Tipo do Evento: | CURSO |
---|---|
Período do Evento: | 09/06/2020 a 14/08/2020 (Evento encerrado) |
Sobre: | |
Integrando o calendário suplementar proposto pela UFPB para o período de suspensão das atividades presenciais – como medida de prevenção do contágio pelo novo Coronavírus – o Curso Livre “As dimensões do brincar para aprendizagem e desenvolvimento de crianças” faz parte da programação do I Encontro Virtual Diálogos Fundamentais e será ministrado pelas seguintes professoras do Departamento de Fundamentação da Educação: Blenda Medeiros, Cárita Portilho, Keilla Rebeka de Freitas, Maria Teresa Coelho, Shenia Felix, Thaís de Souza. RESUMO: A atividade de brincar, potencializadora do desenvolvimento infantil, atravessa as relações estabelecidas entre adultos-crianças, crianças-crianças e delas com os objetos da cultura. Desse modo, compreender as dimensões que perpassam o brincar, a brincadeira e o lúdico é central para a atuação profissional com esses sujeitos, para o estabelecimento de situações lúdicas e educativas por meio das quais seja possível à criança compreender diversos aspectos do mundo humano, na medida em que ela se utilize de informações disponibilizadas socialmente (WAJSKOP, 1995). As brincadeiras favorecem a construção de processos reflexivos, criativos e de autonomia por parte da criança (OLIVEIRA, 2000), bem como se constituem espaços privilegiados para interação, elaboração das regras sociais, desenvolvimento de suas habilidades e interesses. Diante da importância do brincar para os processos de aprendizagem e desenvolvimento das crianças, este curso objetiva discutir dimensões acerca da cultura lúdica, da atividade do brincar e expressões infantis por meio da brincadeira, considerando espaços de socialização, como a escola e a brinquedoteca. Para isso, serão realizados dez encontros de discussão teórica, com periodicidade semanal, a fim de possibilitar aos participantes compreensão acerca das temáticas elencadas, análise crítica acerca de contextos educativos e desenvolvimento infantil, e do papel da brincadeira nesse processo. |
|
Curso Livre organizado por professoras do Departamento de Fundamentação da Educação (área: Psicologia da Educação), que desenvolvem atividades vinculadas à brinquedoteca do Centro de Educação da UFPB. - Blenda Carine Dantas de Medeiros - Cárita Portilho de Lima - Keilla Rebeka Simões Oliveira de Freitas - Maria Teresa Barros Falcão Coelho - Shenia Maria Felicio Felix - Thaís Oliveira de Souza |
|
1. Apresentação do curso, das propostas de pesquisa e extensão desenvolvidas na temática, apresentação dos estudantes e partilha de expectativas (condução por: todas) – 10.06 - Conversa coletiva, partilha de primeiras impressões e conhecimentos prévios - WAJSKOP, Gisela. O brincar na educação infantil. Cad. Pesq., São Paulo, n. 92, p. 62-69, fev. 1995.
2. Infância e a relação desenvolvimento-aprendizagem a partir da Psicologia Histórico-Cultural (condução por: Blenda) – 18.06 - MELO, Suely A. A Escola de Vigotski. In: CARRARA, K. (org.) Introdução à Psicologia da Educação: epistemologia seis abordagens. São Paulo: AVERCAMP Editora, 2007. - VIGOTSKI, Lev. Aprendizagem e desenvolvimento intelectual na idade escolar. In:__. Linguagem, Desenvolvimento e Aprendizagem. 11a ed. São Paulo: Ícone, 2010.
3. Expressões da infância: o faz de conta e a criatividade como formas de aprender (condução por: Teresa) – 25.06 - COELHO, Maria T. F.; PEDROSA, Maria I. In: OLIVEIRA, Z. M. R.. (Org.). A criança e seu desenvolvimento: perspectivas para se discutir a educação infantil. 5ª ed. São Paulo: Cortez Editora, 2012, p. 56-72. - VIGOTSKI, Lev. Imaginação e realidade. In: _. Imaginação e criação na infância. São Paulo: Ática, 2009, p. 19-34.
