Sobre o evento: Na abertura do evento, a professora Luciane Alves Santos (CCAE) fará uma breve apresentação sobre a vida e a obra da autora Virgínia Woolf. Posteriormente, ocorrerá a exibição do filme As Horas. Por fim, haverá uma conversa sobre saúde mental com a psicóloga Ana Gélica Alves Gomes (CCAE).
Filme: As Horas Sinopse: A produção cinematográfica estadunidense intitulada As Horas foi dirigida por Stephen Daldry e lançada em 2001. O filme é baseado em um livro de mesmo nome do autor Michael Cunningham. O filme As Horas apresenta um dia na vida de três mulheres em três diferentes épocas que se unem através de um clássico da literatura mundial: o romance a Senhora Dalloway. A primeira mulher é a própria autora da obra, Virgínia Woolf (Nicole Kidman), que vive ao lado do marido num subúrbio londrino nos anos 20. Laura Brown (Julianne Moore), uma dona de casa, esposa e mãe em Los Angeles dos anos 40, é a segunda mulher da trama e está lendo o romance de Woolf. A última, a editora Clarissa Vaughan (Meryl Streep), é uma mulher nova iorquina dos anos 2000 que tem o mesmo nome da protagonista da obra literária. Essas mulheres, porém, têm mais em comum do que apenas uma ligação forte com um livro. As três possuem experiências de depressão diferentes e relacionadas às suas épocas, mas que podem ser vistas como semelhantes, visto que nas três mulheres estão presentes muitos sentimentos e muitas sensações que se repetem, como a insatisfação e a frustração com a vida que levam. Além disso, há um sentimento de não-pertinência ao mundo cotidiano que prevê papéis bastante definidos para essas personagens aos quais é muito sofrido e até mesmo impossível ajustar-se. A posição da mulher na sociedade é bastante abordada no filme e, inclusive, pode ser vista como um fator desencadeante da depressão das personagens. Referência
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL. As horas. [ 2013]. Disponível em: https://www.ufrgs.br/psicopatologia/wiki/index.php?title=As_Horas. Acesso em: 9 set. 2022.
|