Tipo do Evento: | CURSO |
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Período do Evento: | 09/03/2021 a 29/03/2021 (Evento encerrado) |
Sobre: | |
Onde começa e acaba a música? Para o musicólogo Christopher Small, o escopo de análise (a qual este chamou de ´musicking´) deveria estender-se desde o ato de vender bilhetes até à própria performance musical. Esta extensão epistêmica dessacraliza a música do seu altar imanente e confronta os músicos e compositores com as esquinas tortuosas das histórias das ideia(s), colonialismo e rituais disciplinares. Podemos encontrar similitudes na história da arte contemporânea, que resultam em questionamentos a um certo formalismo, resultando na expansão discursiva relativa à experiência e crítica de arte. Uma episteme que iria no sentido de um foco em uma lógica da praxis, assim como uma consideração sobre a experiência e a dimensão do sensível para além da questão sensorial. Isto, em vez de um foco essencialista no material ou fronteiras disciplinares. Para efetuar tal manobra estratégica (no qual poderemos encontrar ecos na escrita de Ferreira Gullar), Rosalind Krauss usou o diagrama para explicar novas formas de fazer arte. O diagrama aqui remete para esse cânone e para outras possibilidades de fazer arte com som na esfera pública: seja remixando regimes aurais e culturais (Henrique Rocha); fazendo uma arqueologia do sônico na literatura (Camila Proto); construindo intervenções gráficas que apontam para o político (Thiago Ruiz); ou trabalhando na construção de processos de notação e participação (Ricardo Basbaum). Através do trabalho destes artistas iremos aprender que a experiência aural, não se esgota no contato sensível com a nossa cóclea. O som deixa traços, regula comunidades, espaços e pode nos convocar a questionar sobre a forma e em quais condições nos escutamos uns aos outros. |
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Coordenação: Rui Chaves Professor visitante internacional PPGAV - UFPB/UFPE Rui Chaves é artista sonoro, curador e investigador. De 2015-2018, ele foi um pesquisador de pós-doutorado na NuSom (Universidade de São Paulo) com um projeto de pesquisa com foco na criação de um ‘arquivo’ online de arte sonora brasileira. Em 2019, co-editou com o professor Fernando Iazzetta o livro Making it Heard: A History of Brazilian Sound Art. De 2020 a 2024, atuará como professor visitante no departamento de artes visuais da Universidade Federal de João Pessoa. Daniela Avellar Doutoranda no PPGCOM - UFRJ Daniela Avellar é graduada em Psicologia e Mestre em Estudos Críticos das Artes pela Universidade Federal Fluminense. Escreve frequentemente para publicações, exposições e revistas. É professora dos cursos "Da partitura à ação" (2020), "Políticas de escuta" (2020), "Liberdade de escuta - arte sonora e políticas de (in)visibilidade" (2021). É uma das propositoras do "Regrupo", grupo de acompanhamento, pesquisa e prática para artistas e atualmente realiza a mediação e acompanhamento de projetos do programa de residência artística da Galeria Refresco (RJ). |
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09/03/2021 18h00-20h00 Henrique Rocha Trago o seu ouvido de volta em três dias: um diagrama Nesta apresentação trato da noção de "otografia" como uma modalidade semiótica particular, portadora de rastros de escuta. Os pressupostos são os de que: 1) a escuta é da ordem da performance e da experiência; 2) a escuta é da ordem da imagem, e, portanto, da ordem do fantasma; 3) enquanto imagem, a escuta deixa rastros tangíveis, traduzíveis em modalidades de inscrição material tangível; 4) enquanto imagem e rastro material tangível, a escuta é compartilhável; 4) em sociedades complexas, evidencia-se o fato de a escuta operar como um tipo de capital. Portanto, sob a base de que a escuta é uma prática socialmente compartilhada, esta apresentação trata de operações artísticas de intervenção na esfera imaterial da escuta, mediante operações de inscrição e partilha aural. Biografia: Henrique Rocha é doutor em artes, mestre em filosofia e graduado em música. Seu trabalho acadêmico investiga a "escuta" como um tipo de capital no pensamento artístico contemporâneo. Atualmente é professor no curso de Tecnologia em Produção Fonográfica da Universidade Anhembi Morumbi, em São Paulo. 