Professores: Alexandre José de Melo Neto e Danyella da Silva Barreto |
Coordenador: Alexandre José de Melo Neto |
E-mail do Coordenador: halemao_jp@hotmail.com | Telefone: (83) 99824-7575 (Celular e WhatsApp) |
Curso: Medicina | Departamento: Departamento de Promoção da Saúde |
Carga Horária: 40 horas | Tipo: Curso |
Pré-requisitos: Não possui |
Ementa do Módulo |
Noções gerais de abordagem familiar. Ciclo de vida familiar e o adultecer na perspectiva sistêmica. Comunicação relacional, transgeracionalidade, triangulação e rede de apoio. Do sintoma ao sistema. |
Objetivos |
Geral: - Compreender as noções gerais de abordagem familiar para a prática médica de forma a construir uma abordagem ampliada do processo saúde doença a partir da perspectiva sistêmica.
Específicos: · Reconhecer os diversos níveis de abordagem familiar na APS; · Conhecer ferramentas de aplicação na prática clínica que auxiliam na prática de abordagem familiar; · Reconhecer as fases do ciclo de vida familiar e a sua importância para identificar crises previsíveis no processo de sofrimento das pessoas; - Reconhecer bases teóricas da comunicação que impactam na relação entre as pessoas;
- Reconhecer elementos transgeracionais que interferem na relação das pessoas com a vida;
- Reconhecer o papel da rede de apoio no processo de saúde-doença das pessoas;
- Construir uma abordagem clínica ampliada do processo saúde-doença que transcenda o papel do sintoma para entendê-lo na perspectiva sistêmica.
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Conteúdos |
- Níveis de abordagem familiar na APS e ferramentas para aplicação na prática clínica;
- Ciclo de vida familiar;
- Comunicação relacional;
- Transgeracionalidade;
- Triangulação;
- Rede de Apoio;
- Do sintoma ao sistema.
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Habilidades |
· Disposição para o auto-aprendizado; · Leitura crítica e interpretação de textos e filmes; · Comunicação oral e escrita; · Capacidade de trabalhar remotamente via plataforma digital. |
Competências |
· Compreender as noções gerais de abordagem familiar para a prática médica; Compreender o processo saúde-doença em uma perspectiva sistêmica; · Construir uma abordagem ampliada do processo saúde doença a partir da perspectiva sistêmica. |
Métodos |
- Momentos síncronos: exposição dialogada via plataforma digital dos assuntos contidos na programação da disciplina (150 minutos semanais); - Momentos assíncronos: leituras e estudos dirigidos; reflexões sobre filmes/séries/vídeos sugeridos; elaboração de sínteses críticas-reflexivas (aproximadamente 90 minutos semanais). |
Cenários de Aprendizagem |
As atividades deverão ser realizadas remotamente, através de plataformas digitais, em função das necessidades que condicionaram a adoção do Calendário Suplementar. |
Recursos Didáticos |
Uso de plataformas digitais; livros e textos de referência em meio eletrônico; filmes e vídeos disponíveis na internet. |
Avaliação Discente |
Os estudantes estarão em um processo contínuo de avaliação pela observação de suas participações nas atividades propostas no decorrer da disciplina. Para a participação nos fóruns a avaliação seguirá os seguintes critérios: a) Esteve presente, mas não participou: Nota 2,0 b) Participou fazendo perguntas, mas não contribuiu com a discussão: Nota 4,0 c) Participou trazendo contribuições descontextualizadas dos textos de referência ou baseadas no senso comum: Nota 6,0 d) Fez contribuições contextualizados a partir dos materiais de referência e das tarefas propostas: Nota 8,0 e) Participou ativamente da discussão durante todo o período do fórum trazendo contribuições contextualizadas a partir dos materiais de referência e das tarefas propostas: Nota 10,0 Pode ainda ser realizada avaliação teórica final através de síntese crítico-reflexiva sobre os conteúdos abordados durante a disciplina. |
Avaliação do Módulo |
A Avaliação da disciplina acontecerá em cada aula e, de forma geral, na última aula, utilizando formulário próprio para este fim, além de avaliação aberta a partir dos comentários dos estudantes. |
Cronograma |
Nº | Data | Unidades de Aprendizagem (Conteúdos) | Objetivos / Metodologia |
01 | 10/06/2020 (Quarta-feira) 14:30 – 17:00 h | Apresentação da disciplina e introdução das temáticas a serem abordadas (síncrono) | - Apresentação dos participantes; - Exposição do Programa da Disciplina (conteúdos, metodologia e propostas de avaliação); - Identificação das percepções dos estudantes sobre a temática da disciplina. |
Aula introdutória (síncrono) | - Exposição dialogada: “Abordagem familiar na APS e introdução ao pensamento sistêmico”. |
Momento Assíncrono | - Leitura: 1) Capítulo 35 do Tratado de Medicina de Família e Counidade e/ou 2) Capítulo 10 do Livro Medicina Ambulatorial (Duncan) |
02 | 17/06/2020 (Quarta-feira) 14:30 – 17:00 h | Aula 2 – Ciclo de Vida Familiar (síncrono) | - Exposição dialogada: “Ciclo de Vida Familiar”; - Fórum de discussão sobre o material lido e a aula apresentada. |
