Período do Evento: 08/06/2020 a 14/08/2020 (Evento encerrado)

Título: Matrizes, Determinantes e Sistemas Lineares - TURMA 01

Professora: Enieze Cardoso e Valdenilza Ferreira

Número de Vagas: 75

Público Alvo: Alunos ingressantes, alunos repetentes ou em preparação para integralizar as disciplinas de Cálculo Vetorial e Geometria Analítica e/ou Introdução à Álgebra Linear.

Ementa: Matrizes, Determinantes, Sistemas de Equações Lineares, Aplicações

Objetivo Geral: Habilitar o estudante para a compreensão e utilização de métodos básicos necessários à resolução de problemas técnicos, que podem ser modelados matematicamente por sistemas de equações lineares.

Objetivos Específicos:

1.   Introduzir o conceito de Matriz, apresentar as operações elementares com matrizes e estudar as regras da aritmética matricial;

2.   Entender a forma matricial de um sistema de equações lineares;

3.   Estudar e discutir a existência de soluções de um sistema de equações lineares;

4.   Calcular determinante de matrizes quadradas;

5.   Calcular a inversa de uma matriz quadrada, quando esta existir;

6.   Resolver problemas sobre sistemas de equações lineares utilizando as várias formas apresentadas no curso.

Competências e Habilidades: Resolver situações problemas que envolvam Matrizes, determinantes e sistemas de equações lineares.

Referências Bibliográficas:

1.    ANTON, Howard e RORR ES, Chris, Álgebra Linear com aplicações, Bookman, 2012, Porto Alegre.

2.    BOLDRINI, Luis José e outros. Álgebra Linear. 3 ed. São Paulo: Harbra, 1986.

3.    DUARTE, J.C. & FAVARETO, M.S. Cálculo Vetorial; Notas de aula. DM – UFPB. 2016.2.

4.    KUHLKOMP, Nilo, Matrizes e Sistema de Equações Lineares, 2011, edt. UFSC.

5.    PETTOFREZZO, Antthony J. Matrices and Transformations, Dover Publications, INC, New York, 1978