Tipo do Evento: CICLO
Período do Evento: 10/10/2020 a 10/12/2020 (Evento encerrado)

RESUMO: Este projeto tem por escopo promover e ampliar a cultura de debate acadêmico relativo ao campo das humanidades em diálogo com as ciências da educação, com foco nos principais fenômenos sociais, próprios da sociedade contemporânea, analisados a partir de uma perspectiva teórico-crítica da realidade social. Parte de interlocuções com as mais variadas tradições da filosofia e teoria crítica social.

JUSTIFICATIVA: Em função da Pandemia do Covid-19, a universidade tem sido desafiada a ampliar suas formas de intervenção demandadas por uma nova realidade, na qual a cibercultura da excitada sociedade do espetáculo tem dominado a esfera pública. Isso implica apreender formas diversificadas de divulgação do conhecimento acadêmico, das ciências, tecnologia, das humanidades e da cultura em geral. Em face dessa conjuntura, o Núcleo de Estudos e Pesquisa em Educação, Filosofia e Linguagens (Nepefil/CE/Ufes), já com 20 anos de atividades voltadas para a formação no campo de interseção entre ciências, filosofia, educação e as humanidades, propõe esse projeto de extensão, Ciclo de Debates Virtuais Humanidades, Educação e Sociedade Contemporânea , no sentido de ampliar de acesso ao saber elaborado nos campi universitários e criar as condições de possibilidades para dar mais visibilidade ao resultado das pesquisas e da produção do conhecimento acadêmico desenvolvido no âmbito das instituições públicas de ensino, pesquisa e extensão universitária.

O escopo é possibilitar a democratização do acesso (socialização) e apropriação (aprendizagem) do conhecimento produzido no campo das humanidades, em diálogo com todas as áreas. Justifica-se em função da conjuntura nacional (retração de financiamento público para essa área humanidades) e do contexto de ampliação da cultura virtual.

Trata-se de uma atividade de extensão acadêmico-universitária (livre e gratuita) promovida pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação, Filosofia e Linguagens (Nepefil/Ufes) realizada em pareceria/cooperação interinstitucional entre grupos e núcleos de pesquisa, dentre eles o Feprax Filosofia, Educação e Práxis Social (Feprax/UFPEL); Nupem Núcleo de Ecologia e Desenvolvimento Sócio Ambiental (Nupem/UFRJ/Macaé); Gefics Grupo de Estudos em Filosofia e Crítica Social (Gefics/UFPB); Gepecs Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação, Cultura e Sociedade (Gepecs/UFSM); Grupo de Estudos Teoria Crítica, Educação e Educação Física (Ufla); Grupo de Estudo e Pesquisa Literatura e Educação (Gepled/CE/Ufes), com apoio das Linhas de Pesquisa Educação e Linguagens (PPGE/Ufes), Literatura, Alteridade e Sociedade (LAS/PPGL/Ufes).

A programação do Ciclo de Debates Virtuais será mensal, com expectativa de 22 apresentações (lives) a serem realizadas no período de 16.09 a 10.12.2020. Os Professores e Professoras convidadas participam de forma voluntária e os participantes estarão isentos de qualquer cobrança, taxa de inscrição etc., pois é uma atividade de extensão gratuita.

OBJETIVOS:

Possibilitar a democratização do acesso (socialização) e apropriação (aprendizagem) do conhecimento produzido no campo das humanidades;

Ampliar as possibilidades de inter/transdisciplinaridade;

Socializar o conhecimento produzido na universidade com a comunidade não acadêmica.

METODOLOGIA: Os debates acontecerão no formato de Seminários Virtuais (Webinários) no canal YouTube do NEPEFIL/UFES. Cada convidad@ terá 40 minutos para expor a temática escolhida e o restante do tempo (80 minutos) será reservado para o debate com o público participante.