Temática: selecionar uma das áreas temáticas
do Encontro (disponíveis na área de submissão). PRINCIPAIS REFERÊNCIAS são permitidas
até 5 referências conforme ABNT, sem extrapolar o total de no máximo duas
páginas por resumo. |
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INSCRIÇÕES: Preços diferenciados por lote, inscreva-se o quanto antes! 1º LOTE: R$ 50,00 até 06/ outubro!!! PRORROGADO ATÉ 12/OUTUBRO!! Valor único para Estudantes, profissionais ou população em geral! BÔNUS: mini-curso oferecido para as primeiras inscrições:
2º LOTE: a partir de 13 de outubro!! R$ 70,00 As inscrições do II Encontro Nordestino de Integração da Pessoa com Deficiência e I encontro de pesquisas em deficiências realizadas pelo sigeventos: https://sigeventos.ufpb.br/eventos/public/evento/ENIPCD(EPCDPPF2025. Caso não tenha vínculo com a UFPB, cadastre-se nessa página inicial e entre. Preencha todos os dados solicitados, gere a GRU para pagamento (único meio de pagamento possível). GRU é a Guia de Recolhimento da União, como um "boleto" específico para pagamentos em órgãos públicos. Tem a particularidade de normalmente só poder ser paga no BANCO do BRASIL. Em algumas vezes, a a CAIXA ECONÔMICA FEDERAL aceita. Quem tem conta BB pode pagar a GRU pelo guichês, Caixa eletrônico ou aplicativo do BB. Para facilitar, caso você não tenha conta BB, sugerimos que converse com pessoas de confiança que tenha conta no Banco do Brasil e peça que ela pague a guia para vc a partir da conta BB, e você faz um pix no mesmo valor para ela... que tal? Não esqueça de pegar a cópia do comprovante bancário e enviar para gente por email, com o assunto: "Comprovante de inscrição", pois sua inscrição só será confirmada apos recebimento desse documento pela nossa equipe organizadora. email: diadeintegracaodapcd@gmail.com |
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