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Tipo do Evento: CURSO
Período do Evento: 10/06/2020 a 12/08/2020 (Evento encerrado)
Sobre:
Programa do Curso ‘Noções Gerais de Abordagem Familiar’

Professores: Alexandre José de Melo Neto e Danyella da Silva Barreto

Coordenador: Alexandre José de Melo Neto

E-mail do Coordenador: halemao_jp@hotmail.com

 

Telefone: (83) 99824-7575 (Celular e WhatsApp)

Curso: Medicina

Departamento: Departamento de Promoção da Saúde

Carga Horária: 40 horas

Tipo: Curso

Pré-requisitos: Não possui

Ementa do Módulo

 

Noções gerais de abordagem familiar. Ciclo de vida familiar e o adultecer na perspectiva sistêmica. Comunicação relacional, transgeracionalidade, triangulação e rede de apoio. Do sintoma ao sistema.

 

Objetivos

 

Geral:

  • Compreender as noções gerais de abordagem familiar para a prática médica de forma a construir uma abordagem ampliada do processo saúde doença a partir da perspectiva sistêmica.

 

Específicos:

·       Reconhecer os diversos níveis de abordagem familiar na APS;

·       Conhecer ferramentas de aplicação na prática clínica que auxiliam na prática de abordagem familiar;

·       Reconhecer as fases do ciclo de vida familiar e a sua importância para identificar crises previsíveis no processo de sofrimento das pessoas;

  • Reconhecer bases teóricas da comunicação que impactam na relação entre as pessoas;
  • Reconhecer elementos transgeracionais que interferem na relação das pessoas com a vida;
  • Reconhecer o papel da rede de apoio no processo de saúde-doença das pessoas;
  • Construir uma abordagem clínica ampliada do processo saúde-doença que transcenda o papel do sintoma para entendê-lo na perspectiva sistêmica.

Conteúdos

  • Níveis de abordagem familiar na APS e ferramentas para aplicação na prática clínica;
  • Ciclo de vida familiar;
  • Comunicação relacional;
  • Transgeracionalidade;
  • Triangulação;
  • Rede de Apoio;
  • Do sintoma ao sistema.

Habilidades

·      Disposição para o auto-aprendizado;

·      Leitura crítica e interpretação de textos e filmes;

·      Comunicação oral e escrita;

·      Capacidade de trabalhar remotamente via plataforma digital.

Competências

·      Compreender as noções gerais de abordagem familiar para a prática médica;
Compreender o processo saúde-doença em uma perspectiva sistêmica; 

·      Construir uma abordagem ampliada do processo saúde doença a partir da perspectiva sistêmica.

Métodos 

- Momentos síncronos: exposição dialogada via plataforma digital dos assuntos contidos na programação da disciplina (150 minutos semanais);

-  Momentos assíncronos: leituras e estudos dirigidos; reflexões sobre filmes/séries/vídeos sugeridos; elaboração de sínteses críticas-reflexivas (aproximadamente 90 minutos semanais).  

Cenários de Aprendizagem

As atividades deverão ser realizadas remotamente, através de plataformas digitais, em função das necessidades que condicionaram a adoção do Calendário Suplementar.

Recursos Didáticos 

 

Uso de plataformas digitais; livros e textos de referência em meio eletrônico; filmes e vídeos disponíveis na internet.

 

Avaliação Discente

Os estudantes estarão em um processo contínuo de avaliação pela observação de suas participações nas atividades propostas no decorrer da disciplina. Para a participação nos fóruns a avaliação seguirá os seguintes critérios:

a) Esteve presente, mas não participou: Nota 2,0

b) Participou fazendo perguntas, mas não contribuiu com a discussão: Nota 4,0

c) Participou trazendo contribuições descontextualizadas dos textos de referência ou baseadas no senso comum: Nota 6,0

d) Fez contribuições contextualizados a partir dos materiais de referência e das tarefas propostas: Nota 8,0

e) Participou ativamente da discussão durante todo o período do fórum trazendo contribuições contextualizadas a partir dos materiais de referência e das tarefas propostas: Nota 10,0

 

Pode ainda ser realizada avaliação teórica final através de síntese crítico-reflexiva sobre os conteúdos abordados durante a disciplina.