17/03/2021 18h00-20h00 Camila Proto Há algo que ecoa entre a terra e a língua São as relações entrecampos, do que vibra no subsolo até as papilas gustativas e faz tremer tudo que flutua no ar: isso que ecoa, entre a terra e a língua, é um mistério, mas que se pronuncia no rascunho de um gesto, de traços expressivos que marcam nossa pele com sua presença. A investigação sobre este eco, como velocidade, movimento, mas também enquanto linguagem e som, é o que se desdobra nesta tentativa de apresentação de meu pensamento poético.Biografia: Camila Proto é artista multimídia, mestra em Artes Visuais pela UFRGS e doutoranda em filosofia pelo Programa de Pós Graduação em Filosofia da PUC-RIO. Seu trabalho, tanto no âmbito poético quanto teórico, percorre o universo intersemiótico por meio de propostas participativas e conceituais, criando territórios movediços no entre da linguagem, da ciência e da filosofia, enquanto possíveis traduções da realidade. 24/03/2021 18h00-20h00 Thiago Ruiz Sonografias: procedimentos visuais, gráficos e textuais como prática artística híbrida A apresentação parte de uma reflexão sobre a produção artística autoral que envolve articulação entre som, corpo – visão-audição – e contextos, e irá discorrer sobre algumas obras vinculadas a procedimentos visuais, gráficos, e textuais, que estabelecem diferentes modos de lidar com o som e a escuta de acordo com uma abordagem processual ampliada, através de diferentes modos poéticos de operação. Biografia: Thiago R. Vive e trabalha em São Paulo. Graduado pelo Centro Universitário Belas Artes de São Paulo, Bacharelado em Artes Visuais: Pintura, Gravura e Escultura. Mestrando em Processos e Procedimentos Artísticos pela UNESP - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Campus São Paulo. Desde 2007 tem investigado as relações da linguagem tridimensional como força propositora à criação sonora em diálogo com as práticas artísticas visuais, através de instalações, esculturas sonoras, ações, dentre outros meios. Pesquisa o cruzamento de diferentes programas artísticos que caracterizam o pensamento híbrido e orienta sua produção até os dias atuais. 29/03/2021 Ricardo Basbaum Experiências sonoras e visuais: conversas coletivas, textos para vocalização, diagramas A apresentação, a partir de documentação audiovisual, irá trazer as minhas experiências variadas em torno da questão sonora, que remonta aos anos 1980. Exemplo disso, é a utilização da canção como paródia/ferramenta em performances, passando pela sonorização de eventos. Vou também falar do meu trabalho mais recente em que apresento textos sonorizados como parte das instalações. Esse trabalho resulta de um processo colaborativo que venho desenvolvendo desde 2010, e que chamo de 'conversas-coletivas', criando com os participantes 'textos para vocalização'. Esse processo de notação se estende ao meu trabalho com ´diagramas´, no qual venho trabalhando em diferentes formatos. Biografia: Ricardo Basbaum. Vive e trabalha no Rio de Janeiro. Atua a partir da investigação da arte como dispositivo de relação e articulação entre experiência sensória, sociabilidade e linguagem. Exposições individuais recentes incluem sistema-cinema: êxtase & exercício (Galeria Jaqueline Martins, São Paulo, 2018) e "nbp-etc: escolher linhas de repetição" (Galeria Laura Alvim, Rio de Janeiro, 2014). Participou da 30ª e 25ª Bienal de São Paulo (2002, 2012) e da documenta 12 (2007). Teve seu trabalho incluído no 35º Panorama da Arte Brasileira (MAM-SP, 2017) e na 20ª Bienal de Sydney (2016). Publicou Diagrams, 1994 – ongoing (Errant Bodies Press, 2016). Autor de Manual do artista-etc (Azougue, 2013). Professor Visitante da Universidade de Chicago (2013). Artista Residente da Audain Gallery (Vancouver, 2014). Professor do Depto de Arte da Universidade Federal Fluminense, onde atua como pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Estudos Contemporâneos das Artes (PPGCA-UFF).
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Os encontros serão realizados via on-line utilizando a plataforma ZOOM. Os inscritos receberão semanalmente o link e código para aceder à palestra. | |
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