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Tipo do Evento: CURSO
Período do Evento: 15/06/2020 a 14/08/2020 (Evento encerrado)
Sobre:
O curso livre "Diálogos entre Currículo e Didática para pensar a escola e a docência em tempos de Covid-19" é uma iniciativa que compõe a oferta acadêmica da Universidade Federal da Paraíba durante no período suplementar instituído como alternativa para promoção de atividades institucionais no contexto da Pandemia da Covid-19.

Partindo do Departamento de Habilitações Pedagógicas e envolvendo professores(as) dos Departamentos de Fundamentação da Educação e Metodologia da Educação do Centro de Educação, o curso se destina a estudantes de licenciatura, pós-graduação e profissionais da área educacional, com o objetivo de promover aos participantes a apropriação de elementos teórico-metodológicos atinentes aos estudos curriculares e didáticos que forneçam uma base de compreensão das dimensões sociocultural e pedagógica que configuram a escola e a ação dos(as) professores(as), considerando os desafios do contexto a Pandemia da Covid-19

Em um cenário social de condições desfavoráveis ao trabalho docente na promoção e acompanhamento das aprendizagens dos(as) estudantes e de indagações em torno dos impactos que o contexto pós-pandemia poderá produzir na (re)configuração do sentido social atribuído à escola como instituição educativa, torna-se necessário configurar um quadro de referenciais pedagógicos que, de um lado, possibilitem a compreensão crítica de alternativas acionadas para manter as escolas em funcionamento e, de outro, sustentem a defesa do seu lugar e legado social.

A partir das contribuições dos estudos didáticos e curriculares, o minicurso buscará desenvolver, junto aos participantes, um percurso de apreensão e uso de ferramentas conceituais que lhes auxiliem a compreender a especificidade da escola como instituição educativa, conferindo centralidade aos seguintes elementos norteadores: potencialidades e contradições das estratégias didático-curriculares usadas por escolas no contexto pandêmico; a natureza da escola e a especificidade das aprendizagens que expressam suas intencionalidades formativas; dimensões socioculturais e pedagógicas do trabalho docente; e cenários possíveis para a escola pós-pandemia. 

Cabe ressaltar que, como Universidade Pública, nos cabe colaborar com o debate público sobre os desdobramentos das condições atuais de vida em sociedade, particularmente situando as circunstâncias em que as escolas estão sendo impelidas a funcionarem, contribuindo com a elaboração crítica das experiências que estão emergindo. Nesse movimento, é fundamental posicionar argumentos em defesa da relevância da escola e da especificidade do saber e da aprendizagem que ela congrega, bem como da profissão docente, elementos que estão envolvidos em discursos que sugestionam, de um lado, mudanças que fariam a escola perder espaço na formação da sociedade e, de outro, reforçam a sua importância social. 

O curso integraliza 45 horas totais de atividades síncronas e assíncronas distribuídas semanalmente cujo desenvolvimento será feito no Moodle Classes. As webconferências que compõe a programação de atividades síncronas ocorrerão nas segundas-feiras, das 19h às 21h. 

O processo avaliativo desenvolver-se-á numa perspectiva contínua e formativa em que se considerará a participação dos estudantes ao longo do desenvolvimento das atividades e a realização de registro conceitual ao final do minicurso. Para fins de certificação é condição indispensável que o estudante tenha a frequência de, no mínimo, 75% nas atividades online.




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