Avaliação do Módulo

A Avaliação da disciplina acontecerá em cada aula e, de forma geral, na última aula, utilizando  formulário próprio para este fim, além de avaliação aberta a partir dos comentários dos estudantes.

Cronograma

Data

Unidades de Aprendizagem

(Conteúdos)

Objetivos / Metodologia

01

10/06/2020

(Quarta-feira)

14:30 – 17:00 h

Apresentação da disciplina e introdução das temáticas a serem abordadas (síncrono)

- Apresentação dos participantes;

- Exposição do Programa da Disciplina (conteúdos, metodologia e propostas de avaliação);

- Identificação das percepções dos estudantes sobre a temática da disciplina.

Aula introdutória (síncrono)

- Exposição dialogada: “Abordagem familiar na APS e introdução ao pensamento sistêmico”.

Momento Assíncrono

- Leitura:

1) Capítulo 35 do Tratado de Medicina de Família e Counidade e/ou

2) Capítulo 10 do Livro Medicina Ambulatorial (Duncan)

02

17/06/2020

(Quarta-feira)

14:30 – 17:00 h

Aula 2 – Ciclo de Vida Familiar (síncrono)

- Exposição dialogada: “Ciclo de Vida Familiar”;

- Fórum de discussão sobre o material lido e a aula apresentada.

Momento assíncrono

- Tarefa:

1) Encontre na turma pessoas que estão na mesma fase do ciclo familiar de vocês e montem grupos com no máximo 4 pessoas para conversar sobre esta fase;

2) Dêem um título para o grupo que montaram;

3) Discutam e escrevam os desafios da fase do ciclo que estão vivendo;

4) Elejam um representante de cada grupo para apresentar as reflexões e desafios da fase em que o grupo está no início da próxima aula (5 minutos para cada grupo).

 

- Filme para assistir:

1) Boyhood — Da Infância à Juventude

03

24/06/2020

(Quarta-feira)

14:30 – 17:00 h

Aula 3 – Adultecer na perspectiva sistêmica

- Apresentação da tarefa da aula anterior pelos grupos;

- Exposição dialogada: “Adultecer na perspectiva sistêmica”;

- Fórum de discussão.

Momento assíncrono

- Leitura:

1) Texto: Axiomas da Comunicação de Bateson

2) Capítulo 8 do Livro Terapia do Grupo Familiar da Virgina Satir - Comunicação: um processo de dar e de receber informação

3) Capítulo 9 do Livro Terapia do Grupo Familiar da Virgina Satir - Comunicação: um processo verbal e não verbal de fazer solicitações ao receptor

04

01/07/2020

(Quarta-feira)

14:30 – 17:00 h

Aula 4 – Comunicação relacional

- Exposição dialogada: “Comunicação relacional”;

- Fórum de discussão.

Momento assíncrono

- Leitura:

1) A dinâmica familiar e o fenômeno da transgeracionalidade: definições e conceitos do livro ‘Como se Perpetua a Familia: a transmissão dos modelos familiares’

 

- Sugestão de Filme:

1) O Clube da Felicidade e da Sorte

05

08/07/2020

(Quarta-feira)

14:30 – 17:00 h

Aula 5 – Transgeracionalidade

- Exposição dialogada: “Transgeracionalidade”;

- Fórum de discussão.

Momento assíncrono

- Leitura dos textos de referência para a próxima aula

06

15/07/2020

(Quarta-feira)

14:30 – 17:00 h

Aula 6 – Triangulação

- Exposição dialogada: “Triangulação”;

- Fórum de discussão.