4. Expressões da infância: os jogos de papeis como formas de aprender (condução por: Cárita) – 02.07 - MARCOLINO, Suzana; MELLO, Suely A. Temas das brincadeiras de papeis na educação infantil. Psicologia: Ciência e Profissão, v. 35, n. 2, 2015, p. 457-472. - MARCOLINO, Suzana; BARROS, Flávia C. O. M.; MELLO, Suely A. A teoria do jogo de Elkonin e a educação infantil. Psicologia Escolar e Educacional, vol. 18, núm. 1, jan/abril, 2014, pp. 97-104. 5. O desenvolvimento da criança e a atividade do brincar a partir da Psicologia Histórico-Cultural (condução por: Blenda) – 09.07 - LEONTIEV, Alexis. Os princípios psicológicos da brincadeira pré-escolar. In: VIGOTSKI, L.; LURIA, A.; LEONTIEV, A. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. 11ª ed. São Paulo: Ícone, 2010, p. 119-142. - VIGOTSKI, Lev. O papel do brinquedo no desenvolvimento. In:_. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. São Paulo: Martins Fontes, 1984, p. 105-118.
6. A imaginação criativa e a adolescência (condução por: Shenia) – 16.07 - VIGOTSKI, Lev. O mecanismo da imaginação criativa. In: _. Imaginação e criação na infância. São Paulo: Ática, 2009, p. 35-42. - VIGOTSKI, Lev. A imaginação da criança e do adolescente. In: _. Imaginação e criação na infância. São Paulo: Ática, 2009, p. 43-54.
7. O brincar associado à diversidade e à inclusão (condução por: Keilla) – 23.07 - PINTO, G. U.; GÓES, M. C. R. Deficiência mental, imaginação e mediação social: um estudo de caso sobre o brincar. Revista Brasileira de Educação Especial, 2006, v.2. - PIECZKOWSKI, T. M. Z.; LIMA, A. F. Brincar na infância: importância e singularidades para crianças com deficiência visual. Práxis Educativa, 2017, v.2.
8. O brincar em espaços de socialização: práticas pedagógicas na educação infantil (condução por: Thaís) – 30.07 - CHAVES, Marta. Práticas pedagógicas na educação infantil: contribuições da teoria histórico-cultural. Fractal: Revista de Psicologia, v. 27, n. 1, p. 56-60, jan.-abr. 2015. doi: http://dx.doi.org/10.1590/1984-0292/1356 - SOUZA, Thaís O de. O espaço do brincar: da educação infantil ao ensino fundamental. In: _. O Espaço da brincadeira nos contextos pré-escolar e escolar de crianças de quatro a seis anos, no Brasil e em Portugal. 2017. 143 f. Tese (Doutorado em Psicologia). ? Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras, Assis, 2017.
9. O brincar em espaços de socialização: práticas pedagógicas na brinquedoteca (condução por: Teresa) – 06.08 - ROSA, F.; KRAVCHYCHYN, H.; VIEIRA, M. Brinquedoteca: a valorização do lúdico no cotidiano infantil da pré-escola. - Partilha das experiências de extensão (FLUEX/PROBEX)
10. Sínteses - produções e intervenções dos participantes – 13.08 |
|
Sala virtual - plataforma: JitsiMeet Horário: quintas-feiras, das 9h as 11h |
|
Realizar a inscrição via Sigeventos, como participante do curso (aluno); Logo após realizar a inscrição pelo sistema, enviar as seguintes informações para o email blenda.medeiros@academico.ufpb.br: - Nome: - Se é estudante universitário, informar curso de graduação e o período: - Se não é estudante universitário, informar vínculo de trabalho ou estudo: - Número de telefone: - Resposta dissertativa: "Qual o seu interesse com o curso livre As dimensões do brincar para aprendizagem e desenvolvimento de crianças"? |
|
Para dúvidas sobre o curso: blenda.medeiros@academico.ufpb.br | |
Realização:
SIGEventos | STI - Superintendência de Tecnologia da Informação - 32167000 | Copyright © 2006-2024 - UFPB - producao_sigeventos-1.sigeventos-1 v24.9.1