Momento assíncrono | - Tarefa: 1) Encontre na turma pessoas que estão na mesma fase do ciclo familiar de vocês e montem grupos com no máximo 4 pessoas para conversar sobre esta fase; 2) Dêem um título para o grupo que montaram; 3) Discutam e escrevam os desafios da fase do ciclo que estão vivendo; 4) Elejam um representante de cada grupo para apresentar as reflexões e desafios da fase em que o grupo está no início da próxima aula (5 minutos para cada grupo). - Filme para assistir: 1) Boyhood — Da Infância à Juventude |
03 | 24/06/2020 (Quarta-feira) 14:30 – 17:00 h | Aula 3 – Adultecer na perspectiva sistêmica | - Apresentação da tarefa da aula anterior pelos grupos; - Exposição dialogada: “Adultecer na perspectiva sistêmica”; - Fórum de discussão. |
Momento assíncrono | - Leitura: 1) Texto: Axiomas da Comunicação de Bateson 2) Capítulo 8 do Livro Terapia do Grupo Familiar da Virgina Satir - Comunicação: um processo de dar e de receber informação 3) Capítulo 9 do Livro Terapia do Grupo Familiar da Virgina Satir - Comunicação: um processo verbal e não verbal de fazer solicitações ao receptor |
04 | 01/07/2020 (Quarta-feira) 14:30 – 17:00 h | Aula 4 – Comunicação relacional | - Exposição dialogada: “Comunicação relacional”; - Fórum de discussão. |
Momento assíncrono | - Leitura: 1) A dinâmica familiar e o fenômeno da transgeracionalidade: definições e conceitos do livro ‘Como se Perpetua a Familia: a transmissão dos modelos familiares’ - Sugestão de Filme: 1) O Clube da Felicidade e da Sorte |
05 | 08/07/2020 (Quarta-feira) 14:30 – 17:00 h | Aula 5 – Transgeracionalidade | - Exposição dialogada: “Transgeracionalidade”; - Fórum de discussão. |
Momento assíncrono | - Leitura dos textos de referência para a próxima aula |
06 | 15/07/2020 (Quarta-feira) 14:30 – 17:00 h | Aula 6 – Triangulação | - Exposição dialogada: “Triangulação”; - Fórum de discussão. |
Momento assíncrono | - Leitura dos textos de referência para a próxima aula |
07 | 22/07/2020 (Quarta-feira) 14:30 – 17:00 h | Aula 7 – Rede de Apoio | - Exposição dialogada: “Rede de Apoio”; - Fórum de discussão. |
Momento assíncrono | - Sugestão deVídeo (trecho do filme 'O ponto de Mutação'): 1) https://www.youtube.com/watch?v=_4B5592kEe8 - Leitura: 1) Texto disponível em: https://www.pucsp.br/~diamantino/Ponto.htm 2) Capítulo 9 do Tratado de MFC - Complexidade e integralidade na MFC e na APS: aspectos teóricos 3) Artigo disponível em: https://www.scielo.br/pdf/icse/v4n6/09.pdf |
08 | 29/07/2020 (Quarta-feira) 14:30 – 17:00 h | Aula 8 – Do sintoma ao sistema - Noções Gerais | - Exposição dialogada: “Do sintoma ao sistema – Noções gerais”; - Fórum de discussão. |
Momento assíncrono | - Leitura: 1) Capítulos 2 e 3 do Livro 'Famílias e Casais - Do sintoma ao Sistema' - Filme/Série: 1) Episódio 4 da primeira temporada da série Unidade Básica, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=gouX671mYTU&list=PLiXvib7qbaqydYMR6RAuUSd5g6QAxHYZ_&index=6&t=0s |
09 | 05/08/2020 (Quarta-feira) 14:30 – 17:00 h | Aula 9 – Do sintoma ao sistema - Da teoria à prática | - Exposição dialogada: “Do sintoma ao sistema – Da teoria à prática”; - Fórum de discussão. |
Momento assíncrono | - Preencher Formulário de avaliação da disciplina |
10 | 12/08/2020 (Quarta-feira) 14:30 – 17:00 h | Aula 10 – Avaliação geral do curso e encerramento da disciplina | - Avaliação da disciplina (conteúdo, metodologia, material de apoio, limites, sugestões, etc.). - Debate entre os participantes. |
Momento assíncrono | - Avaliação Repositiva: A ser disponibilizada ao final do momento síncrono com prazo de até uma semana para o envio ao professor para correção. |
Bibliografia |
1. CARTER, Elizabeth A.; MCGOLDRICK, Monica . As mudanças no ciclo da vida familiar: uma estrutura para a terapia familiar. 2. ed. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995. 510p. 2. DUNCAN BB; SCHMIDT MI; GIUGLIANI ERJ; DUNCAN MS; GIUGLIANI C, organizadores. Medicina Ambulatorial: Condutas de Atenção Primária Baseadas em Evidências. 4 ed. Porto Alegre: Artmed, 2013. 3. Falcke, D; Wagner, A. A dinâmica familiar e o fenômeno da transgeracionalidade: definições de conceitos In Wagner, A .Como se Perpetua a Familia: a transmissão dos modelos familiares. Ed EDIPUCRS. Porto Alegre, 2005. 4. GUSSO, Gustavo; LOPES, José MC, DIAS, Lêda C, organizadores. Tratado de Medicina de Família e Comunidade: Princípios, Formação e Prática. Porto Alegre: ARTMED, 2019, 2388 p. 5. Imber-Black, E. Os segredos na família e na terapia familiar. Artmed. Porto Alegre, 2002 6. Linares, J.L. O diagnóstico relacional In Terapia Familiar Ultramoderna: a inteligência Terapêutica. Pg 111-160. Ed Ideias e Letras, 2014 7. McGoldrick, M. O Significado Cultural dos Triângulos Familiares In Novas Abordagens da Terapia Familiar: raça, cultura e gênero na prática clínica. Pg 43-56. 8. Minuchin, S., Nichols, M., Lee, W. Familias e Casais: do sintoma ao sistema. Artmed. Porto Alegre, 2009 9. Turck, M.G.M.G. Rede Interna e Rede Social: o desafio permanente na teia das relações sociais. Tomo editorial. Porto Alegre, 2002 |