Momento assíncrono

- Leitura dos textos de referência para a próxima aula

07

22/07/2020

(Quarta-feira)

14:30 – 17:00 h

Aula 7 – Rede de Apoio

- Exposição dialogada: “Rede de Apoio”;

- Fórum de discussão.

Momento assíncrono

- Sugestão deVídeo (trecho do filme 'O ponto de Mutação'):

 1) https://www.youtube.com/watch?v=_4B5592kEe8

 

- Leitura:

1) Texto disponível em: https://www.pucsp.br/~diamantino/Ponto.htm

2) Capítulo 9 do Tratado de MFC - Complexidade e integralidade na MFC e na APS: aspectos teóricos

3) Artigo disponível em: https://www.scielo.br/pdf/icse/v4n6/09.pdf

08

29/07/2020

(Quarta-feira)

14:30 – 17:00 h

Aula 8 – Do sintoma ao sistema - Noções Gerais

- Exposição dialogada: “Do sintoma ao sistema – Noções gerais”;

- Fórum de discussão.

Momento assíncrono

- Leitura:

1) Capítulos 2 e 3 do Livro 'Famílias e Casais - Do sintoma ao Sistema'

 

- Filme/Série:

1) Episódio 4 da primeira temporada da série Unidade Básica, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=gouX671mYTU&list=PLiXvib7qbaqydYMR6RAuUSd5g6QAxHYZ_&index=6&t=0s

 

09

05/08/2020

(Quarta-feira)

14:30 – 17:00 h

Aula 9 – Do sintoma ao sistema - Da teoria à prática

- Exposição dialogada: “Do sintoma ao sistema – Da teoria à prática”;

- Fórum de discussão.

Momento assíncrono

- Preencher Formulário de avaliação da disciplina

10

12/08/2020

(Quarta-feira)

14:30 – 17:00 h

Aula 10 – Avaliação geral do curso e encerramento da disciplina

- Avaliação da disciplina (conteúdo, metodologia, material de apoio, limites, sugestões, etc.).

- Debate entre os participantes.

Momento assíncrono

- Avaliação Repositiva:

A ser disponibilizada ao final do momento síncrono com prazo de até uma semana para o envio ao professor para correção.

Bibliografia

1.     CARTER, Elizabeth A.; MCGOLDRICK, Monica . As mudanças no ciclo da vida familiar: uma estrutura para a terapia familiar. 2. ed. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995. 510p. 

2.     DUNCAN BB; SCHMIDT MI; GIUGLIANI ERJ; DUNCAN MS; GIUGLIANI C, organizadores. Medicina Ambulatorial: Condutas de Atenção Primária Baseadas em Evidências. 4 ed. Porto Alegre: Artmed, 2013.

3.     Falcke, D; Wagner, A. A dinâmica familiar e o fenômeno da transgeracionalidade: definições de conceitos In Wagner, A .Como se Perpetua a Familia: a transmissão dos modelos familiares. Ed EDIPUCRS. Porto Alegre, 2005.

4.     GUSSO, Gustavo; LOPES, José MC, DIAS, Lêda C, organizadores. Tratado de Medicina de Família e Comunidade: Princípios, Formação e Prática. Porto Alegre: ARTMED, 2019, 2388 p.

5.     Imber-Black, E. Os segredos na família e na terapia familiar. Artmed. Porto Alegre, 2002

6.     Linares, J.L. O diagnóstico relacional In Terapia Familiar Ultramoderna: a inteligência Terapêutica. Pg 111-160. Ed Ideias e Letras, 2014

7.     McGoldrick, M. O Significado Cultural dos Triângulos Familiares In Novas Abordagens da Terapia Familiar: raça, cultura e gênero na prática clínica. Pg 43-56.

8.     Minuchin, S., Nichols, M., Lee, W. Familias e Casais: do sintoma ao sistema. Artmed. Porto Alegre, 2009

9.     Turck, M.G.M.G. Rede Interna e Rede Social: o desafio permanente na teia das relações sociais. Tomo editorial. Porto Alegre, 2002

Realização:

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Apoio/Patrocínio:

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